Compartilhe:

Filtro solar: Proteja-se! conheça os tipos e saiba como usar.

Sabemos que o protetor solar deve ser usado não só na praia, mas em qualquer lugar ou até mesmo época do ano, pois ele proteje a pele contra manchas evita cancer de pele futuramente. Se engana quem pensa que protetor solar serve apenas para o verão e para os dias de sol intenso: ele deve […]

Publicado por: Cida Ramos

organic-sunscreen-753552

Sabemos que o protetor solar deve ser usado não só na praia, mas em qualquer lugar ou até mesmo época do ano, pois ele proteje a pele contra manchas evita cancer de pele futuramente.

Se engana quem pensa que protetor solar serve apenas para o verão e para os dias de sol intenso: ele deve ser aplicado diariamente, não importa a estação ou a temperatura.
E, claro, não só pela manhã, antes de sair: é importante também lembrar de reaplicar o protetor solar facial durante o dia. Mas sem exagerar na quantidade do produto.
Quem quer usar o protetor, mas não dispensa a maquiagem, não tem mais do que se preocupar, já que muitas marcas de cosméticos oferecem maquiagem com filtro solar. Hoje em dia, já existe corretivo, pó-facial e até base com FPS, é só procurar.

Sol, mar, piscina, calor… São sinônimos de verão e de muita pele exposta. Os cuidados devem ser redobrados nesta época do ano e o uso do filtro solar deve ser diário. No mercado, existem vários tipos de protetores solares, com a ajuda da dermatologista Renata Janunes entenda um pouco mais deste universo.

A nossa pele tem diferentes necessidades e, por ser a parte mais delicada, o rosto merece muita atenção. A exposição ao sol sem proteção pode provocar o aparecimento de rugas ou manchas, além de causar câncer de pele. Por isso, aplicar o protetor solar convencional pode não ser suficiente. A escolha certa são os produtos específicos para proteger o rosto do sol.

Para tipos diferentes de pele, existem fórmulas diferentes de protetores. As loções cremosas são indicadas para quem tem pele seca. Caso sua pele seja oleosa, dê preferência para as loções oil free ou para o protetor solar facial em gel, que absorve mais rápido, não provoca cravos e espinhas e protege tão bem quanto os outros.

Saiba mais sobre filtro solar: Os diferentes tipos

Protetor Solar Físico

São chamados de inorgânicos ou minerais. Este tipo de filtro oferece uma proteção muito alta e resistente, mas é pouco usado, pois dá o efeito “esbranquiçado” na pele, devido à presença do óxido de zinco e dióxido de titânio. Alguns cientistas reduzem a quantidade desses componentes para evitar resíduos visíveis.

Filtros solares físicos que são uma boa escolha para pessoas que têm alergias aos protetores químicos, atuam como uma barreira ou como um espelho repelindo qualquer raio ultravioleta. É indicado para pessoas com a pele muito sensível, por que refletem os raios UVA e UVB.

De acordo com a dermatologista, as crianças podem usar este tipo de protetor, mas ela recomenda, “Até os seis meses de idade não é recomendada a exposição solar. Dos seis meses aos dois anos o ideal é usar filtro solar apenas físico. E a partir dos dois estão indicados os filtros infantis, que são compostos de produtos que causam menos alergia em crianças”, explica Renata.

Protetor Solar Químico

Os protetores químicos costumam conter produtos que absorvem apenas raios UVB, porém, há alguns que conseguem absorvem todos os tipos, o que também inclui o UVA. Os químicos são mais procurados na Dermage, por que são absorvidos pela pele e destinados a deter os raios UV antes que danifiquem a pele.

Quando a luz UV atinge as moléculas do protetor solar, a energia absorvida excita as moléculas, que liberam a energia como calor à medida que retornam a seu estado anterior. Ainda de acordo com a dermatologista Renata, qualquer pessoa pode usar este tipo de proteção. Ela ainda explica a forma correta de aplicar o produto: “O protetor químico deve ser aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol. No rosto e pescoço usa-se uma colher de chá. No tronco, uma colher de sopa para a parte da frente e uma colher de sopa para a parte traseira. Nos braços e nas pernas, uma colher de sopa também”, explica.

Dicas na hora de usar  e  os tipos de pele…

– Na hora de praticar esportes, opte pelo bloqueador solar. Ele protege por mais tempo e resiste melhor à transpiração em comparação ao protetor comum.

– Se você for loira ou ruiva, com pele clara, o fator mínimo indicado para o seu rosto é FPS30.

– Você pode até não usar nenhum creme, mas não esqueça do filtro solar. Ele é o melhor antirrugas já criado na opinião dos médicos especializados em pele.

– Para as peles oleosas, opte por um filtro solar em forma de gel. Ele espalha melhor e evita que sua pele fique ainda mais oleosa.

– Negras devem evitar filtros solares com dióxido de titânio, ingrediente que dá à pele um tom acinzentado.

– Nuca, orelhas e pés: não esqueça desses lugares sensíveis na hora de aplicar o filtro solar.

– Protetor solar deve ser passado diariamente, ainda que você fique a maior parte do dia na frente do computador.

 Fonte:suapele.blog.terra.com.br
iguatemiportoalegre.com.br
palpitedemulher.net

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *