Compartilhe:

Lixar os pés engrossa a pele? Aprenda a maneira correta de cuidar dos pés

Você sabia que o hábito de lixar os pés pode engrossar ainda mais a pele dos nossos pés? Entenda porque isso ocorre e aprenda como evitar as rachaduras nos pés.

Publicado por: Cida Ramos

mulher lixando o calcanhar

Sabemos que em boa parte do Brasil o inverno sempre vem acompanhado de um clima extremante seco, com baixa umidade relativa do ar. Esses fatores além de causarem vários transtornos para a nossa saúde, também causam o ressecamento da nossa pele.

Os nossos pés coitadinhos, sempre levam a pior o ano todo sustentando nosso peso e por ser mais propenso a umidade, poeira e fatores externos os resultados são as temidas rachaduras nos calcanhares.

E qual a primeira coisa que  maioria das mulheres faz quando os pés ficam rachados? Lixa neles! Mas esse procedimento deve ser feito com muita atenção, pois somente lixar os pés não resolve o problema e o pior, ainda pode agravar situação.

Lixar os pés engrossa a pele?

Sim. Lixar os pés constantemente faz engrossar a pele,  porque o corpo entende esse processo como uma agressão ao local, dessa maneira o organismo naturalmente vai produzir um tecido mais grosso com o intuito de se proteger.

Eu sei que todo mundo faz isso em casa,  ou quando vai a manicure. O que é totalmente normal apesar de não ser o procedimento correto. Mas para evitar que a pele engrosse ainda mais, lixe somente quando for muito necessário. Quando seus pés apresentarem rachaduras muito profundas o recomendável é procurar um especialistas (pedólogo, dermatologista ou clínica especializada) para fazer o procedimento correto. Mas dá para fazer um paliativo e é sobre isso que vamos falar hoje, então veja as nossas dicas abaixo.

Veja também >> Pele ressecada no inverno. O que fazer?

Esfoliar os pés é a melhor opção

O procedimento ideal para acabar com as rachaduras é a retirada das células mortas e a hidratação da região. Para isso, a esfoliação é a melhor opção, pois ela retira as células mortas sem agredir a pele dos pés.
E claro, após isso a hidratação é fundamental para que a pele fique macia e não volte a ressecar. E isso meninas requer hábito para que o problema não se agrave. O ideal é fazer a esfoliação uma vez por semana e a hidratação todos os dias ok? De preferência todas as noites antes de dormir.

Como esfoliar e hidratar os pés corretamente

– Para fazer o procedimento correto, deixe os pés de molho em bacia com água morna e um pouco de vinagre branco (1/2 copo de vinagre para cada litro de água) por 20 minutos. A água morna e o vinagre vão amaciar a pele e facilitar a esfoliação.

amaciando a pele

– Em seguida aplique um creme esfoliante de sua preferência e massageie bem. Lave com água fria e repita se for necessário.

esfoliação dos pes

– Em seguida aplique um hidratante específico para os pés. Esse hidratantes em geral são mais espessos e possuem óleos que auxiliam a hidratação das áreas com a pele mais grossa.

mulher hidratando os pes

– Se quiser potencializar o resultado da hidratação, após aplicar o hidratante, enrole os pés em papel filme e deixe por algumas horas.

Receita caseira de esfoliante para os pés

Existem muitos produtos caseiro que são bem eficazes quando o assunto é a hidratação. Uma receita comum e usada no tempo da vovó e a vaselina. A noite depois de lavar os pés, aplique vaselina em todo o pé, principalmente na região do calcanhar. Coloque um par de meias e retire somente pela manhã. Funciona super!

Neste post sobre “pés rachados nunca mais”, também uma ótima receita de esfoliante para os pés, além de ensinar os cuidados corretos que devemos ter com os pés.

Então essas são as nossas dicas de hoje, espero que tenham gostado da matéria. Deixem o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

#

Recomendado para você