Compartilhe:

Implante Dental. Tudo o que você precisa saber sobre este procedimento.

Entenda o que é o implante dental e veja se você é um candidato a aderir ao tratamento

Publicado por: Cida Ramos

Sorriso1 (Small)

Um belo sorriso é um cartão de visitas, atrai a atenção, cativa e aproxima as pessoas. E segundo pesquisa realizada nos Estados Unidos, faz bem ao coração.

Veja também:

Dicas sobre higiene saúde oral

Claro porque ter uma boca saudável,  poder sorrir sem reservas, melhora a auto-estima de qualquer um e todos querem ter um sorriso perfeito. Há quem não possa mostrar os dentes justamente pela falta de alguns deles. É comprovado que cerca de metade dos adultos acima de 45 anos apresenta falta de um ou mais dentes. O que é confirmado pelo Drº Herley de Melo Tobias Cirurgião-Dentista, Implantodontista/Periodontista.

Atualmente, modernas técnicas de implante dentário permitem corrigir essas perdas e restaurar a capacidade de mastigar, falar e conviver das pessoas que perderam seus dentes. A perda de dentes acarreta uma série de conseqüências importantes. De imediato, prejudica a mastigação, a fala e a sociabilidade da pessoa, tirando sua confiança ao falar, rir ou sorrir. Em médio prazo, prejudica a configuração de todos os dentes da boca, já que a perda do dente provoca um deslocamento lento dos outros dentes, modificando o que popularmente chamamos de “mordida”, a posição dos dentes na boca. A longo prazo, problemas ósseos e de gengiva podem surgir.

Felizmente o problema solução e a técnica mais empregada atualmente é o implante ossointegrado. Procedimento que consiste em ‘parafusar’ no osso da mandíbula, ou do maxilar, no local onde existe falha, uma pequena peça confeccionada em titânio comercialmente puro. E em outra etapa é feita a instalação de uma coroa (ou seja, o dente artificial), que pode ser imediata ou levar alguns meses, dependendo do caso. Não existe risco de rejeição nesse processo, porque o material utilizado possui um excelente grau de compatibilidade com o organismo humano.

Contudo, antes de iniciar o processo, o dentista faz um exame clínico e solicita uma radiografia panorâmica da boca, que permite a medição da quantidade de osso disponível. Recomenda-se exames complementares para melhor avaliação do paciente.

Doenças gengivais, cáries, infecções e tratamento de canal contra-indicam a colocação de implantes, eles itens precisam ser tratados previamente. Diabéticos ou hipertensos necessitam avaliação prévia dos médicos que acompanham a doença antes de se submeterem  à esta técnica dentária.

O que é implante dental?

O implante constitui-se basicamente na introdução cirúrgica de um parafuso de titânio no osso alveolar (maxilar ou mandíbula).

Este parafuso substitui a raiz do dente, por isso chamado de “raiz artificial”. É nele que se fixa a prótese dentária.

O implante proporciona conforto e eficiência na mastigação e na fala, de forma bastante similar aos dentes naturais, além de devolver beleza ao sorriso e qualidade à saúde bucal.

Para quem é indicado o Implante?

Você é um candidato ideal caso:

Seu crescimento maxilar esteja completo;

Sua prótese removível não esteja confortável e/ou esteticamente adequada;

Falte estabilidade e retenção em sua prótese removível;

Sua prótese o deixe inseguro ;

Tenha dificuldade na mastigação;

Necessite de auxílio nos movimentos dos tratamentos com aparelhos ortodônticos.

Finalidade do Implante

Recuperar a função dos dentes e a beleza do sorriso: preenchendo espaços de dentes ausentes, condenados ou próteses removíveis e fixas, quando estas por algum motivo não agradam ao paciente.

Melhoria na qualidade da mastigação: com o implante a sobrecarga em dentes remanescentes diminui.

Frear a reabsorção óssea: o osso alveolar sustenta os dentes para permitir a mastigação.Quando a pessoa perde um ou mais dentes, esse osso perde sua função e é reabsorvido pelo organismo. Ocorrendo a reabsorção, as consequências estéticas e funcionais debilitam progressivamente a mastigação e a arcada dentária.

Fases do Implante

1. Exames clínicos e diagnóstico

Nesta fase será avaliada a sua história clínica e efetuados os exames complementares.

2. Cirurgia para instalação do implante

É um processo simples e particular a cada tipo de tratamento e paciente. Iremos orientar-lhe sobre cada passo desse processo.

3. Pós Operatório

A recuperação de um implante dentário é muito rápida.Informaremos todos os procedimentos para que sua recuperação ocorra de forma eficiente e sem dor.Se necessário,receitaremos medicamentos para ajudar na recuperação. É fundamental que o paciente siga a risca todas as instruções passadas.

4. Moldagem, confecção e instalação da prótese dentária

Podem ser feitas imediatamente após a instalação dos implantes ou de 3 a 6 meses após a fase cirúrgica, dependendo do tipo de osso e do local do implante.

5. Manutenção e higienização bucal

A manutenção e a higienização adequadas são fundamentais para o sucesso do implante. Orientaremos qual é a melhor forma de você cuidar da sua prótese.Mas vale lembrar que uma correta higienização bucal e visitas periódicas ao dentista são essenciais.

Dúvidas Frequentes

E um tratamento doloroso?

Em todo processo a nossa preocupação é com o bem-estar do paciente.Apesar dos medos geralmente associados à imagem do dentista, a verdade é que a odontologia moderna dispõe de maios muito avançados para fornecer ao paciente um tratamento de primeira qualidade e sem dor, tanto na colocação dos implantes como nos dias seguintes ao procedimento.

Quais são os resultados?

Os resultados de implantes são estáveis, mais de 93% dos casos são concluídos com sucesso.Uma boa higiene bucal e consultas de manutenção são essenciais para o bom funcionamento da prótese.

Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo de duração do tratamento depende do caso de cada paciente. Iremos passar-lhe esta informação após analisar seu caso.

Fonte:
Dr. Herley de Melo Tobias – Cirurgião Dentista

Formação
-Graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)  1997
-Pós Graduação em Implantodontia 1999
-Pós Graduação em Periodontia 2008

Atividades
-Consultório em São Gabriel do Oeste e Coxim desde 2003, atuando na área de Implantes Dentários, Periodontia e Clínica Geral.
-Professor do Curso de Especialização em Implantodontia da Base Aérea de Campo Grande
-Professor do Curso de Especialização em Implantodontia do Sindicato dos Odontologistas Mato Grosso do Sul

Contatos:

Endereço: Rua Rio de Janeiro, 1130 – Centro
São Gabriel do Oeste – MS
Telefones: (67)  3295 – 2665
                (67)  9906 – 9496
Email: herley@terra.com.br

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *