Compartilhe:

Micro-queratina – Aprenda como fazer em casa e recuperar os fios fragilizados por processos químicos

Saiba como fazer em casa o tratamento com micro-queratina para recuperar os fios e ter o cabelo com o liso que você deseja.

Publicado por: Cida Ramos

micro-queratina-como-fazer-em-casa

Por causa de alisamentos, processos químicos, chapinhas, e secadores os fios perdem a queratina natural acabam ficando finos, frágeis sem brilho e sem vida. O que se pode fazer para evitar o desgaste maior dos cabelos é antes de fazer chapinha ou escova, usar um produto protetor térmico. Existem ativos capazes de proteger o cabelo de agressões de até 230 graus.

Mas se fazia necessário um produto que pudesse reparar os danos que não foram prevenidos e que além de salvar os cabelos não deixasse os fios pesados, como quando se usa produtos de massagem a base de óleo.

Estudos da área de cosmética fazem com que os cientistas inventem a cada dia novas tecnologias para deixar os cabelos das mulheres cada vez mais bonitos. A descoberta da vez é a micro-queratina, uma substância que promete recuperar os fios de cabelos que estão desgastados por processos químicos ou dos que estão por algum motivo muito ressecado.

 

Veja também:

Escova progressiva caseira

Receitas caseiras para os cabelos ressecados

Alisamento caseiro para os cabelos

 

A Micro-Queratina é uma mistura de dois aminoácidos – que constituem 19% do cabelo – naturalmente produzidos pelo corpo humano. Por causa do efeito das agressões externas, no comprimento dos fios, não há mais produção dessas substâncias. Por isso, é preciso usar cosméticos de tratamento para repor.

Essa recarga de queratina é feita corrigindo as mínimas irregularidades sem pesar nos fios. Isso favorece a fluidez e dá movimento natural ao cabelo. A boa nova é que o tratamento pode ser feito no salão ou em casa, o que torna mais acessível o tratamento beneficiando a todas. Assim sendo os fios fragilizados estão com os dias contados.

Vale lembrar que excesso de queratina acaba ocasionando o endurecimento do fio e consequentemente a quebra do cabelo. Então esmo funcionando como tratamento é preciso usar apenas se for necessário e saber usar a queratina no cabelo. Com as novas versões da queratina esse problema não acontece, porque elas não saturam os fios.

Como funcionam as micro-partículas que não pesam nos fios

A queratina é proteína de grande e de alto peso molecular, e por isso foi descoberta uma maneira de quebrar e diminuir essas partículas para facilitar a absorção e possibilitar um efeito mais imediato e efetivo. A micro-queratina produz nanomoléculas que penetram em falhas ou fissuras nos fios de cabelo. O melhor do tratamento é que a queratina em nanopartículas não pesa nos cabelos, não causa saturação nem fios endurecidos. Vale lembrar que além de trazer todos os benefícios da proteína, fornece resistência, brilho, restauração e fortalecimento da fibra capilar.

Os resultados são visíveis depois da primeira aplicação e podem ser feitos em qualquer tipo de cabelo e em qualquer faixa etária.

Como funciona o tratamento que cuida dos cabelos.

Nos salões, o tratamento com micro-queratina é aplicado com um aparelho chamado OM (Unidade de Organização Molecular) que possui uma escova parecida com um difusor, que libera calor e que vai espalhando o produto em cada mecha do cabelo, depositando a queratina nas camadas do fio reestruturando os fios.

Em casa o efeito da naoqueratinização pode ser conseguido com produtos que usam a tecnologia das micro-partículas para hidratar e reestruturar a fibra capilar. Este processo beneficia muito a quem tem cabelos com alisamento. E protege os fios também das agressões  diárias do uso de chapinhas e secadores.

Passo a passo para aplicar  o tratamento de micro-queratina nos cabelos

1ª Etapa: Abrir as escamas do cabelo:

lavar-o-cabelo-xampo-anti-residuo

Você deve lavar os cabelos com o shampoo anti-resíduos ou limpeza profunda, por 1 ou 2 vezes, sem condicionador. As escamas dos fios abrirão para receber o produto, por isso fará seus cabelos ficarem ásperos. Lave seus cabelos, seque bem os fios com a toalha, deixando-os somente úmidos.

2ª Etapa: Enluvamento (massagem de aquecimento com as mãos)

passar-creme-micro-queratina

enluvamento-massagem-nos-fios-dos-cabelos

Aplique queratina em cada mecha do cabelo, 2ml (cabelo médio), 5ml (cabelo comprido) ou 10ml (cabelo comprido com volume) , ou em spray por todo os fios, até ficarem úmidos.
Deixe agir de 3 a 5 minutos, para o produto agir bem.
Aplique em seguida uma mascara capilar em todo o cabelo, com movimentos de sobe e desce para o produto penetrar bem internamente na cutícula do fio.
Após aguarde 10 minutos. Faça a massagem de enluvamento para que os produtos penetrem nas cutículas dos fios.

3ª Etapa: Fechamento das Cutículas

secando-os-cabelos-com-toalha

Enxague bem os cabelos e passe o creme rinse, seque bem os fios com a toalha e aplique um produto termoativo, para proteger do calor do secador ou da chapinha.

4ª Finalização

produto-termoativo-para-proteger-os-fios-antes-de-fazer-escova-ou-chapinha

secando-cabelo-com-secador

fazendo-chapinha

Dica: Se os seus cabelos estão realmente danificados, o ideal é fazer uso pelo menos uma vez por semana, por um mês. Depois disso use uma vez por mês ate que os cabelos estejam totalmente recuperados. Existem produtos para uso diário, mas cuidado para que não haja saturação, leia os rótulos.

cabelos-tratados-micro-queratina

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *