Compartilhe:

Maquiagem para pele negra – passo a passo make para dia, noite ou festa

Veja nesta matéria o passo a passo para fazer uma maquiagem para pele morena ou negra, que serve para o seu dia a dia e que com pequenas alterações serve também para noite ou qualquer tipo de festa.

Publicado por: Cida Ramos

maquiagem-para-pele-negra

Muita gente me pede um passo a passo de maquiagem para pele mais moreninha ou negra. Existem várias maneiras para se fazer uma maquiagem bonita, elegante mesmo que seja uma make básica, para o trabalho, ou normal para o dia a dia. E como temos recebido pedidos de maquiagem para pele negra para noite, ou que sirva para vários tipos de eventos com maquiagem para noiva, para convidada de casamento, debutante, madrinha, festa de formatura e todos esses tipos de festa onde a mulher quer ficar ainda mais linda. Resolvi fazer essa matéria que demorou um pouco para ficar o mais bem feita possível e para atender as nossas queridas leitoras.

Veja também>> Maquiagem para pele negra- noiva, madrinha, formatura ou festa

Em primeiro lugar você pode dar uma olhadinha na outra matéria onde falamos sobre como comprar  os produtos corretos para pele morena ou negra. Nela você vai ver dicas importantes de como escolher produtos adequadamente, itens como a base que tem que ser exatamente adequada ao seu tipo de pele e cor. Assim como outras dicas também dos outros produtos também. Vale a pena ler, principalmente se você tem dúvidas quanto a isso. Mas se você já comprou os produtos, não tem dúvidas de como escolher a cor certa da maquiagem para pele negra, e está pronta para aprender a fazer a sua maquiagem  então vamos por partes.

Assim como já falei em outras matérias, você vai precisar escolher o que deseja destacar na sua maquiagem. Se quer dar destaque aos olhos, a boca e essa escolha vai  depender de para o que você quer a sua maquiagem. Se é para o dia, ou para noite, se é para uma festa, que tipo de festa ou se é para uma balada onde você pode ousar mais.

Independente de qualquer coisa, a maquiagem precisa ter a ver com o seu estilo, seu jeito de vestir e fazer com que você se sinta bem com ela. Tem dias em que a gente quer ousar mais, e tem outros em que a maquiagem mais discreta nos cai melhor.

Bem, se você quiser destacar mais os olhos, com aquele olho super preto, é mais indicado que faça isso em uma maquiagem para noite. Por exemplo, mas quem determina é você, o que vale é você se sentir bem. Então vamos lá!

Dicas para Pré-maquiagem

-Limpando a pele

limpando-a-pele-pre--maquiagem-para-pele-negra

Neste caso estou falando de lavar e enxaguar bem, passar um tônico, hidratar se for durante o dia ou nutrir se for à noite. Se a sua pele for oleosa ou tem zona T, (oleosa na testa, nariz e queixo), para minimizar o problema, escolha com cuidado os produtos que você vai aplicar no rosto. De qualquer forma tem que ser produtos de acordo com o seu tipo de pele, seca, normal, oleosa ou Zona T.

Veja também>>Como preparar a pele para maquiagem 

Maquiagem para pele negra passo a passo:

1- Primer 

2

Depois de limpar a pele, comece preparando a pele com uma camada de primer em toda a face. Use de preferência um pincel. O primer tem a função de fechar os poros atenuar imperfeições e faz com que se use menos base. Isso deixa a maquiagem mais natural. Se não tiver um pincel, vá colocando o primer aos poucos espalhando delicadamente com os dedos em todo rosto. Mas é importante que seja apenas em um sentido, não fique esfregando, isso aumenta a produção de óleo na pele. Aplique pequenas quantidades para que o efeito seja como o desejado. Detalhe importante, não aplique primer nas pálpebras.

2 – Bases

3-bases

Para dar o claro e escuro na pele, use dois tons de base. Algumas regiões do rosto tendem a ser mais escuras: ao redor da boca, em volta dos olhos e próximo à raiz dos cabelos. Neste caso, é preferível ter duas tonalidades de base para que a pele fique homogênea.

base-escura-maquiagem-para-pele-negra-2

Comece usando a base mais escura ao redor do rosto, e nos pontos que você deseja dar disfarçar volume. Use esse tom mais escuro, para o contorno, no entorno do rosto, não se esquecendo da base do cabelo, de perto da orelha e abaixo da linha da mandíbula.

Depois no meio do rosto, você deve uniformizar a pele com uma base específica para o seu tom de pele. É importante espalhar muito bem, pois quanto mais escura a pele, mais fácil de manchar. O tom mais claro para servir para iluminar e marcar o centro. Não esqueça dos lábios e dos olhos. Esfume o produto em direção ao pescoço.

3-As sobrancelhas

sobrancelha-maquiagem-para-pele-negra

Para realçar a área os olhos a sobrancelha bem desenhada é fundamental, se a sua for ralinha ou tiver imperfeições, basta destacar com lápis, fazendo risquinhos fininhos no sentido do pelo, penteie com uma escovinha e procure usar um lápis com um marrom escuro, evite o preto. Ou se preferir corrija as sobrancelhas com uma sombra cremosa em tom marrom escuro. Ou pode umedecer o pincel antes de passar na sombra para ele fixar melhor. Eu gosto de no final pentear com o pincel e com máscara de cílios transparentes para ficar tudo arrumadinho no lugar.

Aplique um corretivo claro logo abaixo das sobrancelhas, assim, não será necessário o uso de sombra nesse ponto. Isso vai realçar, iluminar e dar mais ênfase ao contorno da sobrancelha.

Depois cubra toda a região da pálpebra móvel com corretivo um tom abaixo do restante do rosto. Em toda a pálpebra até o canto da sobrancelha aplique uma base ou corretivo um pouco mais claro que a sua cor de pele, isso irá ajudar a destacar as cores de sombra que você for usar.

4- Corretivo 

Você deve usar o corretivo certo para cada caso. Se possível tenha um para cada cor de mancha. Você pode ler mais sobre isso aqui na matéria de como comprar os produtos corretor para maquiagem de pele negra.  Mas os dois tons que eu falei lá em cima um mais claro e outro mais da cor da sua pele já dão conta.

corretivo-maquiagem-para-pele-negra

Então coloque o corretivo mais claro abaixo das sobrancelhas depois que passar o lápis e corrigir as falhas. Esse toque vai ajudar a definir e destacar o olhar. O mesmo corretivo mais claro pode ser passado no pau do nariz para dar uma afinada.

Use o corretivo mais escuro, mais próximo do tom da sua pele nas outras áreas escuras, como ao redor da boca, nas laterais do nariz, e onde houver imperfeições e manchas.

corretivo-maquiagem-para-pele-negra2

Para corrigir espinhas ou manchas, aplique o corretivo com um pincel próprio, em pequenas quantidades caso não tenha, pode usar o dedo, mas não esfregando, e sim aplicando e esfumando com leves batidinhas  até que fique imperceptível.

5-A sombra 

Antes de começar a aplicar a sombra, passe um pouco de pó translúcido embaixo dos olhos para proteger essa região, caso algum resíduo de outro produto caia enquanto faz a maquiagem, você vai poder retirar depois com o pincel sem borrar tudo.

Sombra para uma maquiagem para o dia

sombra-maquiagem-para-pele-negra-dia

Use uma sombra em tom de marrom quente, não muito escuro, esfume e ilumine com um tom mais claro no canto externo da pálpebra móvel.

Finalize com um lápis marrom ou sombra marrom na parte de baixo, logo abaixo dos cílios. Se for usar a sombra umedeça o pincel para fixar. Se quiser passe um lápis marrom na parte interna nos olhos para diminuir, se quiser aumentar use lápis claro na linha d’água.

Se preferir uma maquiagem mais discreta ainda, use o blush no lugar da sombra, vai dar uma cor, e ficar bem natural.

Sombra para uma maquiagem de festa

sombra-maquiagem-para-pele-negra

Em toda pálpebra móvel aplique  a sombra dourada bem cintilante. Ou sombra lilás se preferir.

Em seguida, aplique sombra preta ou sombra marrom escura no canto externo da pálpebra móvel. por todo o côncavo dos olhos. Reaplique para marcar bem, não economize.

No côncavo, ou na parte abaixo do osso nos olhos, marque com marrom opaco começando no canto externo e depois com vá espalhando a sombra em direção ao centro da pálpebra móvel, de forma que o canto externo fique mais escuro, ou seja mais marcado.

Use uma sombra marrom cintilante, logo acima da preta, para iluminar e levantar o olhar.  Use uma sombra em pó marrom para esfumaçar o canto externo.

sombra-maquiagem-para-pele-negra-dia-noite

Se você preferir não passar a sombra dourada cintilante, no canto interno, use sombra em pó num tom violeta que tem tudo a ver com a pele negra.

6-Delineador

delineador-maquiagem-para-pele-negra-dia

Na hora de aplicar o delineador, faça delicadamente, de preferência bem rente aos cílios superiores. Para aplicar o delineador preto  a dica é ultrapassar um pouco o limite do olho no canto superior externo.

Delineador para uma make de festa

delineador-maquiagem-para-pele-negra-noite

Você pode dar um up usando o delineador  dourado, prateado ou colorido rente aos cílios na pálpebra superior. Dependendo da festa, e do seu estado de espírito, é claro. Tem dias que mesmo em uma festa a gente não quer ousar.

Outra opção para o make de festa é ara marcar ainda mais o olhar. Para isso aplique um pouco de preto só no canto externo próximo aos cílios e esfume bem o canto, isso irá deixar a make mais marcante.

7-Os cílios postiços 

cilios-posticos-maquiagem-para-pele-negra-noite

Nem preciso dizer que use os cílios postiços apenas se for para make noturna. Se for o caso, depois de colar, aplique bastante máscara de cílios para integrar os seus com o postiço.

8-Mascara de cílios

mascara-cilios--maquiagem-para-pele-negra-noite

Aplicar a máscara de cílios é super importante para finalizar, deixar o olhar mais destacado, e se estiver usando cílios postiços eles vão se unir aos seus.

9-Batom 

Batom para dia:

batom-maquiagem-para-pele-negra-dia

Um dos itens que mas gostamos e que vai ajudar a definir se a sua maquiagem é para o dia ou noite. Antes de passar use o lápis de contorno de boca que seja no tom do batom que você vai usar.Para uma maquiagem levinha para o dia a dia, trabalho, ir ao shopping, passeios ou festa durante o dia, prefira o batom cor de boca o nude. Ou com cores terrosas, marrom o que seja bem natural.

Batom para noite:

batom-maquiagem-para-pele-negra-noite

Se fizer um olho marcado, preto poderoso, prefira o batom nude mesmo que a make seja para noite. Se preferir destacar mais a boca que os olhos o batom vinho, vermelho, o vermelho com toque de marrom ficam perfeitos. Para maquiagem poderosa, pode aplicar um gloss ele vai dar mais brilho.

10-Spray fixador de maquiagem

spray-fixador-maquiagem-para-pele-negra

-Spray fixador de maquiagem. Pode parecer dispensável, mas é super útil para evitar que você fique se retocando o tempo todo, o custo benefício compensa.

 Destaque nos olhos para dia ou noite

maquiagem-pele-negra-morena-natural-dia-festa-dia-ou-noite

Na foto acima você pode ver uma maquiagem com foco nos olhos, com algumas pequenas mudanças. Essas pequenas alterações  transformam a maquiagem, e como vocês podem ver, deixa a maquiagem da esquerda mais apropriada para o dia, e a da direita para noite. A boca pode ser de acordo com o seu gosto, mas se for para o dia ela pode ser mais discreta, como já falei anteriormente.

Para o dia:
Do lado esquerdo a maquiagem está bonita, tem delineador gatinho, lápis branco a linha d’água, lápis preto do lado de fora da pálpebra inferior (que aumenta os olhos), sombra marrom esfumada e sobrancelhas bem marcadas. Máscara de cílios, podendo ou  não usar os cílios postiços discreto. Uma maquiagem de festa, mas para eventos durante o dia.

Para noite:

No lado direito a mesma modelo usa sombra metalizada, sombra escura esfumada nos cantos externos, sombra  clara, iluminadora  em cima e em baixo do canto interno dos olhos, cílios postiços maiores, lápis escuro na linha d’água e abaixo da pálpebra inferior, delineador gatinho, sobrancelha bem marcada e várias camadas de máscara de cílios. O batom também fica ao seu critério e como é noite pode ser colorido, e com camada de gloss para dar mais brilho se desejar.

Maquiagem ideal para – Trabalho, passeio, festa, eventos

maquiagem-pele-negra-morena-natural-dia-festa-dia

Maquiagem ideal para – Casamento, madrinha, formatura, festas

maquiagem-pele-negra-morena-festa-noite

Espero que tenham gostado dessa matéria. Deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Veja também:

Como preparar a pele para maquiagem 

Maquiagem para pele morena, mulata ou negra- noiva,madrinha, festa 

Tire todas as suas dúvidas sobre maquiagem para pele negra

Recomendado para você