Compartilhe:

Festa de aniversário de 30 anos: Como organizar

Uma festa de aniversário de 30 anos pode ser tão especial como uma de 15 anos, veja dicas e fotos para organizar uma linda festa!

Publicado por: Cida Ramos

festa-aniversario-30-anos-como-organizar

Assim como a festa de 15 anos é uma data importante na vida de todos, uma festa de 30 anos também é igualmente importante ou até mais. A diferença é que com 30 anos, você mesma(o) pode organizar a sua festa, pode escolher o tema, todos os detalhes e ainda por cima quem convida ou não.

E se você vai completar essa idade tão linda, vamos te mostrar nesta matéria, dicas para planejar uma festa de aniversário de 30 anos perfeita.

 

Veja também>> Como preparar um coquetel para qualquer tipo de festa

 

Como planejar uma festa de aniversário de 30 anos

Planejar uma boa festa, daquelas bem caprichadas exige tempo e dedicação, especialmente aos detalhes que não são poucos. A festa pode ser organizada por uma empresa contratada, pelo próprio aniversariante,  ou até mesmo por alguns amigos. Mas um detalhe importante é que antes de planejar é preciso ver se a festa escolhida cabe no orçamento.

Se você está organizando uma festa para outra pessoa, é preciso conhecer bem o gosto de quem vai aniversariar para poder decidir todos os detalhes e conseguir agradar a pessoa

Se você tem a verba necessária, pode contratar alguns trabalhos com bastante antecedência, como o caso de alugar o espaço, contratar bufê, filmagem, fotografia entre outras coisinhas. E pode conseguir descontos por conta desse tempo prévio ou até mesmo pagar as parcelas até o dia da festa.

Depois de pensar no orçamento, independente de ser mulher ou homem, é bom escolher o tema, para depois pensar nas cores, no resto todo incluindo a decoração. Para a escolha do tema, há de se pensar que a comemoração precisa valorizar ao máximo o gosto do(a),  aniversariante mas também ser uma proposta que divirta os convidados.

Sugestões de festa temática para aniversário de 30 anos tanto para mulheres como para homens

-Para mulher, um bom tema seria uma retrospectiva das três décadas, ou mesmo uma festa ao estilo dos 15 anos, mas em uma versão que você gostaria de ter tido e não teve, ou inspirado no filme De repente 30, por exemplo. Veja outras sugestões que servem para festa de aniversário feminina ou masculina:

-Festa à fantasia
-Festa anos 60
-Festa rock in roll
-Festa boteco
-Festa tema Country
-Festa Moulin Rouge
-Retrô,
-Árabe,
-Circo,
-Selva
-Brega
-Cassino
-Oriental
-Hawaii
-Cinema
-Méxicana
– Noite do Terror/ Zumbi/Halloween
– Infância,
-Pijamas
-Discoteca
-Baile de Máscaras

Lista de Convidados

Depois de escolhido o tema, faça a lista de convidados. Seria interessante amigos de infância se tiver contato com eles, assim como os da faculdade, vizinhos e colegas de trabalho. Não esqueça de convidar ninguém que seja importante para quem vai aniversariar, para que a festa seja descontraída, agradável e divertida. Se precisar de ajuda, peça aos parentes para ajudar na lista e não esquecer de ninguém que seja querido e que possa ajudar a festa a ficar ainda melhor.

Escolhendo o lugar

Depois de fazer essa lista de convidados, você vai saber o quanto precisa de espaço, para acomodar todos. E se por acaso não couber no seu apartamento ou casa, providencie um espaço para alugar. Esse lugar também vai precisar ter a ver com o tema.

Convites com confirmação 

Depois de escolhido o lugar mande os convites com um envelope com selo e o cartão de confirmação, ou peça para confirmar por email ou telefone. A confirmação de presença vai evitar desperdícios. Aproveite o ensejo para pedir aos convidados para retornarem com um cartão para o(a) aniversariante. Se for uma festa à fantasia, lembre-se de informar aos convidados que os mesmos deverão comparecer a caráter.

Decoração

Reúna fotos antigas, pedindo junto com o convite, para que os convidados mandem  fotos antigas em que a pessoa que vai fazer aniversário esteja. Principalmente fotos de aniversários antigos. Depois disso a dica é fazer um livro de aniversário com essas fotos antigas, um livro de Registro de convidados, com espaço de folhas para assinaturas, dedicatórias que no final da festa vai servir de presente para quem está aniversariando.

Se sobrar fotos, elas podem ser penduradas em painéis, ou em arranjos com galhos de árvores, faça posters com as fotos mais bonitas e importantes para decorar os ambientes.Pode ser criado ambientes diferentes com fotos de cada década, com fotos da família e imagens marcantes.

Faça uma decoração que combine com o tema, e as cores precisam ter a ver com o tema.Escolhido o tema e as cores, você pode usar essas cores nos lounges nas mesas. Decore as paredes usando tecido e balões, mas não use tudo ao mesmo tempo, procure sempre combinar a decoração com o tema escolhido.

Para decorar corretamente, visite o local onde acontecerá a festa e defina cada espaço, escolha o melhor lugar para a mesa principal, que sempre é o foco principal  da decoração. E depois as outras mesas de doces, espaço onde vai ficar o DJ, os jovens os adultos e toda a distribuição.

Se a festa for mais requintada, mais formal, a decoração deve ser de acordo com a festa. Com cores mais elegantes, como dourado, o prata, o branco, o prata ou no máximo a combinação de duas cores como preto e branco, rosa claro e marrom, por exemplo.

Música

Não economize, se puder contrate um DJ que vai deixar a festa muito mais legal, mais atual e divertida. Se não puder contratar, faça uma playlist com as músicas preferidas de quem está aniversariando, mas também músicas que agradem aos convidados. Procure mesclar para agradar à todos.

Cardápio

O cardápio pode ter a ver com o tema da festa, como por exemplo uma festa com tema boteco, tem todos os tipos de salgadinhos e tudo o que envolve um boteco, e as bebidas também. Caso queira optar por não combinar o cardápio com o tema da festa, faça um cardápio que seja de acordo com o gosto do(a) aniversariante sem se esquecer de satisfazer também a preferência da maioria dos convidados. Se for servir saltados, pode ser entre 5 a 8 tipos de salgados e pode incluir canapés. Se for servir um almoço ou jantar pode incluir uma entrada ou frios, e para salada sirva pelo menos 2 tipos. Quanto aos doces, escolha entre 4 a 6 tipos para que atinja o gosto de todos os convidados.

Sugestão da quantidade de comida, salgados, entrada, salada, doces e bebida para coquetel ou jantar adulto: 

Antes de calcular vale lembrar que este cálculo vai depender da quantidade de jovens, homens, mulheres e crianças. Em geral os jovens comem mais do que as pessoas mais velhas, os homens comem mais que as mulheres e as crianças comem a metade do que come um adulto.

Salgados:  10  unidades por adulto -6 salgados por criança se houver outro prato depois do coquetel, caso seja apenas o coquetel calcule o 18 unidades para adultos e 12 para crianças.
Frios e Entradas – 150g por pessoa
Salada: 150g por pessoa
Massa: 200g por pessoa
Carne: 250g por pessoa
Docinhos: 6  por adulto – 4 por criança
Bolo: calcule 1 fatia por pessoa, levando em consideração que algumas não comem e outras repetem dá a média de 1 fatia por pessoa
Refrigerante: 600 ml por adulto – Se for servir também suco, estabeleça 350 ml de refrigerante e 250 ml de suco por adulto.
Cerveja – 2 garrafas por pessoa (que bebe) quando não houver outros tipos de bebida, 1 garrafa para cada 4 pessoas quando for servido  vinho, Uísque ou Champanhe.
Vinho – 1 garrafa para 2 pessoas (que bebem)
Uísque: 1 garrafa para cada 5 pessoas (que bebem)
Champanhe: 1 garrafa para cada 8 pessoas para o brinde ou 1 garrafa para cada 3 pessoas quando servido durante todo o coquetel.
Água: 400 ml por pessoa

Como calcular a quantidade de garçons em uma festa:

Calcule 1 garçom para cada 15 convidados em coquetéis e 1 garçom para cada 12 convidados em almoços e jantares sentados.

Atrações

Além do DJ, que vai ajudar a agitar a festa, você pode contratar um Bartender, uma presença vip como uma Drag, dançarinos ou um mágico e tudo o que tiver a ver com o tema da festa. Não esqueça daqueles vídeos fofos onde os convidados declaram algo para o aniversariante, mas não exagere na dose para não ficar chato. Peça para as pessoas falarem uma frase apenas, principalmente se forem muitos convidados.

Pista de dança

Essa área precisa ser adequada a quantidade de convidados, deve ser iluminada e decorada adequadamente. Invista nas luzes de neon, colar, óculos, e nos clipes rolando enquanto a festa acontece com hits que fizeram sucesso e os que fazem sucesso atualmente. Se a festa for anos 80, não se esqueça do famoso globo de luz, item bem típico da época.

Veja fotos de decoração com algumas ideias que podem servir de inspiração

decoracao-festa-aniversario-30-anos-ela

Para decorar o espaço onde vai acontecer a festa, o salão, o lugar onde as pessoas vão ficar sentadas, os lounges para o bate papo, a decoração que pode ser ao redor da piscina. Seja em um ambiente fechado ou ao ar livre a decoração precisa ser de acordo com o tema escolhido e de acordo com o gosto da ou do aniversariante.

Decoração mesa do bolo ou doces

decoracao-festa-aniversario-30-anos-ela-mesa-bolo-doces

O ambiente onde vai estar a mesa do bolo e/ou doces, via de regra pode ser com um painel atrás para enfeitar e porque é onde se costuma fazer a maioria das fotos do aniversário. Aquelas fotos de “pose” com amigos, parentes, e para a hora de apagar as velinhas. Então, se houver espaço, não for dentro de casa, você pode fazer aquela mega produção e colocar um painel coisa e tal. Se for dentro de casa, e você preferir não colocar painel na parede, faça como na ultima foto ai em cima.

Comidinhas e quitutes para festa de aniversário

comidas-festa-aniversario-30-anos

A não ser que você vá dar um jantar completo, a opção mais em conta é o coquetel, as comidinhas, os também conhecidos como finger foods. Que nós mostramos aqui em outra matéria. Existe a opção de contratar o serviço ou de fazer. Se for fazer em casa é importante saber calcular as quantidades.

Festas Temáticas

festa-tematica-sugestoes-aniversario

Uma boa maneira de celebrar qualquer festa de aniversário, é a escolha de um tema. A diversão é garantida e como já falamos lá em cima, existem vários temas que podem ser usados para uma festa de aniversário para 30 anos ou qualquer outra idade. O que você precisa é saber qual você ou o aniversariante se identifica, aquela que ele ou ela vai gostar de ter.

Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita! 🙂

Veja também>> Finger Food – Comidinhas ao estilo coquetel para qualquer tipo de festa

Recomendado para você