Compartilhe:

Fondue de queijo e inverno: A combinação perfeita!

Romântica e ideal para os dias frios, o fondue de queijo é o complemento essencial para uma noite mais do que especial.

Publicado por: Cida Ramos

fondue-queijo-receita

Quer um prato mais do que especial para um jantar a dois? Então você vai gostar dessa receita de fondue de queijo, que é a pedida ideal para uma noite romântica.

Esta receita é a mais tradicional que leva o queijo Gruyère e o Emmental e que na minha opinião é a mais gostosa. É claro que existem no mercado a mistura pronta de fondue que é só esquentar e tá pronto. Mas sabe como é, produto industrializado, feito para dar lucro e o sabor nem se compara.

 

 

Veja também:

Fondue de chocolate

Queijos e vinho perfeito!

 

Portanto, se você quer deixar sua a noite perfeita recomendo fazer a receita manualmente, afinal não é difícil de fazer e fica muito mais gostoso. Preparadas(os)?

Receita especial de Fondue de queijo 

Ingredientes

– 250g de queijo Gruyère;
– 250g de queijo Emmental;
– 1 dente de alho;
– Pimenta-do-reino à gosto;
– 1 pitada de noz-moscada;
– 1 colher chá de amido de milho (maizena);
– 3/4 de um copo de vinho branco seco;
– 1 cálice de conhaque.
-1 colher de sopa de suco de limão

Modo de preparo 

– Descasque e corte o alho ao meio e passe nas laterais e no fundo da panela (ainda fria tá!). Esse processo vai “saborizar” a mistura com do alho. Nunca pique o alho e use na mistura pois o sabor vai ficar muito forte e vai tirar o gosto do queijo.

–  Ralar os queijos no na parte grossa do ralador e juntar em primeiro lugar o amido de milho (Maizena), depois  o conhaque, o vinho branco, o limão, acrescente a noz-moscada e a pimenta-do-reino, misture tudo e coloque em uma panela normal, leve ao foto para derreter, misturando bem. Se a mistura ficar muito mole, acrescente mais queijo, se ficar muito dura, coloque mais um pouco de vinho, até dar o ponto de um mingau grosso.

– Mantenha a chama do Réchaud,(aquele fogareiro que fica em baixo da panelinha de fondue que serve para esquentar),sempre com o fogo baixo. Coloque a mistura na panela do Fondue e  deixe esquentar um pouco mexendo para que a massa fique  homogênea e na temperatura ideal para ser degustada. – A partir desse ponto, já pode começar a degustar, espetando os pães, os legumes ou o que tiver preparado para a sua degustação.

Dica: Se for usar uma travessa para derreter previamente a massa, pode-se fazer no microondas usando a potência alta por 2 minutos.

fondue-queijo-passo-a-passo

Foto via:heatherlikesfood.com

Bom apetite!

Espero que tenham gostado da receita, deixem o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você