Compartilhe:

Festa Junina completa parte I: Receitas e dicas de decoração

Para organizar uma festa junina completa você precisa seguir alguns passos como por exemplo ver dicas de decoração e receitas típicas. Veja nessa matéria a primeira parte de como organizar uma festa junina perfeita.

Publicado por: Cida Ramos

receitas-festa-junina-todos-doces-tipicos-capa

Para organizar uma festa junina completa você precisa seguir alguns passos como por exemplo ver dicas de decoração e receitas típicas. Veja nessa matéria a primeira parte de como organizar uma festa junina perfeita. As nossas matérias foram divididas por partes. Nesta você vai ver sobre as dicas de decoração e algumas receitas típicas, a parte I, e nos links listados abaixo você pode ver os complementos.

Não se preocupe porque nas outras matérias tem muitas outras dicas, muitas receitas inclusive uma matéria com especial festa junina que você pode ver clicando aqui. Nela além de dicas você tem os links das matérias com receitas de doces, salgados, bebidas, e tudo mais para sua festa junina ser um sucesso!

 

Você poderá gostar de:

A Festa Junina completa parte II: Dicas de decoração de mesas e …

A Festa Junina completa parte III: Receita de pratos típicos …

Festa Junina completa parte IV: Receitas e pratos salgados para seu arraial

 

Dicas de decoração para a festa junina

A decoração da festa junina é um passo fundamental para deixar a sua festa com jeito da roça e bem caipira e colorida. Para decorar a sua festa junina basta você usar a criatividade utilizando várias tonalidades de bandeirinhas coladas no barbante, pode usar galhos de bambú para criar um estilo bem rústico, e montar uma fogueira com pedaços de tronco

Apesar de hoje serem festas católicas, as comemorações juninas antecedem o nascimento de Cristo. No hemisfério norte, diversos povos acendiam fogueira, cantavam, dançavam e preparam muita comida em junho, para saudar a chegada do verão e o início as colheitas. Muito tempo depois, os católicos passaram a associar esta celebração ao aniversário de São João, no dia 24 de junho. Mais tarde, os festejos incluíram também os dias de Santo Antônio (dia 13) e São Pedro (dia 29).

Ao longo dos anos, cada país acrescentou suas particularidades à festa e, mesmo no Brasil, cada região comemora de um jeito diferente. O que importa é não esquecer do ingrediente principal: a alegria. Se seu filhote faz aniversário neste mês, porque não fazer para ele uma festa diferente? Porque não fazer uma festa junina? E mesmo que ninguém assopre velinhas em junho, aproveite a ocasião para juntar os amigos e a família e se divertir!

Decoração  para festa Junina

decoracao-festa-junina

Bandeirinhas coloridas: compre folhas de papel de seda ou cartolina de diversas cores. Recorte bandeirinhas em formato triangular e cole-as em um fio de barbante. Prenda o barbante de um lado a outro da sala, da garagem ou do quintal. Faça várias fileiras de bandeiras, para dar um colorido especial à festa!

Fogueira: compre papel laminado nas cores vermelha e amarela. Amasse o papel de forma a imitar as labaredas. As folhas amarelas devem ficar na parte de dentro, para imitar a chama mais forte do fogo. Junte uns gravetos de madeira para colocar em volta e monte a fogueira.

Trajes para festa Junina

Idéias-de-trajes-para-festa-junina-roupas-de-caipira-das-famosas (1)

Para que todos entrem no clima da festa, é importante que venham caracterizados com trajes típicos. Para os cavalheiros, camisa xadrez, calça jeans com retalhos costurados, chapéu de palha; lenço no pescoço, bota de cano alto e bigode desenhado com lápis de olho. Para as damas, vestidos de estampas florais com babados e rendas, cabelo dividido em duas tranças e amarrado com fita, chapéu de palha, meia calça, sapato, batom de cor viva e sardas desenhadas na bochecha com lápis de olho.

Trilha sonora para festa Junina

O ritmo típico das festas juninas é o forró. Dentre os compositores e cantores mais requisitados, destaca-se o pernambucano Luiz Gonzaga. Durante a festa, a música deve ser constante, mas não muito alta, para não atrapalhar as conversas e não incomodar. Algumas músicas clássicas que não podem faltar:

Capelinha de melão, de João de Barros e Adalberto Ribeiro

Olha pro céu, meu amor, de José Fernandes e Luiz Gonzaga

Receitas deliciosas para sua festa junina

receitas-festa-junina-completa-parteIII-capa

Receitas de pratos salgados para festa junina

Receitas de bolos típicos para festa junina

Receitas de doces e salgados para festa junina

 

Veja também:

Idéias de trajes para festa junina: Roupas de caipira das famosas

Festa Junina como organizar :Dicas e fotos

 

# #

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *