Compartilhe:

Molho Branco Bechamel: Molho Clássico

O molho Bechamel é um clássico dos molhos. Trata-se de um molho branco mais requintado e que dá mais sabor e que valoriza qualquer prato. Você poderá gostar de:– Receita de Molho branco: Básico – Quatro molhos clássicos: aïoli, vinagrete de Dijon, bérnaise e Madeira Muita gente não sabe que o segredo para uma receita […]

Publicado por: Cida Ramos

molho branco_1

O molho Bechamel é um clássico dos molhos. Trata-se de um molho branco mais requintado e que dá mais sabor e que valoriza qualquer prato.

Você poderá gostar de:

Receita de Molho branco: Básico

Quatro molhos clássicos: aïoli, vinagrete de Dijon, bérnaise e Madeira

Muita gente não sabe que o segredo para uma receita de sucesso é o molho! Claro que ele é quem garante o paladar, o sabor da sua comida, seja ela qual for. E no caso um bom molho sempre pode fazer toda a diferença na hora de preparar a sua receita.

Pensando nisso dando sequencia as receitas de molho vamos ao molho branco mais saboroso de todos, o molho bechamel.Você pode acompanhar  outos molhos nos links acima.

 

Molho Bechamel

Ingredientes:

 570ml de leite

1 folha de louro

1 fatia de cebola

1 dente de alho

2 ramos de salsinha

50g de manteiga sem sal

3 – 4 colheres (sopa) de farinha de trigo

sal e pimenta do reino moída na hora

Modo de fazer:

Aqueça o leite em fogo baixo com a folha de louro, a cebola, o alho e a salsinha até que apareçam bolhas em volta da borda. Tampe, retire do fogo e deixe por 30 minutos.

 Derreta a manteiga numa panela de fundo grosso até que ela chie (não deixe tostar), misture a farinha de trigo e cozinhe por 1 – 2 minutos. Fora do fogo, deseje lentamente o leite (sem o louro, a cebola, o alho e a salsinha), batendo ou mexendo (Eu gosto de usar o Fouet – batedor de arame). Volte ao fogo e deixe ferver, mexendo sempre. Abaixe o fogo e deixe ferver por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal.

Se não for usar o molho imediatamente, cubra-o bem com filme PVC, deixe esfriar e guarde na geladeira por até 3 dias. Ao reaquecê-lo, talvez seja preciso misturar um pouco mais de leite para restaurar a consistência correta.

Nota:  A espessura do béchamel (e, portanto, as proporções de manteiga, farinha e leite) pode variar de receita para receita. Os temperos – louro, cebolha, alho e salsinha – permanecem os mesmos.

 

Outra receita de molho Bechamel

100g de manteiga (4 colheres de sopa)

3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo

1 litro de leite

2 dente de alho

2 folhas de louro

2 cebolas em fatias

Pimenta-do-reino branca moída a gosto

Noz moscada ralada a gosto

Sal a gosto

Coloque em uma panela o leite, o alho, o louro, a noz-moscada, a cebola e a pimenta-do-reino. Leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe, mexa de vez em quando, por mais 1 minuto. Retire do fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, coe a mistura em uma peneira de malha fina. Reserve. Numa panela de fundo grosso, derreta a manteiga em fogo brando e polvilhe com a farinha. Deixe cozinhar, sem deixar dourar, até aparecer uma espuma esbranquiçada. Tire a panela do fogo. Adicione o leite (pouco a pouco) sem parar de mexer comum batedor de arame (fouet) ou uma colher de pau até que o leite e o roux (mistura de farinha e manteiga) se incorporem. Coloque o sal, volte ao fogo, e cozinhe sem parar de mexer por mais 10min, até obter um creme. Desligue o fogo e acrescente a noz moscada. Está pronto!

Fontes:http://cybercook.terra.com.br
http://dicasereceitas.com
http://www.receitas-faceis.com

 

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *