Compartilhe:

Joelho – Receita de Pão recheado enroladinho com presunto

Aprenda a fazer essa receita deliciosa de joelho ou enroladinho de queijo com presunto, perfeito para o lancha a qualquer hora!

Publicado por: Cida Ramos

joelho-pao-recheado-com-queijo-presunto-enroladinho-de-presunto

Perfeito para o lanche, para uma festa, para um piquenique ou viagem. Ele substitui uma refeição e agrada a todos os gostos. No Rio de Janeiro é conhecido como joelho, em outros lugares como enroladinho de queijo com presunto, mas não importa o nome que ele tenha, o que importa é que é uma delícia!

Esta receita é tradicional de família a gerações e é muito boa.  O rendimento é de 2 pães grandes o que fatiando dá mais ou menos uns 20 pedaços.

 

Receita de Joelho – Pão recheado enroladinho com presunto

 

Ingredientes

Massa:
500 g de farinha de trigo
3 ovos inteiros
2 colheres (sopa) de margarina
2 tabletes de fermento biológico
1 xícara (chá) de leite morno
1 colher (sobremesa) de açúcar
Sal a gosto
1 gema para pincelar

Recheio:
1 cebola picada
3 tomates picados
300 g de presunto
300 g de mussarela
Sal e orégano a gosto

 

Modo de Preparo

Recheio

Em uma panela refogue a cebola, junte o tomate, acrescente sal e o orégano e deixe esfriar.

Massa

Aqueça o leite deixando ele morno (não deixe ficar muito quente), acrescente o açúcar e o fermento biológico e deixe crescer por mais ou menos 40 minutos. Reserve

Em uma vasilha grande adicione a farinha junte o fermento já crescido acrescente os ovos inteiros e a margarina. Misture muito bem, depois sove a massa até que fique homogênea.

Corte com uma faca e verifique se a massa está cheia de buraquinhos. Cubra a massa e deixe descansar por 30 min.

Depois de crescida reparta a massa em 2 partes. Abra-as massas com um rolo e espalhe o refogado já frio e cubra com a mussarela e o presunto, enrole como um rocambole, fechando bem as pontas para não vazar o recheio. Pincele com gema e depois coloque os pães em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno médio por 20 minutos aproximadamente.

Dica: Ligar o forno na hora de assar para que o forno não fique muito quente e os pães não fiquem crus por dentro. Se preferir pode se fazer o molho (recheio) sem as cebolas. Também fica ótimo com calabresa, com frango ou só com queijo.

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *