Compartilhe:

Festa de 15 anos evangélica completa

Veja nesta matéria dicas e fotos para organizar uma festa de 15 anos evangélica completa em todos os seus detalhes.

Publicado por: Cida Ramos

festa de 15 anos evangelica

Muitas leitoras nos pediram para fazer essa matéria sobre festa de 15 anos evangélica e atendendo a esses pedidos, vamos dar dicas para uma festa completa, inclusive com o exemplo do cerimonial passo a passo.

Pela tradição, independente da religião a festa de 15 anos acontecia para que as famílias pudessem apresentar suas filhas à sociedade, muitas vezes com intuito de arrumar pretendentes, uma vez que as mulheres antigamente se casavam por volta dos 16 anos. Com o tempo esse objetivo foi posto de lado e ficou a tradição da festa pela festa.

E desde então, a festa de 15 anos tem se renovado e ido muito além do cerimonial tradicional. Foram incorporados à festa alguns hábitos atuais que combinam com a atualidade, e dentre essas adaptações podemos citar as festas de acordo com a religião.

Uma comemoração para uma aniversariante evangélica é igual em muitos sentidos, mas  vai ter algumas alterações em outros. Pode haver uma pregação do pastor, pode se exigir mais recato nos trajes, e mesmo na hora da balada pode-se ter um DJ especializado em música gospel, por exemplo.

A decoração pode ser mais neutra, o tema pode ser anos 60 ou qualquer outro que esteja dentro do contexto de uma evangélica e sua família. Na hora das bebidas basta oferecer água, suco, refrigerante e coquetel sem álcool.

Como organizar uma festa de debutante evangélica completa

1- Orçamento

15-anos-festa-barata

Toda festa precisa ter um orçamento pré definido, um limite de gastos um ‘teto’  e é ele que determina o quanto podemos gastar e assim podemos definir o quanto vai poder ser gasto em cada item. Quando for fazer a lista organizada de tudo o que vai ter na sua festa, coloque uma margem de 10% a mais em caso de emergências. Compare preços, negocie, faça as contas e pesquise muito antes de contratar um serviço para conseguir sempre com a melhor qualidade e pelo menor preço.

2- Organização

organizacao-festa-de-15-anos

Programar-se é uma das coisas mais importantes para se realizar uma festa de 15 anos, se você não se programar as coisas já irão começar erradas. Você precisa saber que irá ter uma festa com pelo menos um ano de antecedência, para que tenha tempo de organizar, contratar os profissionais e todos que irão fazer a sua festa acontecer. Você vai precisar se organizar e fazer uma lista ordenada para contratar cada etapa da festa, como buffet, DJ, animação, a roupa e tudo mais.

3- Baseie-se no tradicional

festa-debutante-tradicional

Você pode seguir as orientações de como organizar uma festa de 15 anos tradicional, para ter isso como base para organizar a sua comemoração à sua maneira. A partir desse cerimonial tradicional, você pode fazer as suas adaptações de acordo com os seus valores e a sua religião.

Converse com os seus pais, para que eles se orientem com o pastor e veja quais são as orientações que eles podem te dar em relação a festa, o que eles acham que deve ou não deve existir na sua festa para que tudo saia de acordo com o que a sua religião permite. Anote todas as restrições para a partir daí poder se organizar.

Procure saber também se na data em que você pretende comemorar o seu aniversário não vai existir algum evento ou mesmo se algum dia a ser guardado, como o sábado é para os adventistas, por exemplo.

4- Os convidados 

organizacao-festa-de-15-anos-lista-de-convidados

A lista de convidados tem que ser feita com antecedência, para que depois sejam feitos os convites, então essa é uma das primeiras etapas da sua organização.

Depois de definido o orçamento podemos definir quantas pessoas podemos convidar. É um evento só para família, é para amigos e colegas de trabalho ou para os dois grupos?

Sente com sua mãe e/ou uma amiga para ajudá-la com a sua lista de convidados. Não esqueça de convidar as pessoas próximas amigos e familiares. As pessoas mais importantes para você devem estar nesta lista, somente depois que tiver adicionado estas pessoas, você deverá analisar o tamanho da lista e da festa, para saber se é possível ou não convidar mais pessoas. Só depois de observar isto e ver que ainda é possível aumentar a lista, você pode colocar parentes e amigos distantes.

5- Os Convites

covites-para-festa-de-15-anos-debutante-capa2750

Depois da lista de convidados podem ser providenciados os convites, e ele deve ser a carta de apresentação do evento, é ele que dá um panorama geral do que aguarda o convidado no dia da festa. Geralmente é enviado com 1 mês de antecedência e deve conter as seguintes informações conforme o exemplo:

Nome do aniversariante

Data (dia – mês – ano)

Horário (não esqueça que no horário de verão 19h ainda está claro e a maioria dos convidados espera escurecer para aparecer na festa)

Local (Endereço especificando pontos de referência para ajudar quando houver)

RSVP (Quando necessário confirmar presença deixe o seu telefone de contato com uma data limite para confirmação)

Trajes (também quando necessário, pode pedir para seus convidados virem com roupas especificas como pijamas, roupas de praia ou o que for pertinente à festa).

6- Local da Festa

organizacao-festa-de-15-anos-local-da-festa

Se você já sabe a data que deseja comemorar e o número aproximado de convidados que terá, então chegou a hora de escolher o local da festa.

Você pode fazer em casa, na casa de um amigo que tenha um espaço legal para emprestar ou alugar, um salão, um clube ou um buffet especializado. Mas pense no horário da festa, pois se for até altas horas você terá de preocupar com a lei do silêncio. Se escolher um buffet, pesquise vários, os serviços e preços oferecidos, de acordo com o tamanho da festa.

7- O tema

organizacao-festa-de-15-anos-temas

Outra decisão que ajuda muito a definir e organizar a festa de uma forma mais funcional, é a escolha do tema. E essa é uma das partes mais legais, escolher o estilo ou o tema da sua festa.Depois de escolhido você vai poder definir as cores que serão usadas na decoração e na sua festa de modo geral.

Reúna-se com as amigas defina qual tipo de festa combina mais com o seu estilo: princesinha, tradicional, moderna, e ai você pode escolher entre diversos temas como festa Princesa, Moda/ Maquiagem,  Anos 50, anos 60, 70,80, Barbie, Neon, Festa Caipira, Festa de Países, Arco Iris, Pijama, Bailarina, Nerd, Contos de fadas,  Alice no país das maravilhas, Cupcakes, Festa Chocolate e Doces, Hollywood,entre outras. É importante escolher o estilo/tema com certa antecedência, pois tudo o que será criado para a sua festa agora será baseado nesta escolha.

8- Decoração do ambiente

organizacao-festa-de-15-anos-decoracao

Além da decoração da mesa principal, você vai precisar de toalha das mesas dos convidados, o centro de mesa, e a tematização do salão. Todos os enfeites de teto, de painéis, de tudo o que envolva a decoração do ambiente como um todo. Isso serve para deixar o ambiente ainda mais mágico e proporcionar horas de diversão e aconchego para você e seus convidados. Lembrando que ela deve combinar com o tema da festa!

Dica: Não deixe as mesas e cadeiras muito juntas atrapalhando a passagem dos convidados e garçons.

9- Decoração da mesa principal

organizacao-festa-de-15-anos-decoracao-mesa-principal

A mesa principal é a parte mais bonita da festa, ela vai servir de cenário e pano de fundo para tirar lindas fotos suas e com seus convidados. Então, você deve escolher o que vai existir nessa mesa com muita calma e atenção. Como você já tem um tema, a escolha fica a seu gosto, existem vários fornecedores quando o assunto é decoração, peça para ver seus trabalhos anteriores antes de fechar negócio.

Não se esqueça de uma parte importante da decoração da mesa: O fundo! Pode ser tanto de bolas, um painel colorido ou de um tecido bonito, afinal ninguém merece uma parede sem graça como pano de fundo das fotos né?

10- O que servir

festa-de-15-anos-o-que-servir

Os Buffets são muito concorridos, e a data que você quer para a sua festa poderá estar comprometida com outra festa se você deixar tudo para última hora. Portanto, escolha a época que irá acontecer a festa para começar a escolher o buffet com bastante antecedência, o ideal é começar a se programar um ano antes da festa.

Dicas

  • Evite deixar os convidados esperando muito tempo para comer ou beber. É de longe o erro mais desagradável de todos em qualquer festa. Cuide para que todos sejam bem servidos sem distinção.
  • Outra coisa, evite que acabe a comida ou refrigerante na hora da festa. Na hora de comprar os suprimentos para a festa lembre-se: É melhor sobrar do que faltar!
  • Não deixe tudo para a última hora. Só deixe para fazer no dia da festa o que for estragar se não for feito na hora, o resto providencie com antecedência.
  • Lembre-se de providenciar guardanapos para as mesas. Os coloridos mancham a roupa, prefira o branco que além de ser mais barato absorve mais também.

11- As Comidas

organizacao-festa-de-15-anos-comidas

Em primeiro lugar você precisa escolher o que vai servir na sua festa, se ela vai ser uma festa com banquete ou coquetel. No banquete é servido a entrada prato principal e sobremesa, além das bebidas, doces e bolo. No coquetel você serve apenas os petiscos, salgadinhos, as bebidas e o bolo.

Vale lembrar que você precisa retirar do cardápio algo que não seja recomendado o consumo pela sua crença e passe essas restrições ao buffet. Mórmons por exemplo não consomem café, Judeu que não come carne de porco, coelho, lebre ou camelo. Verifique também se dentre os seus convidados algum deles é vegetariano, vegano, ou celíaco para que a alimentação seja adequada a eles também, mesmo que tenha que ser servida à parte.

Se quiser pode fazer você mesma toda comida da festa e economizar um bom dinheiro, mas caso não vá fazer isso, procure definir e contratar um bom profissional, cheque as referências e faça um contrato.

Na hora de servir para não desperdiçar comida e melhor aproveitar o tempo divida os pratos em:

  • Petiscos (Exemplo: Frios, canapés, patês, pipoca e gelatina).
  • Entradas (Exemplo: Salgadinhos fritos e de forno, empadinhas e croquetes, no lugar da jantar se for coquetel, ou se for serviço completo antes do prato principal)
  • Prato Principal (Exemplo: Refeição, Caldos, cachorro quente, batata frita, mini pizza, churros)
  • Sobremesa (Exemplo: Docinhos, pavês e pudins, brigadeiro de colher e o Bolo)

12- Bebidas

organizacao-festa-de-15-anos-bebidas

A não indicação de bebidas alcoólicas não é problema para uma festa de 15 anos, afinal servir bebidas a menores de 18 anos é proibido por lei. Quanto aos adultos convidados, mesmo que não sejam da sua religião, podem ficar sem beber bebida alcoólica e consumir apenas o que for ofertado.

Para deixar a parte das bebidas mais interessante, pode-se contratar um Barman e fazer uma bancada com coquetéis, sucos com diversas combinações de fruta naturais, água saborizada, água mineral com ou sem gás, água de coco e o que mais você desejar servir que esteja dentro do contexto.

13- Bolo e doces

organizacao-festa-de-15-anos-comidas

Uma mesa caprichada dá mais ênfase e embeleza qualquer ambiente e em uma festa de 15 anos ela é uma das mais importantes. Por isso capriche no bolo de acordo com o seu gosto, e nos docinhos tradicionais que também lhe agradem e agradem os seus convidados. 

Além dos docinhos, o bolo costuma ser a parte mais esperada da festa! Existem pessoas que só saem de qualquer festa depois de comer o bolo. E se você não souber fazer o bolo mais gostoso do mundo! Não arrisque,  procure um fornecedor bem indicado e que de preferência você já tenha provado um de seus bolos, escolha seu sabor favorito e não esqueça as velinhas! Com os docinhos é a mesma coisa só evite comprar aqueles de latinha do mercado, são péssimos! Ninguém gosta daquilo. Geralmente quem faz bolos pode te indicar quem trabalha com docinhos, ou você pode contratar junto com o Buffet, e se esse for o caso, marque a data para degustação para provar tudo o que vai ser servido inclusive o bolo com recheios que você escolher.

14- Lembrancinhas

festa-de-15-anos-lembrancas

Um detalhe simples e importante é a confecção das lembrancinhas costumeiras nas festas de 15 anos. A exemplo dos, chinelos, brindes e principalmente as caixinhas com doces,  que são muito apreciadas pelas crianças e os convidados em geral. Afinal todo mundo gosta de levar um bem casado, um bolo ou docinhos para casa. E quanto as outras lembrancinhas, nas lojas de produtos para festas você com certeza vai encontrar uma boa variedade de lembrancinhas, bolsinhas, caixinhas e tudo mais para fazer do seu evento um dia inesquecível! Se não for fazer pode contratar quem faça e do jeito que você deseja.

Dica: Providencie lembrancinhas para todos principalmente as crianças. Deixar uma criança ou adulto sem lembrancinhas porque acabou, enquanto todas as outras estão com os delas é falta de educação.

15- Música

A música costuma ser um ponto forte em qualquer festa, mas é preciso tomar cuidado para não esbarrar nas crenças, adequar aos costumes da sua religião e evitar determinados tipos de música. Faça uma lista do que pode e do que não pode, contrate um bom DJ, que seja especialista em música gospel, escolha com ele o repertório, e faça a sua play list e até uma mixagem para que as músicas fiquem bem animadas e tudo corra bem durante a festa.

Dica: A música na hora da festa precisa ser em volume de música ambiente, para que as pessoas possam conversar sem ter que ficar gritando. Deixe o som alto para a hora da balada se houver.

16- Animação

Além do DJ, a animação também é um item que costuma fazer muito sucesso na festa, mas ela tem também que ter a ver com o seu tema e o estilo da sua festa. Se puder contrate a animação e outros, no mesmo lugar em que contratar o espaço para sua festa.

Os itens para são:

  • Animador de festas: Para crianças (e adultos) brincarem, dança da cadeira entre outras.
  • Pula-pula, piscina de bolinhas, escorrega inflável: Para os pequenos se divertirem.
  • Carrinho de pipoca, churros, algodão doce: Para deixar a festa mais gostosa.
  • Cabine de Foto maluca: Para chamar os amigos e fazer muitas fotos divertidas.
  • Barman: Para provar ótimas e diferentes bebidas e coquetéis mesmo sem álcool.

17- Valsa e dança

festa-de-15-anos-ritual-tradicional

A valsa de 15 anos costuma ser um momento do cerimonial, e você pode aproveitar para escolher uma música que represente um momento importante da sua vida para dançar. Outra sugestão é chamar alguns amigos para fazer uma apresentação baseada em uma música importante, assim você vai dar um toque animado a comemoração.

18- Vestidos para festa de 15 anos

festa-de-15-vestidos

Normalmente o vestido tem que ser pensado para ter a ver com a festa, com o estilo ou o tema e com as cores que você escolheu para a festa. Então depois de definido tudo isso, você precisa ir em busca ou mandar fazer o seu vestido dos sonhos. Vela lembrar que ele precisa ser do jeito que você quer e ter a ver também com o seu estilo e via de regra costumam ser 2 vestidos. Ou pode ser um vestido com saia removível que você pode ver com detalhes nesta matéria Aqui.

Na hora da escolha, siga as orientações da sua religião e já deixe claro no momento de escolher o que você não quer. E se você tiver que comprar não existe motivo para ficar preocupada, nas lojas especializadas existem muitas opções de modelos para as aniversariantes, e que com certeza você vai encontrar uma versão que seja exatamente como você sempre sonhou e de acordo com suas crenças.

Abaixo, um exemplo de um cerimonial evangélico

festa-de-15-vestidos-pastor-culto

Entrada do cortejo

No momento da entrada uma música instrumental suave será executada.

O ministro conduzirá pelo braço a mãe da aniversariante, e a deixará em um dos lados da plataforma.

Ele se situará ao lado direito da cadeira colocada para a aniversariante, e ali permanecerá de pé durante toda a cerimônia.

A seguir desfilarão 14 pares de moças e rapazes.

Cada rapaz conduzirá uma moça pelo braço esquerdo. Cada uma das moças terá uma flor na mão (podem ser usados cravos ou açucenas). À medida que forem entrando, os casais se posicionarão em ambos os lados da cadeira destinada a aniversariante, ao longo da plataforma, o rapaz de um lado e a moça de outro, Cada fileira terá, alternadamente, um rapaz e uma moça.

Entrada da aniversariante

Outra música apropriada será executada.

A aniversariante entrará segurando o braço de seu pai (ou, em substituição, o braço de quem ela escolher), caminhará lentamente até a plataforma, e se sentará na cadeira especialmente decorada para a ocasião.

Dirigindo-se aos presentes, o ministro dirá:

“Amados irmãos e amigos, é para mim um privilégio dar-lhes as boas-vindas em nome de Jesus Cristo por ocasião desta cerimônia de ação de graças pelos 15 anos de vida de __ (nome da aniversariante), filha de _____(nomes e sobrenomes dos pais). Com grande alegria invocamos a presença de Deus para este ato e sobre a vida desta jovem. Oremos.”

Oração

“Pai amado, nós nos aproximamos de ti neste momento para agradecer-te pela vida de___ (nome da aniversariante). Damos-te graças porque tu a tens abençoado até esta formosa idade de 15 anos. Imploramos-te que 3 teu Santo Espírito continue a guardá-la e a proteja durante todos os dias de sua vida. Em nome de Jesus Cristo, nós te pedimos. Amém.”

Entrega de flores e leitura bíblica

Nesse momento outra música de fundo será executada.

Cada moça – começando pela última que entrou – caminhará até a cadeira onde se encontra a aniversariante, lhe entregará a flor e lerá para ela em uma Bíblia – na qual estão marcados os 14 textos que não de ser lidos – o texto bíblico que lhe corresponde, de modo que todos possam ouvir. (A primeira moça, que entrou com a Bíblia, após ler seu texto, a entregará à segunda, e a segunda à terceira, e assim sucessivamente).

Moça 1: “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.” (Salmo 119:9).

Moça 2: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.” (Eclesiastes 12:1).

Moça 3: “Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” (1 Timóteo 4:12).

Moça 4: “Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade. Anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos, mas sabe que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.” (Eclesiastes 11:9).

Moça 5: “Exorta semelhantemente os moços a que sejam moderados. Em tudo te dá por exemplo de boas obras. Na doutrina mostra integridade, reverência…” (Tito 2:6,7).

Moça 6: “Foge também dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.” (2 Timóteo 2:22).

Moça 7: “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis.” (Provérbios 31:10).

Moça 8: “Aquele, pois, que sabe o bem que deve fazer e não o faz, comete pecado.” (Tiago 4:7).

Moça 9: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22,23).

Moça 10: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida.” (Provér­bios 4:23).

Moça 11: “Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus.” (Mateus 5:8).

Moça 12: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte.” (Mateus 5:14).

Moça 13: “Quando disseste: Buscai o meu rosto; o meu cora­ção te disse: O teu rosto, Senhor, buscarei.” (Salmo 27:8).

Moça 14: “O mesmo Deus de paz vos santifique completa­mente. E todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam ple­namente conservados irrepreensíveis para a vinda de nos­so Senhor Jesus Cristo.” (1 Tessalonicenses 5:23).

Entrega da Bíblia e coroação

Quando todas as moças tiverem entregado as flores e lido o texto bíblico diante da aniversariante, entrará o líder dos jovens da igreja ou a esposa do ministro, receberá a Bíblia das mãos da última moça, se colocará ao lado da jovem e dirá:

“Permita o Senhor que você guarde em seu coração, como um ramo de flores que nunca murchará, os sábios conselhos que a Palavra de Deus tem-lhe dado. Se você se­guir com fidelidade a vontade de Deus, receberá no final a coroa da vida.”

Em seguida a pessoa que pronunciar estas palavras entregará à aniversariante a Bíblia na qual foram lidos os 14 textos antecipadamente marcados, e colocará ; obre sua cabeça uma coroa que estava mantendo segura na outra mão.

Intervenção dos pais

O pai da aniversariante falará brevemente sobre algum fato destacado na vida de sua filha, lambem a mãe falará alguns minutos acerca dela.

(Um dos dois poderá revelar os objetivos da aniversariante.)

Oração

O ministro convidará toda a igreja (convidados) a colocar-se de pé, e orará assim:

“Soberano Deus, nós te louvamos nesta hora, e uma vez mais pedimos tua bênção em favor de___ (nome da jovem). Faz com que tua Palavra sempre dê fruto abundante em sua vida. Em nome de Jesus Cristo nós te pedimos. Amém.”

Saída do cortejo e da aniversariante

Uma música suave e majestosa será executada nesse momento enquanto os participantes se preparam para sair.

Os casais começarão a sair da plataforma para a porta, na ordem inversa da que entraram.

Por último, sairá a aniversariante.

Nota: Se não for possível formar 14 casais, poderão ser formados 7 – ou 14 moças sozinhas, caso não haja suficientes rapazes para acompanhá-las. O importante é que o total das pessoas some 15. Antes da oração do ministro, a aniversariante poderá ter a oportunidade de dizer algumas palavras de reconhecimento a seus pais, seus líderes espirituais e aos irmãos da igreja. Se ela desejar, poderá cantar nesse momento.

Modelo extraído do site: O pregador fiel.

Veja também: 

Maquiagem para debutante

make-natal-festas-maquiagem-iluminada-capa

Vestidos para Debutantes dos Seus Sonhos

vestidos-de-debutante-de-15-anos-capa1307

Lembrancinhas e Mesa de Doces

festa-de-15-lembrancinhas

Espero que tenham gostado e que possa ajudá-los, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você