Por: Cida Ramos em: 25 de agosto de 2010

Formatura o dress code: Trajes adequados para você e para os convidados

Muitas pessoas têm dúvidas quanto à que roupa usar para ir a uma formatura. E uma das coisas a saber é que uma formatura em geral não é um evento único, mas sim composto por 3 eventos que possuem formas diferentes de se vestir.

formatura-ou-festa-para-eles-para-elas-e-convidados

Se você vai a uma formatura, é formanda, convidada, madrinha ou convidado e não sabe o que vestir, tire as suas dúvidas decifrando o dress code.Para saber o traje adequado a cada uma destas etapas basta ler com atenção esta matéria sobre Formatura:Trajes adequados para você e para os convidados e ficar por dentro de tudo!

A principal razão para tantas dúvidas é que não existe um dress code para formaturas; o estilo da comemoração pode variar muito. Alguns formandos só colam grau, outros preferem festas que lembram os tradicionais bailes norte-americanos e tem ainda aqueles que querem apenas uma balada entre amigos.

Existe outros de desejam um coquetel e depois um baile à rigor, e o que você vai vestir virá especificado no convite. O que você tem que fazer e decifrar o dress code e seguir as normas que vamos dar as dicas.

Veja também:

A roupa certa para cada etapa da sua formatura

Penteado para debutante, fotos e dicas do passo-a-passo

O dress code: o que vestir nas festas, para eles e elas!

A roupa certa para cada festa: O Dress Code, dicas e fotos!

 

Traje mais adequado para cada evento

Evento ecumênico – Missa 

Traje de evento ecumênico adequado para formandas:

formatura-missa-culto-ecumenico-para-elas

- missa:  vestidos no joelho, saias enviesadas com barras assimétricas. Pode conjunto de bermuda social, pode macacão. Evite decotes e brilho, guarde para o baile!

Traje de evento ecumênico adequado para formandos:

formatura-missa-culto-ecumenico-para-eles

Para o evento religioso,onde vão estar só os formandos e os parentes próximos a formalidade é menor. O traje é o esporte fino, então calça, camisa sem gravata dependendo do veio escrito no convite, ou com paletó mas sem gravata.

Colação de grau

Traje de colação de grau para formandas:

formatura-colacao-de-grau-para-elas

- colação: prefira um vestido ou conjunto de saia e camisa sem volume que não tenha babados ou detalhe que vá dar volume. Lembre-se, você irá cobrir a roupa com a beca!

Traje de colação de grau para formandos: 

formatura-colacao-de-grau-para-eles

Calça social, camisa sem gravata, sapato social. A beca vai cobrir tudo.

Coquetel 

Traje de coquetel para formandas:

formatura-coquetel-traje-para-elas

- coquetel: o estilo é semelhante ao do baile. Ouse nos bordados, brilhos e transparências. Prefira o longo: vestido  se curto que seja com tecidos finos e bordados, lantejoulas, cristais tudo pode.

Traje de coquetel para formandos: 

formatura-coquetel-traje-para-eles

Os homens tem que ir de terno, se no convite vier passeio completo, tem que usar o colete, gravata, paletó, calça, sapato social, meia (nada de meia branca), cabelo e barba perfeitos.Também é bom considerar como traje default um terno com ou sem gravata, tem que seguir o traje do convite.

Baile

Traje de baile para formandas:

formatura-coquetel-baile-traje-para-elas

- baile: escolha o vestido de seus sonhos! Se para o baile o convite vier com traje à rigor, use um longo, pode brilho, salto fino e cabelo e make impecáveis. Se for traje de gala, o rigor é ainda maior, você tem que gastar um pouco mais no modelito. Tem se ser deslumbrante, tecido fino, cristais, brilhos, fendas, decotes (não vá usar tudo junto né?), sapato salto fino, cabelo e make impecáveis.

Traje de baile para formandos: 

formatura-coquetel-baile-traje-para-eles

-Se para o baile o convite exigir apenas o traje à rigor ou black tie, você vai usar o Smoking, aquele terno sofisticado, com gravatinha borboleta, sapato social sem cadarço. Cabelo e barba perfeitos!
Se o baile for de gala, ai a sofisticação aumenta para ter que vestir casaca, (aquele terno que parece roupa de pinguim), super chic!

Dicas sobre o que usar na formatura para elas

Acessórios
É hora de investir em sandálias modernas, brilhos ou pulseiras chamativas. Arremate o cabelo com uma flor. Este penteado é jovial e combina com madeixas curtas e longas.

Comprimento longo
O longo não é obrigatório, mas dá glamour e sobriedade ao look, principalmente em eventos depois das 20h. Combine com sandálias altas e de tiras finas para deixar a silhueta mais elegante.

Decote
Ele é permitido, mas a roupa não pode limitar seus movimentos. Para um perfeito ajuste do tomara-que-caia, utilize barbatanas nas laterais do bojo e costure um elástico firme nas costas do vestido.

Comprimento curto
Usar vestido curto em formatura é moderno, porém o longo vai fazer você parecer mais sofisticada.  Evite caudas muito compridas. A dica é optar por uma roupa que dê liberdade para dançar.

Decifrando o dress code para elas 

Abaixo, um guia do que significa cada tipo de traje – geralmente especificados nos convites formais.

Traje esporte – feminino

Tipo de evento: almoços, exposições, churrascos, batizados, festas infantis.
Clima: simples e informal. Significa uma roupa descomplicada.
A roupa certa: peças avulsas como saias ou calças da estação + t-shirt ou suéter coloridos; terninhos esportivos, vestidos de alcinhas; ou calça + camisa branca; calças cápri.
Tecidos: crepes, algodões, linhos, tecidos com stretch (verão); veludos, malhas, camurças (inverno)
Acessórios: esportivos, como sapatilhas, botas, sandálias baixas; bolsa maior.

Traje passeio, esporte fino ou Tenue de Ville

Tipo de evento: Almoços, vernissages, teatro.
Clima: um toque de formalidade.
A roupa certa: blusas, túnicas, calças mais caprichadas; vestidos ; tailleurs ou terninhos.
Tecidos: algodões, microfibras, jérseis (verão); veludos, camurças, malhas, sedas (inverno).
Acessórios: sapatos ou sandálias de salto e bolsa maior para o dia, ou pequena para a noite. Belas bijuterias.
A roupa errada: look brilho total, com decotes ousados, joias poderosas.

Passeio completo ou Social – feminino

Tipo de evento: jantares, coquetéis, óperas, casamentos, comemorações oficiais. São trajes mais formais.
Clima: formalidade total. É hora de festa fina.
A roupa certa: vestidos curtos com detalhes de brilho, decotes, fendas e transparências; paletó + saia ou calça de tecidos nobres.
Tecidos: georgettes, chiffons, musselinas, shantungs, rendas.
Acessórios: sapatos ou sandálias de salto. Xales, echarpes e bijoux ou joias vistosas. Maquiagem mais nítida.
A roupa errada: saiu do trabalho de calça + blusa + bota + xale e deu uma passadinha.

Traje black-Tie, Tenue de Soirée ou Rigor – feminino

Tipo de evento: noites de gala, bailes, grandes premiações.
Clima: de requinte, sofisticado. É hora dos vestidos de baile, o clima é de sedução.
A roupa certa: vestidos longos ou curtos muito sofisticados. Decotes, transparências, brilhos, bordados preciosos.
Tecidos: poderosos, como brocados, tafetás de seda, shantungs, zibelinas, rendas, georgettes.
Acessórios: sapatos ou sandálias de salto bem altos. Estolas, casaquinhos preciosos, peles etc. Joias ou bijoux muito especiais.
A roupa errada: “pretinho” básico. Pior: com sapato ou sandália esportivo, tipo tamanco.

Dicas sobre o que usar na formatura para eles

Para os eventos que acontecem durante a noite, o ideal é optar por um terno escuro, que pode ser liso ou risca-de-giz. No caso do liso, pode ser usado com camisas de padronagens discretas e gravata lisa. Caso o homem prefira optar por uma gravata estampada, pode escolher entre padronagens como listras, bolinhas ou outro desenho que esteja em alta, mas sempre tudo muito discreto para não ficar deselegante.
Com ternos de cor neutra, como preto, cinza e azul marinho, é possível escolher qualquer cor de camisa. Sendo assim, a gravata deve ser do mesmo tom, porém mais escura que a camisa, ou ainda na cor do terno. No caso das gravata estampadas, essas devem ter a cor da camisa no desenho. Em caso de dúvidas, a camisa branca é sempre bem vinda, e não tem erro!
Terno ou costume?
O terno é composto de paletó, colete e calça, e o costume é usado sem colete. Por uma questão de clima, já que as festas de formatura acontecem no verão, a dica é usar a segunda opção.
Tecido faz a diferença?
Além da marca do terno, o que influencia no aspecto final e no preço é o tipo de tecido com o qual ele é confeccionado. Lã fria e as diferentes gradações de fios (100, 120, 200) se tornam o melhor tecido para nosso clima, por que não esquenta e pode ser usado o ano todo. Quanto maior a gradação de fios, mais caro é o tecido. Se a grana estiver curta, a lã tropical pode ser uma opção.
O corte garante o caimento?
Quando experimentar um paletó, veja na frente do espelho se ele aberto não descola do corpo. O bom corte da peça é estruturado e faz com que ele não deforme, mesmo quando aberto. O mais atual é o “slim fit”, com a silhueta rente ao corpo.
O ombro é a melhor medida?
A numeração do costume é diferente das outras peças do nosso guarda-roupa. O paletó leva em conta o tamanho do tórax – se ele mede 96 cm, a medida é 48. Não se preocupe, a maioria dos atendentes saberá qual é a sua numeração. O mais importante é que tenha a exata medida do seu ombro, nem mais, nem menos.
Ajustes são gratuitos?
A maioria das lojas pede alguns dias para fazer os ajustes necessários, como uma manga menor ou a barra da calça, por exemplo. Na maioria dos casos, o serviço é gratuito. Então, não deixe para a última hora.

Cores sóbrias são as ideais?
Geralmente as festas de formatura acontecem à noite, então, não invente. As melhores cores são as mais tradicionais mesmo: azul-marinho e cinza. Muitos brasileiros adoram os de cor preta. Cuidado, eles devem ter um corte e tecido impecáveis para que você não pareça mal vestido. Outras opções para sair do óbvio são os de risca-de-giz ou de tecidos maniquetados, que têm o efeito listrado no próprio tecido, pelo contraste de opaco e brilho ou de diferentes relevos.
Um, dois, três botões, qual o melhor?
O abotoamento é um dos fundamentos do paletó. O de um botão substitui o tradicional smoking em cerimonias de gala e é o que combina melhor com uma gravata preta. O de dois botões é o mais atual, mas não caiu (ainda) nas graças dos brasileiros. O de três botões é o mais comum e mais fácil de ser encontrado. Lembre-se sempre: se for de dois ou três, o último botão (mais próximo da calça) sempre fica desabotoado.
Escolha bem a camisa faz a diferença
As camisas lisas são as mais formais e, portanto, as melhores para este momento. A branca é mais clássica e não tem erro na hora de combinar com o terno e a gravata. Outras cores em tons claros, como azul e rosa, são opções que podem ser consideradas.
Faça da gravata o seu toque pessoal
No meio de tantos ternos da mesma cor, a gravata se torna a maior responsável para que você se destaque neste dia. As lisas são as mais formais, mas as listradas (regimentais) permitem maior diversidade na escolha. Para o mais modernos, gravatas borboletas estão em alta.
Sapatos têm poucas cores, mas muitas opções de modelos
Os sapatos sociais são pretos ou marrons escuros, não tem jeito. Com poucas opções de cores, os modelos são bem variados: lisos de amarrar, com fivela, diferentes texturas etc. Lembre-se de que sapatos novos devem ser amaciados com antecedência. Sem contar que eles devem estar bem engraxados! Antes de começar é preciso deixá-los limpos e sem pó. Passar pomada ou graxa da cor do sapato ou incolor, deixar secar, Passar uma flanela com vigor ou escova de cerdas macias para dar brilho.

O dress code para eles

Traje esporte –  masculino

Tipo de evento: almoços, exposições, churrascos, batizados, festas de crianças.
Clima: simples e informal. Significa uma roupa descomplicada.
A roupa certa: calças de brim ou de gabardine cáqui ou jeans, com camisas esportivas ou suéteres. No inverno, jaquetas ou parcas de couro ou camurça.
Sapatos: os esportivos, como mocassim, sapatênis e tênis (menos no batizado). No inverno, calçados abotinados de camurça.
A roupa errada: bermudão + camiseta do time + chinelo. Ou no extremo oposto: terno e gravata.

Traje passeio, Esporte Fino ou Tenue de Ville – masculino

Tipo de evento: almoços, vernissages, teatros.
Clima: um toque de formalidade.
A roupa certa: se o evento for antes das 18h, camisa + calça esportiva, tipo cáqui, com blazer. Outras opções: terno de cor clara com ou sem gravata; ou blazer escuro com calça, com ou sem gravata. Se o convite vier com “tenue de ville”, use gravata – seja dia ou seja noite, mesmo com blazer ou jaqueta. À noite, terno com gravata – valendo os ternos claros se for verão.
Sapatos: sociais. Mocassins pretos ou marrons.
A roupa errada: jeans.

Passeio completo ou Social – masculino

Tipo de evento: jantares, coquetéis, óperas, casamentos, comemorações oficiais.
Clima: formalidade total
A roupa certa: terno escuro com camisa social e gravata*.
Sapatos: sociais pretos.
A roupa errada: qualquer opção fora do terno e gravata. E mais: acessórios marrons em geral e ternos marrom.

Traje Black-Tie, Tenue de Soirée ou Rigor – masculino

Tipo de evento: noites de gala, bailes, grandes premiações.
Clima: de requinte, sofisticado.
A roupa certa: smoking. Tradicional ou variações mais modernas – como substituir a camisa branca por uma preta e dispensar a gravata borboleta – são toleradas hoje em dia.
Sapatos: lisos de verniz, ou pretos de couro, de amarrar.
A roupa errada: o seu melhor terno escuro.

*Hoje em dia, o colete não é mais obrigatório, mas vale saber que terno = calça + paletó + colete.

Dicas de trajes para convidados, convidadas e madrinhas

A formatura acontece em etapas e para cada uma delas existe um tipo de traje adequado, inclusive para o dia ou para noite. Os convidados ou convidadas, ou madrinhas vão se vestir de acordo com o traje solicitado no convite. Normalmente sempre mais discretos do que os formandos. No caso do evento durante o dia as mulheres podem ir com vestido curto, dois dedos acima dos joelhos, e os homens traje passei, camisa sem gravata. Para os outros eventos, segue-se de novo o que pede o convite. As mulheres devem ser discretas e deixar que as formandas brilhem mais, portanto usem menos brilho e cores mais discretas.

Já a roupa das convidadas para a formatura podem ir de longo, longuete ou com um vestido curto bem sofisticado. Não há restrição de cor, mas evitem o branco, que já se tornou uma cor de noiva ou debutante. Vale lembrar que calça ou saia + blusa não são uma opção para o black-tie!
Agora, se no seu convite vier especificado traje social ou passeio completo, a roupa ainda é formal, mas não é mais hora nem de longos, nem de smokings. Prefira os curtos chiques e, para eles, terno escuro, com camisa social e gravata.
Se no convite para o baile, vier escrito traje à rigor significa que o baile é de gala. Os homens usam casaca e as mulheres longos, sofisticados, sandálias ou sapatos salto fino, cabelo e make impecáveis.
Para as convidadas ou madrinhas vale o mesmo, o evento pede traje de passeio, cores discretas evitando decotes ou saia curta.

Fonte:chic.ig.com.br/ Terra/cabelomasculino

Deixe um Comentário

Uma resposta para “Formatura o dress code: Trajes adequados para você e para os convidados”

  1. […] Por: Cida Ramos fonte: http://www.portaltudoaqui.com.br/formatura-trajes-adequados-para-voce-e-para-os-convidados/ […]

Deixe uma resposta