Por: Cida Ramos

Festa de aniversário de 15 anos, a festa de debutante perfeita

Para ter uma festa de debutante, você pode investir em tecnologia, usar a criatividade e deslumbrar os seus convidados. Tudo para que a sua festa seja um sucesso e nem precisa gastar muito!

decoracao festa de 15 anos

A  festa de debutante  é o sonho da maioria das meninas, e para ter uma festa de 15 anos  que seja exatamente como você sonhou, ela precisa ser idealizada, programada e organizada para que seja um sucesso. Confira nesta matéria sobre festa de aniversário de 15 anos, a festa de debutante perfeita, dicas e fotos de idéias inovadoras e funcionais para que a sua festa seja um sucesso!

Veja também:

Decoração de festa de debutantes: Planejamento, dicas e fotos

Festa de debutante: Moderna

 

Um dos momentos mais esperados e sonhados pelas garotas é a chegada dos 15 anos que marca a transição da infância para a adolescência. Uma data que não deve deixar de ser comemorada, e se possível com uma grande festa. Uma festa para ser comemorada com muita alegria pela debutante e por toda a sua família, parentes e amigos.

Assim sendo, as debutantes depositam uma expectativa enorme para esse dia, elas desejam que tudo esteja lindo, perfeito e inesquecível. Para que esse resultado aconteça é preciso se dedicar a cada detalhe, como o baile, o vestido ou vestidos, com a decoração. Isso tudo deve transmitir a personalidade da aniversariante, ter as cores desejadas, o tema que pode ser clássico, moderno ou mesmo uma festa temática. Tudo isso pensando também em agradar aos convidados e fazer com que para todos seja uma festa inesquecível. Para ajudar a montar a festa de 15 anos perfeita, nos do PortalTudoAqui, que já temos um número considerável de matérias com esse tema, separamos algumas dicas de como decorar uma festa de 15 anos perfeita!

O que fazer antes da festa de debutante

A contratação dos garçons e de toda a equipe que trabalhará na festa deve ser realizada com bastante antecedência, dependendo, claro, da localidade em que se está. Em cidades maiores, o ideal é contratar a equipe com pelo menos quatro meses de antecedência. Solicitar referências é primordial.

Se possível, e com pelo menos um ano de antecedência, é bom que a menina inicie um curso de dança, etiqueta e até de passarela, de forma que ela esteja mais a vontade e desinibida no dia do baile.

A festa pode ser tradicional, com 14 casais ou cadetes, sendo apropriada a contratação de um ator para dançar com a debutante.

O vestido deve ser providenciado com 6 meses de antecedência. Procure o ateliê de sua preferência ou loja de aluguel

A igreja para realização da missa de comemoração deve ser confirmada com até 3 meses de antecedência. Para então providenciar os convites, onde, claro, deverá constar as datas e locais das celebrações. Distribua os convites faltando um mês para o baile de debutante, e a confirmação da presença dos convidados deve ser realizada com, pelo menos, 15 dias de antecedência.

Os convites

Tudo começa pelos convites, que podem ser clássicos, impressos em papel especial com caligrafia rebuscada, ou com os modernos que estão fazendo sucesso e a cabeça das adolescentes. Se você preferir existem convites com  idéias inovadoras e modernas muito divertidas para se ter um convite diferente e especial.

Vale lembrar que a antecedência é muito importante. É  comum as festas atuais de 15 anos fazerem uso do recurso do “save the date” (reserve a data, em inglês). Ele pode ser enviado como um convite impresso ou ter um formato diferente. O fundamental é que seja mandado com muitos meses de antecedência aos convidados. Como as amigas normalmente têm a mesma idade, a prática evita que duas meninas marquem a festa para o mesmo dia.

Seguindo essa linha da modernidade, caixinhas de acrílico ou de papel contendo objetos, como monóculos com fotos da aniversariante, esmaltes nas cores preferidas da jovem, substituem o convite tradicional e ao mesmo tempo funcionam como um presente para quem recebe.

Existem convites feitos em forma de cubo, com lembrancinha dentro, como um chaveiro ou outro objeto do gosto da jovem.

Todo mundo gosta de brigadeiro ou doce de leite e seguindo essa  linha, uma novidade que tem conquistado adeptas é uma caixa com “tubos de tinta” que, na verdade, contêm doce de leite, chocolate e Ovomaltine em pasta, ideia inspirada no videoclipe da música “California Gurls”, da cantora americana Katy Perry.

Convites impressos em almofadinhas de plástico, com pluminhas por dentro, são modernos e super fofos!

Em alguns outros casos, elas mesmas estão fazendo o próprio convite, usando a criatividade, deixando a sua marca pessoal e original nos convites.

O estilo da decoração, o tipo da Decoração

O estilo da decoração deve estar de acordo com o escolhido pela aniversariante, com base em seus sonhos e desejos, porém é necessário encaixar a vontade no orçamento familiar. Para tanto, os pais devem fixar um teto de gastos com a decoração.

Para fugir da decoração clássica, com peças de vidro, flores e velas, também não faltam opções. Há quem prefira um cenário mais rústico e use madeira, ramagem, entre outros acessórios típicos do campo. As mais modernas apostam em plumas coloridas. Outra novidade são os canhões de luzes, que projetam nas paredes e na pista de dança o nome da aniversariante ou formas diversas, como flores enormes.

A festa de 15 anos deve ser requintada e bonita. Caso dinheiro não seja problema, a família deverá proceder com a contratação de uma assessoria especializada, que deve ocorrer em torno de 10 meses antes da festa. Se esta idéia não cabe no seu bolso, não fique desanimado, pois decorar a festa da debutante não é tarefa impossível e, acima de tudo, pode ser muito prazerosa.

Festas de debutante temática

Já está se tornando uma tendência optar por fazer festa temática, e a partir da escolha do tema, desenvolver a festa nesta linha, criando uma cenografia. Pode-se ir aos castelos da França onde reinavam as princesas, aos cenários de Hollywood, ou aos anos rebeldes.

Festas temáticas como anos 60, festa à fantasia ou luau têm sido muito utilizadas e a escolha das cores é fundamental para que o ambiente fique sofisticado.Se os organizadores optaram por utilizar velas, flores ou ambos, garanta a harmonia, pois o excesso pode comprometer o sucesso da decoração.

Tem também festas à fantasia, bailes de máscaras e comemorações inspiradas em destinos turísticos ou filmes marcantes do cinema, como é o caso de “Bonequinha de Luxo” (filme de 1961 com Audrey Hepburn), tornaram-se bastante recorrentes na hora de comemorar os 15 anos.

A cor na decoração da festa de debutante

Outra coisa comum é comum eleger uma cor para inspirar a decoração e a roupa da anfitriã e dos convidados. As mais pedidas são o branco, o rosa e o preto. A partir da definição do tema, todos os outros elementos da festa são encomendados, do convite à lembrancinha.

Nas festas atuais de 15 anos, é comum haver um ambiente tradicional para os adultos e outro mais descontraído para os adolescentes

O vestido da debutante

Toda festa de 15 anos que se preze tem que ter troca de vestido ou apenas um vestido que seja um dois em um, aqueles com a saia removível por exemplo. Se você está com a grana apertada, mas faz questão de mudar o visual durante a festa, essa dica do vestido que remove a saia é boa. Fica supermoderno!

A iluminação da festa de debutante

Canhões de luzes projetaram desenhos e ajudaram a dar o clima dessa festa de 15 anos.As luzes e os efeitos especiais são um grande atrativo da festa, elas ajudam a criar efeitos únicos, mas não se deve abusar somente delas. Pode-se utiliza de iluminação cênica, diferenciando os espaços (lado externo, interno, pista de dança, colunas, paredes e outros).

Para a pista de dança os balões de gás hélio também são uma ótima opção, eles podem ser decorados com plumas, flores, cristais e velas, que dão um ar jovial e luxuoso para o espaço.

As tonalidades devem ser escolhidas de acordo com os outros itens da festa, como o vestido, as lembrancinhas e os convires. O mais tradicional é o branco, como tons de prata. Mas o rosa ainda é a cor preferida entre as debutantes.

A fotografia na decoração da festa de debutante

Além das fotos tradicionais, que são tiradas antes, durante e depois da festa, a novidade fica por conta das fotos banners expostas e fazendo parte da decoração.Algumas empresas fotográficas oferecem para debutantes banners ou quadros para personalizar ainda mais o ambiente da festa, com pontos de luz iluminando estrategicamente o cenário.

Esses quadros ou banner também poderem ser utilizados para os convidados deixarem mensagens. Além de você ter para sempre um registro lindo seu aos 15 anos, também terá a assinatura de quem fez parte de sua festa.

As flores na decoração da festa de debutante

As flores também não podem ser deixadas de lado. Que tal fazer um arranjo bem bonito para ser colocado em cima de cada mesa dos convidados?

Flores como rosas, cravos e margaridas são baratas e podem deixar qualquer ambiente ainda mais lindo e aconchegante.

Outra boa dica é instalar telões em um dos cantões do salão, para que seja exibido durante toda a festa imagens da vida da debutante, ou fotos da turma e até mesmo depoimento de pessoas queridas sobre a aniversariante.

Além de ser um atrativo diferente, as mensagens também faz com que os convidados se sintam parte da festa.

Espaços diferentes na decoração da festa de debutante

No que diz respeito à escolha do local da festa, o mais comum, atualmente, é optar por salões com dois ambientes. Em um deles, ficam as mesas e cadeiras onde se sentarão os pais e os familiares da debutante. Em outro, montado em forma de lounge, com pista de dança, os amigos da adolescente são recepcionados.

Sofás, pufes e almofadas confortáveis são elementos usados para decorar a área dos jovens. “A separação evita que os adolescentes tenham acesso às bebidas alcoólicas”,

Nas festas atuais de 15 anos, a pista de dança também é um detalhe a mais na ambientação, com projeções de luzes e efeitos especiais

Redes sociais na hora da festa

Uma novidade que na verdade já virou uma febre entre as adolescentes é o uso de totens com tablets logo na entrada da festa para que os convidados deixem recados no Facebook da aniversariante ou tirem fotos personalizadas para postar imediatamente nas redes sociais.

Cardápios para festa de debutante

É comum que as festas de debutantes tenham dois cardápios, um para os adultos e outro para os adolescentes. Para quem está na área das mesas, um jantar tradicional pode ser servido, enquanto os jovens do lounge contam com opções descontraídas e práticas, como minipastéis, minisanduíches, pão de queijo, sorvete, milkshake, entre outros itens.

A comida japonesa, em especial o temaki, também tem feito bastante sucesso nesse tipo de comemoração. Para beber, drinques não alcoólicos diferentes, como os moleculares –bebidas sólidas servidas em colher–  e o caipilé –cuja receita inclui picolés de diversos sabores–, têm tido destaque nas festas descoladas. O barman da comemoração também pode virar uma atração.

Mesa de doces para festa de debutante

Nas festas atuais, a tradicional mesa de doces pode ser substituída por uma com chocolates, balas e pirulitos, em que os convidados se servem à vontade.

Os cakepops, que vieram pra ficar, ficam lindos quando são embalados individualmente. Você pode colocá-los em um baldinho e deixar em uma mesa para que os convidados peguem quantos quiserem antes de deixarem a festa.

O bolo é um espetáculo a parte, e as opções são muitas. Algumas preferem o bolo  tradicional, outras preferem o bolo cup cake, e ainda existe a opção do bolo cenário, o fake apenas para aparecer na festa, e outro lá dentro da cozinha para ser servido pelos garçons, lembrando que esta opção sai mais em conta.

Lembrancinhas da festa de debutante

A lembrancinha não é obrigatório, mas é de bom tom, então se quiser inovar tem várias opções modernas, se quiser ficar no tradicional tem os bem casados, se quiser caprichar pode fazer você mesma.

Trilha sonora com DJ para festa de debutante

Há aniversariante que mantém a tradição de uma dança especial à meia-noite ao lado de 15 casais de amigos, mas não necessariamente ao som de uma valsa.

A escolha da trilha sonora obedece ao gosto da menina e a única regra a ser seguida é que a música seja uma de suas preferidas ou simbolize algum momento especial de sua vida. Depois desse horário, a pista começa a ferver com DJ’s ou músicos tocando ao vivo sobre uma pista equipada com luzes de LED, outro item bastante pedido.

Bem agora que você já tem idéias com todas as dicas que foram dadas, basta seguir o roteiro e criar a sua festa de acordo com a sua preferência,usar e abusar da imaginação e criar um ambiente de decoração de festa de 15 anos maravilhoso e aproveitar a valer!

Atração especial para animar a festa de debutante

Já ouviu falar em performances de festas? Os performistas são responsáveis por animar o evento e, muitas vezes, interagir com os convidados. Há aqueles que fingem ser paparazzi e fotografam a galera, outros fazer apresentações (ballet, acrobacia, malabarismo).

 

Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita :)

 

Veja também:

12 dicas para uma Festa de 15 anos simples

Festa de debutante: Sugestões de lembrancinhas e enfeite da 

 

Tags:

Deixe um Comentário

Uma resposta para “Festa de aniversário de 15 anos, a festa de debutante perfeita”

  1. Sandra Tavares disse:

    Gostaria de sugestão de decoração para o ani das minhas filhas(tri) numa boite, com o tema baile de máscaras, na cor azul e preto.
    Fico no aguardo.

Deixe uma resposta