Guirlandas de Natal: fotos e ideias para decoração natalina

Final de ano chegando e é hora de pensar na decoração de Natal. Inspire-se e aprenda a fazer em casa as lindíssimas guirlandas de Natal!

Guirlandas de natal com laços vermelhos e fitas.

Como o Natal se aproximando nada melhor que começar enfeitar a casa para entrar no clima natalino. E uma das decorações desta época mais tradicionais são as guirlandas de Natal.

Graciosas e deliciadas e algumas outras até mesmo extravagantes, as guirlandas natalinas traduzem bem o espírito de Natal. Mesmo para as pessoas que gostam de uma decoração mais minimalista e sem muitos enfeites, as guirlandas sempre tem um espaço reservado justamente pela variedade de tipos, formas e materiais que elas podem ser feitas.

Mas você sabe qual a origem das guirlandas de Natal? Como se trata de uma tradição muito antiga, dependendo do país a interpretação pode ser diferente.

Na tradição Cristã, acredita-se que a guirlanda possa representar a coroa de espinhos usada por Jesus Cristo na sua crucificação. As folhas representariam os espinhos, as frutas e enfeites vermelhos, o sangue de Cristo.

Veja também >> Decoração criativa, baratinha para o Natal : Dicas e tutoriais

Já os povos Eslavos, das regiões de frio intenso criavam uma guirlanda com folhas verdes, galhos, ervas e flores da primavera. Assim, eles acreditavam manter a preservação do verde com símbolo de renovação, e o florescer da vida durante o inverno. Bonito né?

Mas uma coisa é unanimidade em todas as culturas que celebram o Natal, as guirlandas representam a chegada do Espírito Natalino, e deixar a frente da casa com esta decoração é dizer que ali existe a compaixão, a paz e o amor ao próximo.

Quer inspiração melhor para fazer as nossas guirlandas em casa? Então vamos as ideais!

Separamos mais de 100 de guirlandas de natal para você criar a sua. Use a criatividade pois você pode usar várias materiais diferentes para fazer a decoração.

Guirlandas de Natal 2018

Separamos as fotos por alguns tópicos e tipos de matérias que você pode fazer a sua guirlanda, veja:

Como fazer uma guirlanda de Natal

Esse passo a passo é bem fácil de fazer e os materiais necessários você podem encontrar em casas de festa e até mesmo em lojinhas de 1,99.

Materiais:

  • Tesoura, arame ou cabide de arame e cola quente
  • 1 festão simples ou nevado (eu acho o nevado muito lindo!)
  • Bolas de Natal ou bolas de enfeite as sua preferência
  • Laços e fitas largas
  • 1 Pinha grande. Se preferir, você pode pintar a pinha com spray dourado.

Fazendo a Guirlanda

  1. Faça um círculo com o arame do tamanho que você quiser a sua guirlanda ou abra o cabide até formar um círculo.
    arame de construção ou cabide de arame.
  2. Vá enrolando o festão no arame use cola quente para fixa-lo. Se preferir, pode fixar também com pedacinhos de arame (aqueles de amarrar saco de pão).
  3. Amarre a pinha com um barbante e fixe as laços com barbante ou cola quente. A pinha vai ficar como destaque da guirlanda.
  4. Fixe as bolinhas de Natal com barbante ou cola quente.

Abaixo você pode ver o tutorial completo:

Tutorial e vídeo da SmartVille

Guirlandas simples para o Natal

Nossa primeira seleção de guirlandas segue basicamente o tutorial acima. Uma base de arame, festão da sua preferência e muita criatividade para escolher os enfeites.

Aqui vale você variar os enfeites para criar uma guirlanda personalizada e com a cara que mais combine com a sua casa. Se você gosta dos temas mais rústicos, evite enfeites com muito brilho ou então dê destaque a um objeto que chame a atenção. Agora, se você gosta das bolinhas de natalinas, varie nos tons e cores para criar um contraste e tente sempre focar em um objeto principal para destacar como uma meia natalina, trenó bonito, um laço grande ou até mesmo um estrela de Belém.

Guirlanda simples com lacinhos vermelhos.

Guirlanda simples com festão nevado.

Dourado decora

Laços grandes e festão nevado na guirlanda.

Souven Art

guirlanda com galhos verdes
Etsy

Essa guirlanda da foto acima, usa um recurso bem interessante para deixar ela com aspecto bem natural e vivo, os galhos de pinheiro. Se você não tem um pinheiro para utilizar os galhos, um ideia é aproveitar aquela árvore de Natal velha que não ser mais usada e utilizar os galhos que estão bons.

Guirlanda verde e natural

guirlanda verde.
The girl inspired

 

Guirlando com frutos vermelhos e folhas verdes.
Christmasessen

Fazendo uma guirlanda com base de papelão

Esse é um tutorial é bem simples e o resultado fica lindo. A base é feita com papelão, festão de sua preferência com laços e fitas.

Créditos: Lidy Almeida

Uma guirlanda diferente

Etsy.com

Para quem gosta de fazer diferente, essa guirlanda foge do formato circular tradicional. Ela é mais rústica e natural com galhos afixado em uma base reta.

E para fazer é simples, basta usar um pedaço de arame de 40 a 50cm de comprimento e ir entrelaçando os ramos de galhos de arvore de natal. Como esses galinhos possuem uma haste de arame, basta ir entrelaçando no arame de base até formar o tamanho da guirlanda.

Para finalizar a decoração, pinte pinhas pequenas com spray dourado ou prateado para dar destaque. Afixe bolinhas de natal pequenas ou enfeites que imitam frutas vermelhas. Se preferir, finalize no topo da guirlanda um laço vermelho com laterais douradas (se for rústico, vai combinar mais!). Pronto!

Decoração natalina usando uma peneira velha.
Mommahenscoop.com

Olha só que legal e criativo! Usando um peneira de fubá antiga ou até mesmo aquelas peneiras de construção, já funciona como uma base perfeita para uma guirlanda rústica.

Com poucos materiais você cria uma decoração super criativa. Perceba que com apenas alguns ramos e flores sintéticas foi possível criar o contraste verde de renovação e um laço rústico para dar o destaque. Perfeito!

Para o laço, você pode usar pedaço de vime ou se quiser, cordinhas de sisal para a amarração.

Veja também

Decoração chic e criativa para o Natal e festas sem gastar muito!

Enfeites de Natal feitos com material reciclável

Veja outros modelos deferentes de guirlanda que fogem do formato tradicional:

Guirlandas rústicas e criativas

Uma guirlanda clássica e cheia de bolas de Natal!

Se você gosta de uma guirlanda clássica, esse tutorial mostra como fazer uma decoração usando arames e muitas bolinhas de Natal. Existem uma variedade e bolinhas para decoração natalina. A ideia é varias os tamanhos e escolher os tons que mais combinam entre si. No tutorial, foi escolhido as bolas douradas e vermelhas, mas você pode criar por exemplo, com bolas prateadas e tons pastel. Fica lindo também!

Créditos do canal Ideias Personalizadas DiY

Guirlanda de Natal em feltro

O feltro é um excelente material para confeccionar as guirlandas pois a gama de estampas é muito variada. Por isso que as guirlandas em feltro também são utilizadas na decoração de quartos de bebê, criança ou simplesmente em um tema que se possa usar na casa em qualquer época do ano.

No tutorial abaixo, a base é feita de papelão ou um pedaço de madeira para artesanato cortada no formato que quiser (em lojas de artesanato já existe o modelo pronto!) e revestida com o feltro nas estampas especiais de Natal, veja:

Créditos para Feltros Santa Fé

Guirlanda em feltro e flores

Essa guirlanda de Natal também leva o feltro na decoração e deferente das outras que vimos até agora, a base é feita de isopor. Uma dica legal para forrar a base da guirlanda é o tecido de juta, que fica com um visual muito bonito. Essa tecido de juta por exemplo, pode ser usado também para fazer um laço decorado para destacar a guirlanda nos tutoriais anteriores. Basta soltar a criatividade!

Já as flores utilizadas no tutorial, são feita de feltro. Mas você pode usar flores já prontas em lojas de artesanato.

Créditos para: Menina Arteira by Eli

Guirlanda de Natal em EVA

Se você gosta de se aventurar no artesanato, esse modelo de guirlanda é muito bonito e gostosos de fazer. Ela foge um pouco do tradicional pois ela é repleta de flores fita em EVA. A confecção da guirlanda em se é muito simples, a gostoso desse tutorial é criar as flores em EVA, veja:

Créditos para: Patrícia Constantino Calderini

Guirlanda feita garrafas pet

Reutilizar os materiais que temos em casa para criar as nossas decorações natalinas é muito importante, tanto para o nosso bolso quanto para o meio ambiente. Seja as garrafas de água mineira, refrigerante ou qualquer outro tipo de embalagem pet, dá para fazer enfeites lindos usando a criatividade e um pouco de boa vontade. Entretanto, não pense que a decoração por ser com material reciclado irá ficar devendo em beleza, muito pelo contrário, essa guirlanda é elegante e moderna.

Nesse tutorial, você vai precisar de algumas garrafas pet, tinta spray douradas ou prateada e enfeites de natal de sua preferência (laços, fitas, sinos, etc.). Veja mais:

Crédito do canal Ver mais Maringá

Guirlanda de Natal rústica

Em tons mais neutros e materiais rústicos, essa guirlanda ficou muito bonita e moderna. A base principal do enfeito é feito em cipó que você pode encontrar em algum mercadão de utilidades da sua cidade. Se você não encontrar o cipó, você pode enrolar uma base de papelão Paraná (aquele papelão mais grosso e resistente) com uma corda grossa bem rústica que você encontra em veterinárias ou mercadões de artesanato.

Os enfeites podem ser variados mas o detalhe para manter a rusticidade da guirlanda é manter um grupos de cores parecidas, como você perceber no vídeo. Vá encaixando os enfeites utilizando cola quente ou entrelaçando, caso o enfeito possua um cabinho de arame. Veja o tutorial completo:

Créditos do canal Página da Kika

Outros modelos de guirlanda rústica

Guirlandas rústicas
Imagens: Etsy.com

Acima, você ver alguns modelos que utilizam materiais reciclados como um aro de bicicleta, um chapéu, galhos e cipós.

Concluindo

Selecionamos aqui os tutoriais de guirlandas mais simples e com materiais acessíveis assim, todos que quiserem fazem em casa conseguirão sem problemas. O foco na confecção dos enfeites é usar a criatividade e criar seus próprios arranjos. Dessa maneira, você irá conseguir criar um enfeite que combine com seu ambiente.

E vocês, já fizeram alguma decoração natalina em casa? Conta pra gente nos comentários!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.