Compartilhe:

Minestrone

A sopa de hoje é o Minestrone, que para quem não conhece é de origem e italiana e em termos caldo é bem encorpado completo, além de ser delicioso!

Publicado por: Cida Ramos

minestrone2898

O prato de hoje é o Minestrone, de origem italiana, cujo nome vem da palavra minestra (sopa) acrescida do sufixo one, significando sopão, ou seja, uma sopa com vários ingredientes, muito espessa, composta por uma grande variedade de legumes cortados e, quase sempre, arroz ou macarrão. Os ingredientes mais usados são o tomate, feijõe, cebola, cenoura, aipo, toucinho, caldo de galinha, de carne, etc. Bem completa e nutritiva!

Na verdade não existe uma receita específica para o minestrone, justamente por ele ser feito com quaisquer legumes da época. O minestrone pode ser vegetariano ou não, se não for conter carne, ou conter algum caldo à base de carne. Pessoalmente prefiro a carne, o músculo é uma boa opção que eu posso sugerir, mas você pode usar a que tiver em casa.

Minestrone

Ingredientes

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

50 g de bacon cortado em cubinhos

1 cebola média picada

200 g de carne de primeira cortada em tirinhas

1 alho-poró bem picado

1 talo de salsão bem picado

1 cenoura cortada em cubinhos

1 batata média picada em cubos

2 tomates picados, sem pele e sem sementes

1/2 repolho pequeno cortado em tirinhas

1,5 litros de caldo de carne (2 cubinhos dissolvidos)

200 g de feijão cozido em água e sal

200 g de macarrão conchinha

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o azeite, aqueça e frite o bacon e a cebola. Adicione a carne e frite bem. Coloque o alho-poró, o salsão, a cenoura e a batata e refogue bem. Em seguida, acrescente os tomates, vá despejando o caldo de carne, misture bem e deixe ferver em fogo baixo até que os legumes fiquem macios.

Acrescente o feijão e o repolho, misture tudo muito bem e, por fim, o macarrão. Deixe cozinhar até que o macarrão esteja no ponto, de preferência “al dente”. Acerte o sal, se precisar. Caso seja necessário, adicione mais um pouco de água quente, não esquecendo que o Minestrone é uma sopa mais grossa, encorpada.

Sirva bem quente, com um fio de azeite e, se gostar, queijo parmesão ralado e crutons.

Dica: Essa sopa pode ser feita com os legumes da época, sendo assim alguns ingredientes da receita podem ser substituídos de acordo com a sua preferência. Mas se quiser experimentar esta sopa com o sabor tradicional, é recomendado que se faça como os ingredientes sugeridos.

Foto capa:http://mdemulher.abril.com.br

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *