Compartilhe:

Mesa de Natal, e tudo para sua ceia com dicas e fotos

Se você vai fazer uma ceia de Natal e quer fazer mais do que apenas uma mesa, veja dicas e fotos para decorar e receber com charme e estilo.

Publicado por: Cida Ramos

decoracao-mesa-para-natal-dicas

Existem várias maneiras para você poder organizar a sua festa de Natal, e por isso trouxemos dicas e fotos destas diversas maneiras para você decorar sua mesa, montar enfeites e fazer o maior sucesso! Desde a mesa de natal e tudo para sua ceia com dicas e fotos para você fazer uma festa cheia de estilo.

Antes de qualquer coisa você precisa pensar no número de convidados, e qual será o local disponível que vai utilizar. Se vai ser em uma sala, se vai receber na varanda gourmet, se vai receber ao ar livre, assim você vai poder pensar no estilo da sua decoração,  ela tem que combinar com o local escolhido.

Depois disso, você precisa escolher as cores que vai trabalhar, para não ficar colorido demais, esta parte é importante. Caso você esteja indecisa e não saiba qual vai escolher, aposte nas cores convencionais e mais comuns para esta data, como o dourado e cobre, marrom, laranja, vermelho, verde, azul  que podem ser combinadas com várias cores.

 

Veja também:

Decoração chic e criativa para o Natal e Festas

Confira dicas e fotos para decorar a mesa para Natal e Festas!


Decoração da mesa para o Natal: Tudo para você fazer sucesso!

 

Depois que você definir as cores, pode escolher a toalha da mesa que deve ser de acordo com o seu gosto. Poderá ter motivos natalinos, ou poderá ser rústica e neutra, ou simplesmente lisa de uma cor só. O que fica bem para dar um efeito de base para os enfeites se destacarem, como por exemplo, em uma toalha dourada lisa, os enfeites na cor vermelha e verde terão mais destaque, se sua decoração for prateada ou dourada pode optar pelas brancas.  O que importa é não esquecer o lugar, a toalha assim como os itens do resto da decoração tem que combinar entre si e combinar com o tipo da louça que você pretende usar.

Depois de definir do seu tipo de serviço, pode pensar nos arranjos, explore ao máximo os enfeites, as velas, castiçais desde que não atrapalhem na hora do seu convidado se servir. Para isso evite enfeite muito alto, ou largo que podem e vão atrapalhar.

E por fim escolha o que você vai servir aos seus convidados, os pratos típicos as comidas propriamente ditas, os petiscos em primeiro lugar, as sobremesas e afins.

Arranjos de Natal com velas:

mesa-de-natal-dicas-e-fotos-de-decoração-velas

Outros enfeites como velas, castiçais podem e devem ser usados, e dão aquele ar aconchegante e natalino. Nesta hora use e abuse da criatividade para montar o seus arranjos que vão dar luz e charme a sua festa.

Enfeites de Natal para mesas:

mesa-de-natal-dicas-e-fotos-de-decoração-de-arranjos-de-mesa

 

Os enfeites ficam lindos sobre os pratos e combinam com este tipo de comemoração e dão um toque de estilo e capricho a sua decoração.

mesa-de-natal-dicas-e-fotos-de-decoração-enfeites

Podem ser usados de preferência guardanapos de tecido  com amarrações de enfeites temáticos, como bolas de natal e pinhas, nessa hora você pode depositar sobre o prato uma lembrancinha para o seu convidado levar, como um cup cake com uma frase de votos.

Sugestão do que servir na Ceia de Natal

o que servir para ceia de natal
Foto:Bbel/uol

A foto acima mostra um esquema com sugestão da ordem e do que pode ser servido para Ceia de Natal. Uma Ceia completa e diversificada.

Mesa de Apoio para Sobremesas:

mesa-de-natal-dicas-e-fotos-de-decoração-de-arranjos-de-mesa-de-apoio-de-doces

Uma coisa que pode facilitar muito o seu trabalho de anfitriã é deixar a mesa de sobremesa posta durante toda a festa. Imagina correr depois da ceia, para retirar a ceia, alguns vão ter que ficar esperando os outros terminarem para comer a sobremesa? Depois de retirar você tem que correr para pegar e colocar tudo o que vai servir de sobremesas, na mesa. Não, vai complicar e ficar desorganizado, o melhor é deixar uma mesinha linda e prontinha com as goloseimas, e nela além do enfeite da mesa, coloque seu panetone, frutas, queijos, doces, bolos e biscoitos.

Mesa de apoio para as comidas e petiscos

mesa-de-natal-dicas-e-fotos-de-decoração-de-arranjos-de-mesa-de-apoio-comidas

Se você dispõe de espaço e tem mais de uma mesa, pode usar uma mesa de apoio para colocar todos os pratos das comidas, dos petiscos. Ao lado coloque também os talheres, copos,guardanapos e afins. Assim a mesa onde os convidados vão se sentar fica com mais espaço e mais organizada.

Escolha qual é o tipo de serviço

A forma que você vai apresentar a ceia tem que ser especial, para este grande momento de comemoração, então é preciso definir o tipo de serviço.

Serviço à americana:
O serviço à americana é interessante principalmente quando você tem um grande número de convidados e fica impossível acomodá-los todos na mesa, neste tipo de serviço, os pratos principais e acompanhamentos ficam na mesa de apoio dispostos em travessas.
O ideal é escolher receitas fáceis de comer, e de preferência as que dispensem o uso da faca. Pratos devem ficar empilhados na ponta da mesa, no máximo dez. Ao lado ficam os talheres e guardanapos.

Serviço à brasileira:
O serviço à brasileira é o misto de à americana e à francesa, este tipo de serviço é ideal quando todos os convidados se sentam à mesa. Travessas de porcelana, inox ou refratários ficam no centro da mesa ou em um aparador próximo. Também priorize guardanapos de tecido.

Serviço à francesa:

serviço à francesa
Foto:Bbel/Uol

O serviço à francesa é o mais requintado, e é geralmente realizado em ocasiões especiais ou protocolares. Isto por causa da sua enorme quantidade de regras, pratos, talheres etc. Se faz necessário ter serviço de garçons, além do requinte exigido pela comida e bebida a serem servidos em um serviço à francesa.

Mas vamos mostrar o rito de arrumação da mesa e uma foto com o esquema. Ao montar a mesa, a arrumação deve ser a seguinte: 4 pratos (sendo 1 de pão), 8 talheres (se for usar lavanda somente 7), 4 copos e 1 guardanapo. O pratinho de pão e a lavanda ocupam o mesmo lugar, portanto se um for usado o outro espera a vez. A lavanda normalmente é usada se você servir alcachofra, lagosta ou qualquer outra comida que o convidado tenha necessidade de “lavar” as pontas dos dedos.
Neste serviço à francesa,devemos tomar precauções dobradas. O garçom deve estar impecável (com uniforme e luvas). Ele começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres e, por último, o anfitrião. O garçom deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que o próprio se sirva. Os lugares são marcados com porta cartões – placement, onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar.

Talheres:
Os talheres devem ser dispostos em ordem de uso, de fora para dentro, conforme o cardápio escolhido. Os de sobremesa deverão ser dispostos acima do prato, na seguinte ordem; garfo com dentes apontando para a direita, colher e faca apontados para a esquerda, lembrando que  isto se você for servir à francesa, caso contrário com serviço americano por exemplo, os pratos e talheres ficam agrupados na mesa de apoio.

Copos:
Também no caso do serviço à Francesa,  alinhe-os na direção dos talheres. Comece pela taça de vinho tinto (tamanho médio). Acima, a taça para água, (maior de todas). E abaixo, a de vinho branco (média). Também é importante uma especial para o champanhe. Para o serviço americano os copos também ficam na mesa de apoio.

Recomendado para você

Comentários

4 Respostas para “Mesa de Natal, e tudo para sua ceia com dicas e fotos

  1. ana helena disse:

    no dia 25/12/2014 sera o meu primero natal,pois eu nunca comemorei e tenho certeza que cera inesquecive (ou pelo menos espero que tenha) graças a voce que escrevel.
    obrigado,e esparo que leia esse meu comentario.

    1. Cida Ramos disse:

      Owm Ana Helena, claro que lemos os comentários. E faço votos que seu Natal seja inesquecível, que você e toda a sua família tenha muito amor, paz e muita união no Natal e em todos os próximos anos. Muitas felicidades pra você e obrigada pela visita e pelo lindo comentário. Beijos 🙂

  2. Ana Maria Palharini disse:

    Meu nome e ANA Maria, estou muito feliz, por conhecido essas ideias maravilhosas, agora estou tranquila, muito obrigada!

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Ana, muito obrigada pela visita e pelo seu gentil comentário. 🙂 Feliz Natal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *