Compartilhe:

Festa de 15 anos – Roteiro para organizar um cerimonial tradicional

Saiba como fazer uma festa de 15 anos aos moldes de uma festa tradicional. Você vai aprender e entender como fazer o cerimonial completo.

Publicado por: Cida Ramos

festa-de-15-anos-ritual-tradicional

Estamos no século XXI, mas ainda hoje existem inúmeros pais e filhas que preferem fazer uma festa de 15 anos ao estilo debutante. Aquela festa tradicional completa, que os “os antigos” usavam para que sua filha fosse apresentada a sociedade e que marcasse de forma porque não dizer romântica a transformação da criança em menina moça, moça que está deixando a sua fazer de criança e se tornando uma mulher.

A história da festa de debutante

As famílias nobres realizavam um grande baile para a sociedade da época, tendo como objetivo principal mostrar que sua filha estava se tornando uma mulher. A própria origem da palavra francesa début significa estreia, início.

Na realidade, a função do baile também era atrair possíveis pretendentes para a moça. Desta forma, mostrar que ela já não era mais criança significava dizer aos homens que ela estava pronta para ser uma boa esposa e mãe. Para aquele estilo de sociedade, o importante não era o romantismo, e sim a aliança entre famílias nobres.

Basicamente, a festa é dividida em três partes, dentro do que se entende como um cerimonial tradicional. Filmagens podem ser feitas discretamente durante todo o cerimonial, tendo-se o cuidado para não tirar o brilho da ocasião.

Veja também:

Festa de debutante como organizar: Sua festa de 15 anos perfeita! 

Dicas para fazer uma festa de 15 anos bonita sem gastar muito 

12 dicas para uma festa de 15 anos simples

1ª parte — Recepção e entrada dos convidados

a) A lista de convidados na entrada é um item que não pode ser esquecido

Para registrar o comparecimento dos convidados, a debutante deixa na entrada da festa, um livro de mensagens e assinaturas como lembrança para a posteridade. Esse livro pode ser um caderno de capa dura bem decorada, seguindo o estilo escolhido para ocasião. Capas de tecido ou montagens com fotos também são motivos recorrentes para ilustrar a frente do acessório.

Com um toque de modernidade, a aniversariante ainda pode optar por acrescentar à decoração da festa um grande pôster com foto sua, onde os amigos e familiares também tenham a oportunidade de escrever, e que pode substituir ou complementar a tarefa do livro.

b) Pose para fotos

Aproveite o início, quando a festa não começou, esta é a melhor hora. – Nessa idade, elas se envergonham fácil com o que o colega vai falar ou achar. Com um som ambiente, ocorre a seção de fotos, ou caricaturas dos convidados que vão chegando.  Além de ser um momento de aprendizado social da menina em recepcionar seus convidados, é um tempo parado, de cumprimentos, e dá para se tirar as famosas fotos de poses que a família tanto gosta.

Coquetel de entrada, para a recepção dos convidados em quanto aguardam o grande momento, numa ala separada de onde a debutante vai aparecer para a valsa. (Nesse momento, ela veste o primeiro vestido. E, está calçada com sapatos baixos).

c) Música

– A música de fundo pode ser apresentada por um tecladista/cantor que também esteja preparado para as valsas solicitadas, ou alternativamente, um CD de com músicas alusivas à data, com repertório ao gosto da aniversariante. (Se for usar a alternativa, preferencialmente um CD, ou MP3, deve ser gravado e preparado antecipadamente com as músicas na mesma ordem dos acontecimentos para evitar atropelos de última hora).

2ª parte – Abertura do cerimonial

a) Fala do cerimonialista/apresentador

Sugestões de fala 

a) Debutar é ver a menina bonita / deixar o vestido de chita, tirar do cabelo a fita. /  Vestir vestido encantado de baile, / todo enfeitado, / com as cores dos sonhos lindos. / E, em seus olhinhos, sorrindo,/  vestir poesia inocente,/  vestir poesia que sente / nos versos do coração da menina-flor-botão / que não é mais uma qualquer./  Pois nesta noite, debutante /  transformou neste instante / a flor-menina em flor-mulher!

b) A partir daqui, o apresentador vai narrando os acontecimentos na ordem, e fazendo os devidos comentários, ao seu modo, contanto que embelezem o programa. (Outra pessoa dirige os acontecimentos para que haja sincronia para dar brilho à festividade).

2 – Entrada do cortejo

a) Familiares (iniciando com os pais) entram e tomam assento nos primeiros bancos ou lugares previamente destinados.  Nesta etapa os convidados são conduzidos até a mesa e aguardam, ao som de música ambiente, o coquetel ou jantar serem servidos.
b) Música de fundo

3 – Entrada dos Pajens e Damas de Honra para apresentação

a) Quinze casais (preferencialmente com a mesma idade), formam um corredor ou túnel por onde entrará a debutante).

b) Música de fundo:

4- Entrada da Aniversariante

a) Valsa das flores, de Tchaikovsky (sugestão da valsa de entrada para debutante).

b) À meia-noite, assim que entra, a debutante se senta em uma cadeira preparada para o ritual.

c) Nessa ocasião ela está vestindo o segundo vestido.

d) Ainda está calçada com sapatos baixos.

5 – Recepção pelo seu Príncipe de Gala

a) O pai (ou namorado ou amigo) vai até a aniversariante para recebê-la. Essa parte é muito comum de se ver em grande parte das festas.

b) (Na passarela demarcada em quatro partes iguais, o príncipe vem andando até o início da última quarta parte quando a debutante estiver na metade).

6 – Entrega da jóia

Um símbolo de que a partir desse momento, a menina-moça pode ser independente e vaidosa, porque toda atenção com a aparência e cuidado com o corpo sempre será revestido de beleza e bom gosto.

a) Brinco, ou anel, ou pulseira, ou colar.
b) Geralmente feita pelo pai ou pelo avô.

7 – Troca do sapato (opcional)

Repleta de simbologia, normalmente é feita pelo pai, mas também pode ser solicitada ao príncipe de honra. e o seu pai retira o sapato com o qual ela está calçada, de salto baixo, e coloca outro modelo, de salto alto. (Usar calçado de boa qualidade para não quebrar quando dançar a valsa).

A troca de sapatos pelo pai, possui dois significados:

a)  Informar aos participantes que a moça já está pronta para, sozinha, dar seus próprios passos, poder seduzir e tomar suas próprias decisões.

b) Os sapatos transcenderam o conceito de invólucros para os pés. Tornaram-se sinalizadores sociais, símbolo de passagem, objeto de sedução, fetiche e poder. Representa a passagem para a nobreza da vida adulta (salto alto).

8 – Passagem da boneca (opcional)

Símbolo do rito de passagem da menina para mulher, a boneca representa a ideologia da propagação da família, para simbolizar que a adolescente está deixando a infância para trás, aceitando os novos conceitos morais e a reprodução da espécie. É através da boneca que a menina é treinada para exercer o seu papel na família e na sociedade, reproduzindo os valores vigentes. (Escolhe uma menina de 8 – 12 anos, (alguém entre os presentes ou previamente sorteada), presenteia-lhe com a boneca, transmitindo-lhe o sonho da infância).

9 – Homenagens

a) buquês (avós, madrinha, tias, mãe do namorado).

b) arranjos de flores – textos Bíblicos ou partes de poemas ou de músicas trazidos pelos pajens e damas. (Um a um até formar 15 unidades)

c) Outras pessoas podem participar entregando presentes trazidos de última hora.

d) Podem ser feitos discursos breves. (A debutante se retira para colocar o Vestido de Gala).

10- Telão

Raios laser com o nome dos casais que vão chegando. Hoje é comum usar tela de plasma também, com a projeção de um clip da debutante [coleção de fotos desde a infância inclusive montagens], e fotos instantâneas dos convidados; declarações gravadas por parentes ou amigos distantes.
(Para isso deverá ser utilizado um data show completo, filmadora e máquina fotográfica eletrônica).

Neste momento pode ser oferecido aos convidados bebidas como taças de suco natural ou  refrigerantes.

11- Em volta do Bolo

a) Acendendo as velas 

  • Aniversariante com o terceiro Vestido está calçada com sapatos ou sandálias que suportem as danças.
  • o mestre de cerimônias chama os pais.
  • Com o bolo na pista para pronto para o corte e Parabéns, os 15 casais caminham até o local da vela e vão se posicionando na pista.
  • Na hora de acender as velas, estas são acesas pela chama da vela central, que foi acesa pela mãe da debutante. Cada casal vai entrando ao som de algum trecho de música significativo para cada um.

b) Brinde com champanhe

Antes mesmo de o bolo ser partido, pais e amigos formam um circulo em torno da aniversariante para brindar, com champanhe, os seus 15 anos. (As taças precisam ser de boa qualidade, para evitar que o “tintim” promova algum acidente).

c) Apagando as Velas

  • Na hora da valsa, as 15 velas simbolizam os 15 anos de  já vividos. Ao apagar cada vela, a debutante comemora o fim de uma etapa.
  • É a parte mais importante: nesse aniversário antes de apagar as velinhas, a debutante pode expressar um pedido ou um desejo mais do que especial, já que as chances de ele se realizar são multiplicadas. Parabéns!

12. Cortando o Bolo

A debutante retira a primeira fatia e dá para alguém que ela acha importante na ocasião, tendo o cuidado de dizer, com voz audível, a razão do porque escolheu essa pessoa em especial.

13 – Valsas

(A valsa surgiu entre os séculos XII e XIII, como uma evolução de danças camponesas austríacas e alemãs. Nem sempre a valsa foi sinônimo de classe e elegância: os ingleses, por exemplo, a consideraram suja e imoral no século XIX, pois viam como um verdadeiro absurdo o homem envolver a mulher com os braços).

Ao contrário das décadas anteriores, a maioria dos bailes agora, é realizado com apenas uma menina, tornando este momento ainda mais único. Quem diria que uma festa para arranjar um bom partido para as moças se tornaria uma comemoração tão emocionante e divertida como as atuais festas de debutante.

A)     1ª valsa, com o Pai
a.     Valsa do Imperador.
B)     2ª valsa, com avô – padrinho – irmão – ou tio (a escolher)
a.     Danúbio Azul.
C)     3ª valsa, com seu Príncipe, para apagar as 15 velas
a.     Canto dos Bosques de Viena, de Johann Strauss II
D)     Depois da terceira valsa, os demais convidados são chamados a dançar.

14 – Entrega das lembrancinhas

a) para os casais que dançaram a valsa.

15 – fotos e filmagens –  (opcional)

16 – Ceia ou Jantar

O jantar é a maneira tradicional de a se servir aos convidados. Mas atualmente essa maneira de receber se adequou a escolha e ao que se deseja gastar, uma vez que o jantar vai aumentar em muito o custo da festa.  Tendo em vista o fator econômico pode-se optar por um cardápio de buffê.

Os cardápios atualmente costumam ser feitos para atender muito mais ao gosto dos adolescentes,  incluindo quitutes que normalmente não eram servidos nesse tipo de festa, como por exemplo, mini-pizza, mini-sanduíches, tacos, crepes e, também, quitutes japoneses sushis, sashimis.

Vale lembrar de não esquecer as guloseimas doces como os já tradicionais brigadeiros, marshmelows e, até pirulitos devem estar disponíveis em local visível.

Outra opção atual é misturar os dois tipos de cardápio, no caso oferecendo, um para os adolescentes e  outro para os adultos, ou o jantar para os adultos e o fast food para os adolescentes.

3ª parte:  – Início do Baile / Balada

Se der pra começar o baile antes da meia-noite para não atrapalhar a balada, melhor. Assim, eles curtem mais e podem ficar mais tempo na festa, sem os pais ficarem ligando desesperados para ir buscá-los às duas da manhã.

Atualmente, com o cerimonial moderno, há uma mescla do tradicional com uma festa típica de adolescentes. Há casos em que a balada começa, em geral, desde o início, ou após o jantar e a valsa.

 Obervações

(11) a*   O simbolismo das velas

Místico 

As velas são elos entre os seres humanos e os anjos. A chama da vela representa o elemento fogo, ou seja, que seu pedido será colocado em atividade.
Para cada tipo de pedido é utilizada uma cor de vela. Este é o primeiro elo com os anjos e cada cor tem um significado. Por exemplo:

Vela branca: Representa a pureza e a sinceridade. É utilizada para obtermos paz de espírito, harmonia e equilíbrio em nossa casa. Afasta o “gênio contrário” que poderá estar manifestado no ambiente, causando desentendimentos entre as pessoas.

Vela azul: Representa a verdade, tranquilidade e compreensão. Esta cor também simboliza a limpeza e a transparência de comportamento. Deve ser usada quando o pedido está relacionado aos negócios ou trabalho.
Vela amarela: Simboliza a vida, a alegria, a força, o entusiasmo, o poder e o vigor da mente. Aguça a inteligência e agiliza o raciocínio. Esta cor favorece as mudanças (de casa, por exemplo) e estudo.
Vela rosa: Representa a beleza, o amor e a moralidade. Deve ser usada em assuntos amorosos (favorecendo o encontro das almas gêmeas) ou para fortificar relacionamentos afetivos e filiais.
Vela verde: Simboliza a calma, a tranquilidade e o equilíbrio. Deve ser acesa quando o pedido estiver relacionado à saúde.
Vela violeta ou lilás: Esta cor tem forte ligação com a espiritualidade. Deve ser usada quando o pedido estiver relacionado à espiritualidade ou para transformar sentimentos negativos (como mágoas) em amor.
Vela vermelha: Representa o dinamismo, a força e a coragem. Pode ser usada em qualquer situação relacionada à emergência, ou pedidos que necessitem ser solucionados com urgência.

Cristão

Cristo é a luz do mundo. A igreja Ortodoxa vê o simbolismo desta forma: A parafina representa o PAI, o pavio é o símbolo de CRISTO, e o fogo é a representação do ESPÍRITO SANTO.
A atitude de acender velas é a afirmação de que a TRINDADE ETERNA sempre esteve com a aniversariante, e a invocação, pelos pais e amigos, que permaneça constantemente com sua guia e proteção.

Checklist para não se esquecer de nenhum detalhe do cerimonial de debutante

Primeira parte

a) recepção dos convidados com música ambiente

Segunda parte

a) abertura realizada por um mestre de cerimônia
b) entrada dos familiares
c) entrada dos príncipes para apresentação
d) entrada das damas de honra
e) entrada da debutante (com a música escolhida por ela)
f) recepção pelo seu príncipe de gala
g) entrega da joia – geralmente realizada pelo pai ou avô
h) Troca do sapato
i) Passagem da boneca
j) telão com a retrospectiva da vida da aniversariante
k) primeira valsa com o pai
l) segunda valsa com o irmão/avô ou outro convidado escolhido
m) terceira valsa com o príncipe n) brinde com espumante
o) homenagens
p) buquês entregue pela mãe/madrinha/avó
q) entrega das lembrancinhas para os casais que dançaram a valsa

 Terceira parte

a) jantar ou coquetel
b) acender velas, parabéns
c) Apagar as velas
c)corte do bolo
d) Início do baile

Por:CidaRamos
Fonte:messiascmarques.wordpress.com
Foto de capa: fgstudio.com.br

Esperamos que tenham gostado do post – Deixem os seus comentários e obrigada pela visita!

Veja também:
Vestidos de Debutante – Os mais belos vestidos para sua festa de 15 anos

Festa de 15 anos: Sugestões de lembrancinhas e enfeites da mesa de doces

Aprenda a organizar uma festa de 15 anos evangélica completa

Recomendado para você

Comentários

33 Respostas para “Festa de 15 anos – Roteiro para organizar um cerimonial tradicional

  1. BARBARA disse:

    adore !!! estou nas ultimas a festa da minha filha e mês que vem .

  2. andreia de almeida ignacio souza disse:

    desejaria dos seus serviços,quantos valor

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Andreia, lamento dizer que embora eu também já tenha trabalhado nisso. Hoje em dia eu não faço mais esse trabalho. Agora estou apenas aqui no portaltudoaqui como redatora e faço matérias e passo informações. De qualquer forma agradeço pela proposta, e pela visita. Obrigada

  3. Maria Antonia disse:

    Adorei, as dicas minha filha fará ano que vem e dá para seguir este roteiro com certeza, obrigada.

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Maria Antonia, que bom poder ajudar. Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário. Se puder volte para contar como foi a festa da sua filha e se tiver alguma sugestão de matéria pode falar tá? Beijos 🙂

  4. Nil disse:

    Olá Cida. a festa da minha filha será no ano que vem, ms já estou preocupada com os gastos. Será que já posso ir fechando alguns serviços? será que está muito cedo? Não gotaria de deixar tudo pra cima da hora. Só de ler suas informações já estou chorando e nervosa imaginando o grande dia.

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Nil, você está fazendo o certo. Com tempo você pode sim fechar alguns contratos e pagar adiantado conseguindo desconto ou parcelar. Não deixe tudo para a última hora, mas veja bem antes de contratar para saber se a empresa prestadora de serviços é confiável e peça recomendações e nada consta de processos judiciais.

      Você pode ver dicas lendo essa matéria para uma festa simples >> http://www.portaltudoaqui.com.br/12-dicas-para-uma-festa-de-15-anos-simples/

      Esta para uma festa de debutante perfeita >> http://www.portaltudoaqui.com.br/festa-de-aniversario-de-15-anos-a-festa-de-debutante-perfeita/

      Uma festa bonita sem gastar muito >> http://www.portaltudoaqui.com.br/dicas-para-fazer-uma-festa-de-15-anos-bonita-sem-gastar-muito/

      Essa sobre decoração>> http://www.portaltudoaqui.com.br/decoracao-de-festa-de-debutantes-planejamento-dicas-e-fotos/

      Basta copiar o link e colar no google.

      Obrigada pele visita, depois volte aqui pra contar como foi.

  5. poliana de almeida disse:

    Meu niver vai demorar ainda dois anos mas já estou ansiosa.
    Espero que com esse roteiro fique mais tranquila no dia!!! 🙂 🙂 🙂 🙂

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Poliana, acho que pode te ajudar e muito! Boa sorte e se puder volte depois para contar como foi. Obrigada pela visita.

  6. maria do carmo teixeira alves disse:

    gostei , vou usar este roteiro como modelo para o aniversário de ; Maria Amanda e Geovana.

    1. Cida Ramos disse:

      Que Bom Maria do Carmo, depois passa aqui para contar como foi. Um abraço e obrigada pela visita e pelo comentário 🙂

  7. beatriz disse:

    eu queria saber qual e os vestidos

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Beatriz, veja tudo sobre os vestidos nessa matéria aqui >> http://www.portaltudoaqui.com.br/os-mais-lindos-vestidos-de-debutante-dicas-e-fotos-para-voce-escolher/
      Obrigada pela visita e pela pergunta

  8. Ramaiana disse:

    Estou tentando organizarba festa da minha irma e achei um maximo as dicas. Perfect.
    espero lembrar de tudo. E q de tudo certo.

  9. Ester Cristina disse:

    Achei perfeita as dicas .Minha festa so e daqui a 1 ano e 4 meses mas ja estamos preparando , vai ser no tema preto e dourado , nao vei ter o jantar (escolha minha) e por enquanto nao quero os quinze casais mas eu quero a valsa com meu pai e meu namorado … e nao sei oque fazer oque me aconselha ?

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Ester, aconselho fazer do jeito que você sonha, do jeito que você prefere. Se não quer uma festa convencional faça da melhor maneira possível e do jeito que você deseja. A festa é sua e quem tem que gostar mais do que qualquer outra pessoa é você. Se preferir pode fazer uma festa temática. Obrigada pela visita 🙂

  10. Ivani Reis disse:

    Adorei as dicas, a festa da minha filha é em julho, iremos usar todas as sugestões.
    Parabéns aos idealizadores.

  11. ruth disse:

    amei estou preparando o niver de Rebeca para o dia 24 de maio desse ano

  12. luciana disse:

    Estou prepara do o Nive da minha filha de 15 anos e não sei o que o fereçe para os com vidados na entrada antes do bolo

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Luciana, uma pergunta, quanto você pode ou quer gastar? Isso é importante saber para fazer uma entrada de preferência que combine com o seu orçamento.

      Pode ser umas pastinhas >> http://www.portaltudoaqui.com.br/top-10-receitas-de-pates-e-pastinhas-perfeitas-para-comer-com-torradas/

      Pode ser as finger food’s por exemplo. Dá uma olhada nessa matéria >> http://www.portaltudoaqui.com.br/recepcao-de-casamentos-com-finger-foods-as-comidinhas/

      Obrigada pela visita e pela pergunta.

  13. Dilma Macêdo da Costa disse:

    Amei, já está tudo conforme este cronograma. Festa será neste final de semana. anciosa por demais….
    Com fé em Deus tudo irá dar certo!!!

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Dilma, se está tudo de acordo com esse cronograma, pode ter certeza de que tudo vai dar certo. Espero que não ocorra nenhum imprevisto, mas vamos ter fé de que vai dar tudo certo.
      Se puder passa depois para contar como foi, vou gostar de ficar sabendo. Um grande abraço que o dia da festa seja abençoado e feliz. Beijos e obrigada pela visita e pelo comentário. 🙂

  14. Ana disse:

    Ola,adorei tdo!! Nao sabia as ordens da cerimonia,agr estou mais tranquila!!Ja esta quase tdo pronto :3

  15. jessica disse:

    Meu deus muita coisa para a minha cabeça tenho apenas um ano para organizar tudo estou ficando louca 😨😪

  16. Elaine do Nascimento Souza disse:

    Amei as dicas! Pra festa da minha filha ainda falta 4 anos, mais já estou me preparando financeiramente, para dar tudo certo, pois é o sonho dela, o seu baile de 15 anos… Obrigada vou usar todas as suas dicas.

  17. Sorhaya Souza disse:

    Já fiquei emocionada só de ler o roteiro.
    Eu e minha família já estamos providenciando desde já a ornamentação, será os 15 anos da minha irmã caçula.
    Minha mãe sempre sempre sonhou em realizar uma festa de 15 anos as filhas delas, somos 3, mas por condições financeiras, não pode ser realizada, e esse ano com a graça de DEUS iremos realizar este sonho com minha irmã caçula, que DEUS esteja no controle de tudo, estamos muito anciosos, teve muitas coisas nesse roteiro que eu não fazia idéia, minha irmã falava e eu achava estranho, rsrsrsr … e realmente a maioria das coisas que ela disse se encontra neste roteiro. Ao ler precisei conter minhas lágrimas, pois estou no trabalho. Mas minha garganta ficou seca, com vontade de chorar até soluçar, isso é um momento único emocionante. Será em outubro a festa dela, mas desde já estamos correndo atrás dos preparativos. Bom em fim esse foi o meu “pequeno” comentário.(rsrs) Senti o desejo de compartilhar. Que DEUS fique com todas as famílias que também estão correndo atrás para realizar este sonho. Abraços ! Boa sorte a todos ! :*

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Sorhaya, que linda história, obrigada por compartilhar conosco. Ficamos felizes em poder ajudar com esta matéria. Desejo que a festa seja abençoada e feliz. Depois se puder passa aqui pra contar como foi, vamos gostar de saber. Enquanto isso continue preparando a linda festa para sua irmã caçula para que até lá tudo esteja pronto. O mais importante ela já tem, que é o amor da família e com tanto amor tenho certeza de que tudo dará certo. Obrigada pela visita e pelo lindo comentário. Beijos 🙂

  18. Alba disse:

    Os 15 anos da minha filha são agora em outubro, já está tudo pronto, comecei a organizar, pagar e comprar tudo com um ano e meio de antecedência <3
    Ansiedade a mil!!!!

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Alba, é isso mesmo! O melhor é fazer tudo com antecedência. Espero que corra tudo bem com a festa da sua filha, muitas felicidades pra vocês. Obrigada pela visita e pelo comentário. 🙂

  19. Alba disse:

    Fui mãe aos 16 anos e o pai apenas registrou e paga a pensão, não nos assumiu. Vivi com minha filha na casa dos meus pais com meus irmãos e meu cunhado, ate minha filha completar 3 anos, pois quando ela fez 2 anos conheci meu marido, nos casamos em 1 ano, assim dei um lar e uma família para minha filha, pois logo engravidei, tive um menino.
    Essa festa apesar de muita gente dizer que é bobeira, dinheiro jogado fora, eu não acho, era o meu sonho e eu não tive, mas Deus me deu a graça de realizar para minha filha e como em tudo em nossa vida, juntas e tendo apenas nossa família como base e apoio.
    Apesar de meu marido não ser o pai biológico, é ele quem está me ajudando, pois o pai biológico mesmo SE for será um mero convidado.

  20. Mila disse:

    Ameii o.roteiro vai me ajudar muito.meu aniver de 15anos è daqui algum meses e eu e minha mae estamos nos preparando so queria saber uma coisa nao tem problema nao ter os 15casais ne me da uma dica de roteiro….bjs

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Mila, não tem problema não ter os 15 casais, e o roteiro continua o mesmo, com ou sem os casais ou com menos casais. Segue esse roteiro igualmente, só que sem eles. Obrigada pela visita e pela pergunta. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *