Hidratação para os cabelos com soro fisiológico

Aprenda como é fácil cuidar dos cabelos fazendo uma receita caseira de hidratação para os cabelos com soro fisiológico e ter ótimos resultados!

Publicado por: Cida Ramos
Soro fisiológico para hidratar os cabelos
Fotos: Reprodução/Instagram.

Quando abordamos algum assunto relacionado a hidratação para os cabelos, receitas, misturinhas e produtos aparecem aos montes para resolver os nossos problemas.E o soro fisiológico é uma destas opção simples, barata e que você pode usar sempre sem medo de estragar o cabelo, e hoje você vai aprender como fazer uma hidratação para os cabelos com soro fisiológico.

Com o passar do tempo, usamos tantos produtos nos cabelos que acabamos por sobrecarregar os fios e terminamos por esquecer do básico que também funciona.

Esse método ficou mais conhecido depois que a atriz Juliana Paes revelou em uma entrevista que usava o soro fisiológico uma vez por semana como enxágue dos cabelos durante o banho. Ninguém duvida que os cabelos dela são bonitos né? Por isso, pesquisamos e testamos para ver como usar o soro fisiológico pode deixar o nosso cabelo mais bonito e hidratado.

O soro fisiológico é bom para cabelos?

A “matemática” simples de como cuidamos do nosso cabelo diariamente é o suficiente para entendermos com o soro fisiológico ajuda a hidratar os fios.

Quando lavamos os cabelos usamos o shampoo, certo? Pois bem, o shampoo tem a função exclusiva de limpar os fios das impurezas do dia a dia, simples assim. E para isso, ele tem um pH que abre as escamas dos fios no processo de limpeza, e isso deixa os fios mais expostos.

Depois dos cabelos limpos, as escamas estão ali, abertas para quem quiser chegar e é nessa hora que a gente usa um condicionador ou um creme de hidratação. E o que ele faz? Hidrata os fios (com os mais variados tipos hidratantes, dependendo do produto) pois as escamas estão expostas e principalmente, fecha novamente as escamas dos cabelos para que os fios fiquem mais macios e conservem a hidratação, oleosidade e umidade natural.

E é justamente nesse momento, depois de lavar os cabelos com shampoo e usar o condicionador, que você pode fazer a hidratação para os cabelos com soro fisiológico, pois o pH dele é neutro e muito próximo do natural dos nossos cabelos.

Como o soro é uma solução isotônica composta de água destilada e glicose, quando aplicados nos cabelos sua função principal é de ajudar a fechar as escamas dos fios com eficácia.

Com fios mais hidratados, os cabelos conservam mais a sua oleosidade natural e umidade, evitando o frizz e o aspecto ressecado dos cabelos.

Como fazer hidratação para os cabelos com soro fisiológico 

  1. Lave os cabelos normalmente com shampoo e enxague bem.
  2. Aplique seu condicionador ou creme de tratamento respeitando o tempo de ação de cada produto. Exangue bem com água fria ou morna.
  3. No último enxágue, já com os cabelos limpos e hidratados, enxague bem os cabelos com o soro fisiológico.

Simples não é? Seus cabelos vão ficar mais brilhosos e com um balanço natural. O soro penetra mais facilmente nos fios devido aos seu pH neutro, como mencionamos anteriormente.

Quantas vezes na semana eu posso usar?

Como o soro é uma solução isotônica, você pode usar a hidratação para os cabelos com soro fisiológico todos os dias que sem problemas. Mas usando duas vezes na semana já possível ter excelentes resultados.

Mas não é só no enxágue que ele pode ser usado. Selecionamos algumas receitas para hidratar o cabelo com soro fisiológico em combinação com outro produtos hidratantes e assim, potencializar os efeitos nos cabelos.

Receitas caseiras para hidratar os cabelo com o soro fisiológico

Spray umidificador hidratante

Essa receita é excelente para usar quando o seu cabelo estiver com friz, ressecado ou com muito volume. Você vai precisar:

  • Embalagem spray 200 ml. (é mais fácil para levar na bolsa!);
  • 100ml de soro fisiológico;
  • 1 tampinha de Bepantol líquido;
  • 1 colher de sopa do seu leave-in favorito (opcional).

Coloque todos os ingrediente na embalagem spray, misture bem e borrife nos cabelos quando eles estiverem secos ou com excesso de volume.

Esse spray é ótimo para você levar na bolsa e usar naqueles dias de “bad hair”.

Aqui tem outra receita de umidificador caseiro para os cabelos.

Máscara super hidratante com soro fisiológico

Se você gosta de usar receitas caseiras para turbinar a hidratação dos cabelos, essa receita é bem simples e pode ser usada uma vez a cada quinze dias.

Separe os seguintes ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de óleo de coco;
  • 2 colheres de creme de hidratação com possua algum tipo de óleo (Argan, silicone, semente de uva)
  • 3 colheres de sopa de soro fisiológico

Misture bem e após lavar os cabelo, aplique a máscara de deixe agir de 15 a 20 minutos. Enxágue bem com água fria ou morna.

O óleo de coco vai penetrar nos fios e irá hidratar os cabelos, já o creme de hidratação com algum tipo de óleo vai ajudar a selar (cria uma capa protetora) os fios deixando eles mais brilhosos e macios. E o soro complementa o tratamento fechando as escamas dos cabelos.

Gostaram das dicas? Se você já experimentou ou vai experimentar, deixa um comentário pra gente logo aí em baixo.

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *