Por: Cida Ramos

Decoração para festa Junina

A decoração da festa junina é um passo fundamental para deixar a sua festa bem colorida com jeito da roça, bem caipira e animada.

decoracao-festa-junina

Não é só o frio de chega no mês de junho, as comemorações da festa junina já começam a despontar em todo o Brasil, e nesta matéria você vai ver o passo a passo de como decorar uma festa Junina, e nos links abaixo outras dicas que podem lhe ajudar com todos os detalhes que você vai precisar, confira!

Com o mês de Junho chegando, lembramos que com ele as festas juninas estão ai pipocando pelo país. Que tal aproveitar e organizar uma festa junina com os seus amigos? Ou mesmo uma festa junina para quem faz aniversário? Para isso é importante realizar um bom planejamento, se organizar, usar a criatividade.

Veja também:

Festa Junina como organizar :Dicas e fotos
A Festa Junina completa parte II: Dicas de decoração de mesas
A Festa Junina completa parte III: Receita de pratos típicos

As idéias de decoração de festa junina valorizam a palha e os retalhos de pano, procurando deixar o evento com um visual robusto, aconchegante e típico do campo. É possível escolher alguns cantos estratégicos do espaço onde acontece a festa para decorar com cestas de vime, toalhas xadrez, enfeites de patchwork, espantalhos, gamelas cheias de milho verde, panelas de ferro, fogueira, chapéus de palha, entre outros elementos. Até mesmo frutas e legumes contribuem com a decoração quando adicionados de maneira adequada ao cenário de São João.

Decoração do espaço e do teto com bandeirinhas para festa junina

Bandeirinhas coloridas: compre folhas de papel de seda ou cartolina de diversas cores. Recorte bandeirinhas em formato triangular e cole-as em um fio de barbante. Prenda o barbante de um lado a outro da sala, da garagem ou do quintal. Faça várias fileiras de bandeiras, para dar um colorido especial à festa!

No teto e nas paredes pendure bandeirinhas feitas com papel gessado, estampado ou de scrapbooking. Detalhes como lampião, chapéu de palha e muita cor, não podem faltar!

Veja também

- Como fazer balões de papel para decorar sua festa junina

Fogueira: compre papel laminado nas cores vermelha e amarela. Amasse o papel de forma a imitar as labaredas. As folhas amarelas devem ficar na parte de dentro, para imitar a chama mais forte do fogo. Junte uns gravetos de madeira para colocar em volta e monte a fogueira.

Ideias para decorar a mesa de festa junina

Para decorar e mesa, você pode usar toalhas de tecidos de chita ou xadrez, papel colorido, ou ainda usar joguinhos americanos nestes padrões. No centro, coloque latinhas com flores do campo bem coloridas, vasinhos de cerâmica (ou até alumínio) com margaridas, azaleias ou violetas, ou recheie uma cestinha de palha com guloseimas e doces típicos como rapadura de leite, cocada, pé de moleque,  amendoim torrado, balas, pirulitos, etc.

Lembre-se: na festa junina vale tudo; nada é exagero. Veja a variedade de coisas que há nesta mesa e, mesmo assim, ela ficou lindíssima, certo? Inspire-se nesta ideia: vale decorar com palha, flores, tecidos diferentes e, até mesmo, aquelas panelas de ferro superantigas que eram da sua avó.

Mesa alegre

Decore a mesa da sua festa com rosas feitas com papel crepom, bandeirinhas coloridas e muitos doces. Opte pela mistura de cores claras, como o amarelo, rosa e azul. As Maçãs do amor também podem virar flores. Basta espetá-las em um espetinho de madeira e fazer as folhas com papel crepom verde. Dica: ao invés de decorar com as bandeirinhas em forma de varal, use fita de cetim e pendure uma por uma

Festa florida

As flores feitas com papel crepom são lindas. Espalhe várias pela casa. Você pode – e deve – usar tecidos com estampas florais, não só para cobrir a mesa, mas também para forrar os sofás ou bancos. A decoração fica supercharmosa

Muita criatividade para decorar o ambiente da festa junina

Veja como o tecido dá um charme especial à decoração. Encape, também, as almofadas e, se quiser, decore com as flores. Outra dica é pendurar nas paredes quadrinhos feitos com pratos de plásticos. Use a sua criatividade: você pode tanto pintar os plásticos, quanto fazer colagens com papéis coloridos, flores, imagens de santinhos e lantejoulas

Ideias de enfeites para festa junina

Os enfeites desde o teto até os cantinhos podem ser bem caprichados e ter a cara de festa junina. E quanto mais enfeitado melhor, afinal os detalhes fazem a diferença em qualquer tipo de decoração, e com o tema festa junina às possibilidades são infinitas.

Lembrancinhas para festa junina

As lembrancinhas para se dar no final da festa também podem ser com a carinha da festa junina, bem típica e cheia de charme.

Barraquinhas para festa junina

Se a sua festa junina for em um lugar amplo, uma escola, clube ou algo para um espaço maior, você pode ter barraquinhas para divertir os convidados, e se for uma festa de escola ou igreja por exemplo, ganhar um dinheiro para ajudar.

Saiba mais >> Brincadeiras antigas para animar sua festa junina

Comidas típicas que não podem faltar em uma festa junina

Pratos doces (Clique aqui e veja receitas)

– Canjica
– Pé de Moleque
– Maria Mole
– Arroz doce
– Doce de batata doce
– Quindim
– Pipoca doce
– Pamonha
– Curau de milho
– Paçoca
– Cocada
– Bolo de fubá  e bolo de fubá cremoso

Pratos salgados:( Clique aqui e veja receitas)

– Cachorro quente
– Cuscuz
– Caldo Verde
– Pipoca salgada
– Espetinho de churrasco
– Pinhão
– Milho Verde

Bebidas Típicas (Clique aqui e veja receitas)

– Quentão
– Vinho quente

Fotos:mdemulher /40forever.com.br

Tags:

Deixe um Comentário

7 respostas para “Decoração para festa Junina”

  1. Que decoração perfeita! Muito linda e de muito bom gosto adorei!

  2. Eliete S. Marques - disse:

    Adorei!! Você é muito competente!

  3. Eliete S. Marques - disse:

    Gostei das decorações de Festa junina. São muito
    bonitas!

  4. marcia disse:

    adorei as decorações me ajudou muito é bom saber que ainda existe pessoas boas dispostas a ensinar obrigado.

  5. Gisley Nunes Barbosa Feliciano Sergio disse:

    Adorei as ornamentações temáticas de Festa Junina, e gostaria de saber se você vende os espantalhos expostos na página. Moro em Ipatinga-MG. Favor responder o mais rápido possível. Caso você venda, favor enviar as formas de pagamento.

Deixe uma resposta