Compartilhe:

Festa Junina: 7 receitas de pratos salgados típicos

Existem alguns pratos salgados que não podem ficar de fora da sua festa junina. Veja 7 receitas para deixar sua festa ainda mais gostosa!

Publicado por: Cida Ramos

receitas de pratos salgados típicos de festa junina

No mês mais caipira do ano além da alegria das festas juninas,  a culinária também nos fornece um show à parte. Cada região do Brasil nos apresenta diversos tipos de comidas, incluindo os  salgados típicos, que torna quase impossível resistir a tantas tentações.

Sem contar as receitas regionais, afinal as comidas para festa junina tornam-se mais criativas a cada ano e cada região tem a sua característica diferente. E seja em que lugar for, vamos combinar que a culinária regional aqui no Brasil sempre é muito rica!

Em qualquer festa junina tem sempre alguns pratos que não podem faltar,  e é isso que vamos mostrar. Selecionamos 7 receitas de pratos salgados típicos que não podem ficar de fora do seu “arraiá”. Separe os ingredientes e  mão na massa!

7 receitas de pratos salgados típicos de festa junina

Começamos por um prato que dificilmente falta nas festas juninas, o cuz cuz paulista ou simplesmente cuscuz. Separamos 4 receitas maravilhosas que vão agradar todos os gostos, cuscuz salgado de arroz, mini-cuscuz, cuscuz de linguiça com requeijão e cuscuz de assadeira.

Receitas de cuscuz

receita de cuscuz paulista

4 receitas de cuscuz para sua festa junina

Caldo verde

caldo verde com bacon

Essa receita aqui em casa não falta no inverno, ou em época de festa junina. Geralmente os festejos coincidem com o friozinho de junho, o que torna ainda mais gostoso esse caldo. Confira a receita aqui (mais leve) e essa receita de caldo verde típico português com calabresa, e bacon.

Sopa de ervilha

sopa de ervilha

Outra receita que adoramos e que é a minha preferida. Ainda no grupo de sopas e caldos quentinhos para sua festa junina, essa receita é super completa principalmente pelos cortes de carne suína, uma delícia! Compartilhando o meu segredinho mineiro, (não espalha tá, rss:)), para o caldo ficar com um gosto mais picante é só bater um pouco da calabresa no processador e acrescentar no caldo, fica maravilhoso!

Receita de sopa de ervilha completa

Empadão de Frango

receita de empadão de frango

Dispensa comentários, inclusive a minha versão de empadão de camarão, ajudou a conquistar até a sogra, acreditam? Pois é, e sempre que ela pede eu faço correndo é claro, pois o amor tem que ser cultivado não é mesmo?rs. Receita clássica de todas as regiões e indispensável na sua festa junina.

Receita de empadão de frango com massa de maionese.
Empadão de frango com requeijão.

Cachorro quente

receita de cachorro quente com molho especial

Quer coisa mais simples e gostosa do que um cachorro quente bem preparado? Sem dúvida ele tem o seu lugar garantido em qualquer festa. Modéstia a parte o meu cachorro quente faz sucesso e o meu marido é o maior fã. 🙂

Cachorro quente com molho especial – Este cachorro quente é para quem gosta do tradicional mais com um molho super especial e com muito recheio.

Torta de cachorro quente feita no liquidificador – Praticidade também conta principalmente quando o número de convidados é muito grande. Essa receita agrada a todos e é uma delícia!

Espetinho de carne

Espetinho de carne

Aqui em casa costumamos fazer sempre, e é uma delícia! E os Espetinhos fazem sucesso em qualquer festa junina, por isso selecionamos uma receita típica feita com alcatra e intercalada com pedaços de cebola, pimentão e bacon, veja.

Ingredientes

– 1 quilo de carne de alcatra. Pode ser outro tipo carne de sua preferência, mas como o normal é comer os espetinho sem talher, a alcatra cortada em cubinhos é bem macia para este fim;

– 1 a 2 cebolas grandes;

– 3 pimentões verdes grandes;

– 500 gramas de bacon;

– Sal, alho e pimenta do reino para temperar.

Modo de preparo

-Corte a alcatra em cubos pequenos e tempere a carne com um pouco de sal, alho e pimenta. Pode ser tempero pronto tipo Arisco por exemplo se preferir. Reserve.

– Corte em cubos o bacon, a cebola e o pimentão. Tome cuidado para não cortar os legumes em pedações muito pequenos, pois podem quebrar na hora de colocar nos espetinhos de madeira.

Montando os espetinhos

– Antes de preparar, deixe os espetinhos de madeira de molho dentro da água, no mínimo 1 hora antes;

-Após isso, intercalo um pedaço de carne, bacon e legume.

– Asse em braseiro bem quente ou diretamente em uma grelha.

Torta cachorro-quente

Foto: Ormuzd Alves

Torta cachorro-quente: as crianças irão adorar!

Torta de cachorro quente feita no liquidificador – Praticidade também conta principalmente quando o número de convidados é muito grande. Essa receita agrada a todos e é uma delícia!

Ingredientes

.3 ovos .3/4 de xícara (chá) de óleo .1/2 xícara (chá) de amido de milho .2 xícaras (chá) de leite .1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo .2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado .sal a gosto .1 colher (sopa) de fermento em pó Recheio: .1 colher (sopa) de azeite .1 cebola pequena picada .1 pimentão pequeno verde cortado em cubos .4 tomates sem pele e sem sementes picados .sal a gosto .1 colher (sopa) de salsa picada .5 salsichas aferventadas

Modo de preparo

No liquidificador bata os ovos, o óleo, o amido de milho, o leite, a farinha de trigo, o queijo ralado, o sal e o fermento. Recheio: Em uma panela aqueça o azeite, doure a cebola, refogue o pimentão e acrescente o tomate. Tempere com o sal e deixe cozinhar no fogo brando até o tomate se desmanchar. Polvilhe a salsa. Corte as salsichas ao meio no sentido do cumprimento. Unte com margarina um refratário, ponha metade da massa, espalhe o molho frio e distribua as salsichas. Cubra com restante da massa e leve para assar durante 40 minutos ou até dourar. Dica: Sirva esta torta com ketchup e mostarda para dar um gostinho especial.

#

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *