Por: Cida Ramos em: 27 de janeiro de 2011

Festa de debutante como organizar: Sua festa de 15 anos perfeita!

Saiba tudo sobre como organizar uma festa de 15 anos perfeita e com todos os detalhes.

tn_bolo geral

Para organizar uma festa de 15 anos completa e tradicional é preciso ter atenção à todos os detalhes e não esquecer de nenhum. Por isso trouxemos para você, dicas preciosas para que festa  seja perfeita!
 

Você poderá gostar de ver também:

 - Vestidos de debutantes: Os 15 anos dos seus sonhos
 -Festa de 15 anos: Sugestões de lembrancinhas e enfeite da mesa de doces
 -Festa de 15 anos : Ornamentação dicas  e fotos
 -Festa de 15 anos como organizar: Perfeita em todos os detalhes!
 -Decoração de festa de 15 anos : Planejamento Dicas e fotos

 

A festa de 15 anos é o sonho de realização de todas as meninas ficarem com vestido branco dançar a valsa, tudo se torna uma magia. Sem contar a importância dos 15 anos, que é a passagem da infância para uma vida com mais responsabilidade, a menina está virando uma moça, uma mulher e está passagem é uma das mais lindas na vida de uma menina.

Organização completa dos convites ao dia da festa:

Como Convidar

O convite deve mostrar o estilo e a grandiosidade do evento para os convidados. Se a festa for mais formal, por exemplo, o convite deverá expressar essa intenção.

Além disso, devem ser impressos e distribuídos com 1 mês de antecedência para a festa formal e 15 dias antes para festas menos formais.

Independente da opção, no rodapé do convite deve haver a menção RSVP (Répondez s´il vous plaît = responda, por favor);
ou a menção da sigla RFP; ou ainda a menção confirmar com (nome da pessoa).
 Quaisquer dessas expressões devem ser seguidas de um número de telefone ou e-mail, e deve ser respondida até 48 horas depois do recebimento. Uma dica: é ideal contar com a confirmação e a ausência da festa para se ter uma idéia de quantas pessoas irão para a festa.

Escolhendo o Local

Dependendo do número de convidados poderá ser na própria residência, no salão de festas de condomínios, em clubes, bufês e até danceterias. Para um evento menos formal poderá ser feito num sitio ou clube de campo. Na verdade, é importante que o local seja adequado para comportar a quantidade de convidados da festa, prezando pelo conforto e funcionalidade. Lembre-se de que o bufê deve ser escolhido com antecedência.

Trajes de Cada Um  -O traje da debutante

Ela é a estrela principal do evento e, portanto, seu vestido deve ser adequado para a situação. Como a festa normalmente acontece à noite, pode-se abusar de brilhos e de cores. Há ainda debutantes que usam um vestido para a recepção dos convidados e, momentos antes da valsa, trocam o modelo do vestido para um mais imponente. Formalmente é ideal trajar um vestido longo, tanto da aniversariante, como das damas que dançarão a valsa. Os modelos dos vestidos podem ser diferentes, mas na mesma cor.

O traje dos convidados

Eles devem ficar atentos caso o traje seja especificado no convite. Caso isso não ocorra, eles ficam livres para irem para a festa como preferirem, sempre lembrando que se trata de uma grande festa. Lembrando: os convidados devem se vestir de acordo com a pompa do evento: rigor ou passeio completo.

O traje dos pais e familiares mais próximos

 Eles devem ser atentos, pois também estarão em evidência. A mãe da debutante deve ser cautelosa para não chamar mais atenção do que a filha. O pai deve usar terno ou o traje definido para o evento, como smoking, em alguns casos.

O traje dos outros convidados

Mulheres com vestidos a gosto com muito brilho. Homens devem trajar preferencialmente smoking. Padrinhos, a rigor.

Definindo o Cardápio

Salgados e doces

Toda festa deve ser organizada e contar com comida de qualidade e boa música. Estes elementos garantirão parte do sucesso do evento, e o restante ficará a cargo da alegria passada pela debutante e seus convidados.

Para a definição do cardápio, é ideal agendar degustações nos bufês pré-selecionados. Lembre-se de que os convidados, em sua maioria, são jovens da mesma idade da debutante, e pratos muito elaborados, talvez, não façam parte do que eles mais gostam de comer em festas. Tradicionalmente, o bufê inclui salgadinhos, coquetéis e um prato quente. No caso de a opção ser por um jantar, o bufê indica um cardápio que deve ser aprovado pela família, podendo ser servido à mesa ou à americana.

O Bolo

O ápice da festa de debutantes é o canto do ‘parabéns’. E nesse momento o bolo deve ser levado para o centro do salão, podendo ser conduzido até a debutante sobre um carrinho de chá com velas acesas, onde todos os convidados acompanharão o corte pela debutante. Feito isso, o bufê pode se encarregar de retirar o bolo do salão, levá-lo para a copa, cortá-lo e servi-lo em uma bandeja portada pelos garçons, no salão.

Outras dicas

• Os doces também serão servidos pelos garçons.

• O bufê poderá decorar uma mesa em um dos cantos do salão, incluindo o bolo e os docinhos.

No dia da Festa 

Chegada da Debutante

A debutante pode chegar de limusine ou carro da família quando a festa for glamourosa. Caso seja organizada em um sítio ou clube de campo, a debutante pode ser conduzida para a festa em um helicóptero ou uma charrete enfeitada com flores do campo.

Recepção aos convidados

No dia da festa devem estar à espera dos convidados: pai, mãe, irmãos, além da aniversariante (pelo menos no início), com um vestido lindo que será trocado. Todos perfilados na entrada do local para receber os convidados e cumprimentos.

Os presentes devem ser acomodados sobre uma mesa discretamente posicionada, tendo uma recepcionista para recebê-los.

A música será de acordo com o gosto da aniversariante (mesclada com outros ritmos, devido ao público heterogêneo).

O ritual da valsa

A valsa é o ritmo que deve ser tocado no momento em que os 15 casais (as meninas com vestidos da mesma cor e os meninos com smoking) seguram uma vela acesa, entram no salão e se movimentam em círculos.

A debutante, dançando com o pai, deve rodopiar pelo salão e assoprar as velas acesas pelos padrinhos. O casal que tiver a vela apagada começa a dançar até que todos estejam, finalmente, dançando. Há quem escolha 14 casais e a 15ª vela fica, assim, com a aniversariante.

A 2ª valsa será tocada, com o padrinho; e a 3ª com irmão, amigo, primo ou namorado e todos os convidados são convidados para dançar também.

Após as valsas o clima muda, os jovens convidados dançam à vontade e podem ser distribuídos adereços para animar a festa, como coroas, cetros, colares, óculos, tiaras com luzes, pompons, entre outros acessórios. A debutante também pode trocar de roupa nesta hora e colocar um traje mais adequado ao momento. Mas tudo isso muda caso a festa seja organizada em um sítio, por exemplo, com churrasco. Nesse caso, o traje deve ser esporte-chique e não a rigor, mas a alegria será a mesma.

Checklist para não esquecer de nenhum detalhe na tão esperada data

Primeira parte:
a) recepção dos convidados com música ambiente

Segunda parte:
 a) abertura realizada por um mestre de cerimônia 
b) entrada dos familiares
c) entrada dos príncipes para apresentação
d) entrada das damas de honra
 e) entrada da debutante (com a música escolhida por ela)
 f) recepção pelo seu príncipe de gala
g) entrega da joia – geralmente realizada pelo pai ou avô
 h) Troca do sapato
 i) Passagem da boneca
j) telão com a retrospectiva da vida da aniversariante
 k) primeira valsa com o pai
l) segunda valsa com o irmão/avô ou outro convidado escolhido
m) terceira valsa com o príncipe n) brinde com espumante
o) homenagens
p) buquês entregue pela mãe/madrinha/avó
q) entrega das lembrancinhas para os casais que dançaram a valsa

 Terceira parte:
a) jantar ou coquetel
b) parabéns
 c) corte do bolo 
d) Início do baile

Editor: Rosa Buccino – Jornalista
Fonte:(Conteúdo do site) festade15anos.com.br /hagah.com.br

Deixe um Comentário

2 respostas para “Festa de debutante como organizar: Sua festa de 15 anos perfeita!”

  1. thaynna disse:

    amei vou fazer minha festa do jeito que esta a que adoreiii

  2. klarynha disse:

    ameiii as dicas :*

Deixe uma resposta