Como fazer leite de aveia caseiro.
Imagem: aaptiv.com

Para você que está em busca do substituto perfeito para o leite de vaca, acho que encontramos uma receita à altura, o leite de aveia. E pode acreditar, a nossa intenção não criar nenhum manifesto vegano ou demonizar qualquer tipo de estilo de vida. Apenas estamos dando uma solução para um problema bem comum que a intolerância a lactose.

Verdade seja dita, o leite de vaca que compramos por aí não é mais o mesmo, a muito tempo. A não ser que você more um uma fazendinha ou consiga comprar direto do produtor e ver que realmente aquilo é leite puro de verdade, confiar no leite de caixinha é complicado.

Muitas pessoas sofrem com problemas intestinais frequentes, gazes, estufamento, dor de cabeça e não sabem que a solução pode ser simples, apenas uma mudança de hábito e deixar de lado o leite comum. E para você começar, o leite de aveia pode-se o início de uma vida mais saudável.

É mais barato, leve e saudável

E quando procuramos um substituto para o leite, logo de cara encaramos o leite de soja e percebemos que ele não é lá essas coisas também. Com uma infinidade de nomes estranhos nos ingredientes logo vemos que ele é na verdade, cheio de açúcar e conservantes. A “opção saudável” não é muito boa. Ponto pro leite de aveia!

Veja também >> Como parar de comer açúcar: 10 dicas para começar já!

Outro leite saudável bem comum e muito gosto que você pode fazer em casa é o leite de amêndoas. Mas com o passar do tempo você percebe que a amêndoa é muito cara demais! O preço médio das amêndoas (500gr) pode chegar a R$ 40,00 e muitas cidades. Xau amêndoas, próximo.

Aí chegamos ao leite de aveia caseiro, que é simples de fazer, nutritivo e infinitamente mais barato que as opções acima. O bom é que o leite de aveia rende bastante e dura até 5 dias na geladeira. Agora, outras razões que pode fazer você escolher esta opção ao leite:

Só precisa de dois ingredientes

Sim, apenas aveia em flocos e água você já vai conseguir fazer o seu leite de aveia caseiro. Deixe de molho a aveia na água por pelo menos 30 minutos antes de bater no liquidificador. Isso amolece os flocos e soltar ajuda a soltar o ácido fítico na água, que é um composto que prejudica a absorção de minerais que ligam o ferro e o zinco.

Depois do molho, descarte e água e lave rapidamente antes de bater no liquidificador. Mas calma, mais adiante eu deixo a receita completa para vocês.

O leite de aveia é livre de glúten

Para quem é celíaco o leite de aveia é ideal pois é livre de glúten e alérgenos. Mas certifique-se de que a sua aveia tenha o selo “glúten free” ou livre de glúten. A aveia naturalmente não possui glúten entretanto, na indústria de processamento eles passam pelas mesmas máquinas que beneficiam o trigo. Portanto, fique atento a esse detalhe.

Ideal para cafés, cappuccinos e smothies!

café com leite de aveia.

O leite de aveia caseiro é ideal para tomar com café, fazer o seu cappuccino pois ele tem uma cremosidade parecida com o leite comum. Além disso, você fazer sua vitamina de frutas com o leite de aveia ou simplesmente adoçar o leite com tâmaras ou extrato de baunilha. Já começou a pipocar de ideias gastronômicas né? Eu sabia.

Veja também

Receita Fit de Pão de Farinha de Amêndoas Sem Glúten

Receita fit de panqueca de banana com farinha de coco

Pizza de Tapioca: A pizza rápida, saudável e sem Glúten

Ajuda a emagrecer

Aquela sensação de inchaço que o leite comum deixa, até mesmo o leite de soja provoca esqueça, o leite de aveia é muito leve e saudável. Veja alguns benefícios:

  • Ajuda no controle glicêmico;
  • Rico em fibras solúveis que controlar a constipação;
  • Retarda o processo digestivo portanto, saciedade por mais tempo e menos fome durante o dia;
  • Fonte de carboidrato saudável que proporcionar energia sem picos de insulina no organismo;
  • Rico em vitaminas B1, B2 e E que auxilia a digestão, na absorção dos alimentos, síntese de proteínas e o metabolismo.

Ajuda no ganho de massa muscular

O leite de aveia ajuda no ganho de massa muscular, pois melhora a capacidade do sangue transportar oxigênio. Tem minerais como ferro e magnésio, ideais para a saúde das células e do sangue.

Receita Leite de aveia caseiro

Receita caseira de leite de aveia.

Agora vamos a nossa receita de leite de aveia caseiro. O ideal é você testar a cremosidade do seu leite. Gosto de fazer com menos água quando eu quero usar para um cappuccino ou café.

Uma dica legal é que você pode incrementar a sua receita de leite de aveia usando alguns ingredientes como as tâmaras, por exemplo. Além de saudável, as tâmaras adoçam o leite de forma suave. Se quiser, coloque seu adoçante preferido.

Ingredientes

  • 1 xícara de aveia em flocos.
  • 3 a 4 xícaras de água (750 ml a 1 litro), se quiser mais cremoso, use menos água.

Modo de preparo

  1. Deixe a aveia de molho na água por pelos menos 30 minutos. Depois desse tempo, descarte essa água e lave os flocos. Se quiser deixar a aveia da noite para o dia de molho também pode, mas não é necessário.
  2. No liquidificador, adicione a aveia com a água limpa. Bata de 10 a 15 segundos.
  3. Escorra o leite com uma gaze, coador fino ou coador de café.
  4. Guarde em um recipiente fechado por até 5 dias.

 

Compartilhe esta receita Imprimir

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.