Compartilhe:

Noni – Conheça os Benefícios contra várias doenças e até para emagrecer

Saiba como preparar o Suco de Noni e aproveite os benefícios dessa fruta com vários minerais, e vitaminas para combater diversas doenças e até para emagrecer.

Publicado por: Cida Ramos

noni-seus-beneficios-e-como-consumir

Muito tem se falado dos benefícios da fruta Noni para a saúde,  e nessa matéria vamos mostrar informações sobre os as vitaminas, minerais, e os efeitos benéficos que tem sido muito divulgados na internet,  como remédio caseiro contra várias doenças e também receitas além da maneira correta para retirar a polpa para o consumo da fruta.

Segundo estudos, a Fruta Noni proporciona diversos benefícios para a saúde. Seja em forma de chá ou em sucos, associada a outras frutas ou não.Os estudos feitos com a fruta mostram que ela é riquíssima em diversos nutrientes, que só trazem benefícios ao organismo. Um deles é o efeito antioxidante, que combate os radicais livre, responsáveis pelo processo de envelhecimento.

Apesar de muita controvérsia a respeito da Fruta, não há nenhum estudo conclusivo afirmando que a fruta Noni faz mal ou é tóxica. A não ser a semente que não deve ser quebrada na hora de retirar a polpa. Na verdade sabemos que invariavelmente nenhuma semente faz bem, toda semente quebrada é toxica pelos hormônios vegetais que devem ser evitados e que são prejudiciais ao fígado e aos rins.

Várias pessoas que tomaram o suco ou o chá, afirmaram que obtiveram resultados positivos na sua saúde. E ela se tornou mais famosa por ser muito usada no tratamento de diabetes e como redutor de colesterol ruim, e para o emagrecimento. Porém na verdade ela é uma fruta praticamente “milagrosa” por combater e/ou curar diversas doenças e são mais de 30.

Informações

A fruta Noni é oriunda de uma pequena árvore abundante nas ilhas do Pacífico, Sudeste Asiático, Austrália e Índia, que muitas vezes cresce entre os fluxos de lava. Historicamente, a Noni foi usada para fazer um corante vermelho ou amarelo para as roupas. Também foi usada como medicamento, normalmente aplicada na pele. O nome cientifico da fruta é Morinda Citrifolia.

A fruta, possui folhas, flores, caules, cascas e raízes que são usadas pela medicina para uma longa lista de doenças. Um estudo com o extrato da fruta está em andamento no Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa no Exterior, os resultados ainda não foram divulgados.

Vitaminas  e minerais encontradas no Noni

Os benefícios do noni são muitos, a fruta oferece uma gama impressionante de vitaminas saudáveis, minerais e outros fitonutrientes.

Os teores de vitamina no suco incluem vitamina B1 (Tiamina), vitamina B2 (Riboflavina), vitamina B3 (Niacina), vitamina B5 (ácido pantoténico), Vitamina B6, Vitamina B12, Vitamina C (ácido ascórbico), Ácido Fólico, Vitamina E (alfa -tocoferol) e beta-caroteno.

Além dos minerais que incluem Cálcio, Potássio, Magnésio, Ferro e Fósforo. Junto com isso, a abundância de químicos naturais constituintes e uma gama inspiradora de antioxidantes, como a quercetina, vanilina, pinoresinol, proxeronine, kaempferol, isoscopoletin, bisdemethylpinoresinol e escopoletina acentua todo o valor nutricional do suco de noni .

O Noni é uma planta com vários benefícios que vão desde o uso tradicional de sua madeira para fazer ferramentas à seu suco a ser utilizado como um primeiro auxílio ou para o tratamento de doenças críticas.

Os Benefícios do Suco de Noni Para Saúde.

Em resumo

  •        Torna a pressão sanguínea regular.
  •        Atua como anti-inflamatório.
  •        Ajuda a aliviar dores.
  •        Aumenta os níveis de energia.
  •        Reduz as probabilidades de ataques cardíacos.
  •        Limpa e protege o sistema digestivo.
  •        Ajuda a prevenir tumores.
  •        Incrementa o nível de Melatonina.
  •        Eleva as defesas corporais.
  •        Nutre o corpo de Alcaloides.
  •        Maximiza a potência sexual.

Ao dividir os muitos usos do Suco de Noni e as descobertas científicas e o como e o porquê podemos nos beneficiar com o rico suplemento de xeronina nele contida.Existe um espaço específico em certas proteínas que as permitem assimilar a xeronina. Muitas destas proteínas não são capazes de realizar nenhuma de suas funções sem a xeronina.

Nem todas as proteínas precisam da xeronina para funcionar, mas muitas proteínas vitais que agem como hormônios, anticorpos e enzimas precisam dela.  Ela torna possível para as proteínas executarem suas funções, responsabilidades.

  • Dá suporte ao sistema imunológico
  • Melhora o bem estar
  • Melhora a digestão
  • Reduz inflamações
  • É um antioxidante efetivo
  • Elas dão estrutura ao cabelo, pele e ossos. Proteínas permitem, viabilizam a maior parte da estrutura do corpo, até mesmo a própria célula.
  • Elas permitem o transporte de substâncias, ligando-se a importantes nutrientes permitindo-lhes que passem pela membrana celular.
  • Proteínas também agem como hormônios no corpo. E com esta capacidade elas coordenam todo o processo do corpo a nível molecular.
  • elas agem como anticorpos para dar suporte ao sistema imunológico. Os anticorpos atacam os invasores destrutivos, (como também os vírus), e os incapacitam.

Mais detalhes sobre os seus benefícios

As pessoas bebem o chá das folhas ou a polpa em forma de suco, misturado ou não com outras frutas e utilizam no trato à Cólicas, Convulsões, Tosse, Diabetes I e II, Dores ao urinar,Febre, Doenças do Fígado, Prisão de Ventre, Corrimento Vaginal, Febre da Malária e Náuseas.

É também utilizada para a Varíola, Baço, Inchaço, Asma, Artrite, Problemas Ósseos e Articulares, também para Cancro, Cataratas, Constipações, Depressão, problemas Digestivos, Úlceras Gástricas e Duodenais. Outros usos incluem a Hipertensão Arterial, Infecções, Distúrbios Renais, Síndrome pré-menstrual, AVC – Acidente Vascular Cerebral, Dores, e emagrecimento.

E não para por ai,  ela também pode ser usada no trato de doenças como: Sinusite, Asma, Bronquite,  Gastrite e Refluxo Esofágico, Artrite Reumatóide, Psoríase, Tireoidite, Doença de Crohn, Lúpus Eritematoso, Herpes tipo 1 e 2, Hepatite Crônica, inflamação Pélvica, Candidiase, Afta, Fibróides Uterinos, Aterosclerose, Diverticulite, Verrugas, Doenças Viróticas, Desânimo, Diarréia, Pancreatite, Tiróide viral, Infecções produzidas por fungos, mofo e levedura tais como pé de atleta, Candidiase, Afta e muitas outras infecções micóticas (fungos). Também para tratamento da Tiróide, doenças de Crohn e Lúpus, Diverticulite, Verruga, falha na defesa contra as células malignas que podem causar Câncer.

Doença virótica como HIV e a de Esptein-Barr, candidíase crônica, falta de energia vital e AES, que é uma resposta energética alterada diante do manejo do stress.
Parasitoses Intestinais, Intoxicação por alimentos, Tosse, Dores de garganta, Tuberculose, Cólera, Resfriados, Artrite, Tendinite e Fibromialgia, Queimaduras, Feridas, Úlcera, Abscessos, Celulite, Furúnculos, moléstias do couro cabeludo e a maioria dos estados febris, independentemente de sua causa.

Ajuda a combater a Diabetes

Os indivíduos com Diabetes podem também se beneficiar do poder de cura dos extratos da fruta. Isso foi comprovado por uma pesquisa que demonstrou a eficácia  como uma erva corretiva para reduzir o risco de Diabetes tipo 2. A evidência científica testemunhou que o consumo do suco de noni ajuda a reduzir o nível de hemoglobina glicosilada, triglicéridos séricos e lipoproteína de baixa densidade de colesterol no organismo.

Para Saúde Cardiovascular

Exerce efeitos de dilatação nos vasos sanguíneos, confortando as células musculares lisas dentro das paredes das células, resultando em um melhor fluxo de sangue nas artérias. Este efeito vasodilatador do suco ajuda a regular a pressão arterial e auxilia na manutenção de um coração saudável.

Estudo tem demonstrado os efeitos positivos sobre os perfis lipídicos que são novamente um aspecto importante na manutenção da saúde cardíaca. Pode beneficiar na redução dos níveis do colesterol LDL (mau), o conteúdo de colesterol total, homocisteína e melhora os níveis de HDL (bom colesterol) no organismo.

Deixa o Sistema o imunológico mais forte

Reforçar o sistema imunológico é mais um benefício do suco de noni que acentua a sua credibilidade. Desde os tempos antigos, este suco tem sido valorizado pela sua eficácia no combate a infecções e outras doenças que atribuem à presença de polissacarídeos valiosos. Estes componentes estimulam a atividade das células brancas do sangue que desempenham um papel importante exercendo tal efeito protetor. A escopoletina presente no sumo possuem propriedades antibacteriana, anti-inflamatória, propriedades antifúngicas e anti-histamina, que contribuem significativamente para sustentar o mecanismo de defesa do corpo.

Além disso, a fruta tem um efeito imune-estimulante. Estudos têm demonstrado que a ingestão regular promove um aumento de glóbulos brancos no sangue a produção, por conseguinte, aumentando a imunidade contra as doenças. Tem também um efeito anti-inflamatório em condições, tais como artrite, gota, abcessos, lumbago e mastite.

As propriedades anti-câncer são devidos à presença de antioxidantes tais como carotenóides, flavonóides e compostos como antraquinonas (especificamente damnacanthal) e escopoletina. Estes também são responsáveis pela sua eficácia na inibição da proliferação de células tumorais e na prevenção da disseminação do tumor (metástases).

A polpa do fruto pura e sem nenhuma adição de misturas é usado como desinfetante para feridas, cortes e ossos quebrados. Antraquinonas são responsáveis por suas propriedades antibióticas. Infecções de Staphylococcus estão incluídos entre aqueles tratável com o auxilio do fruto além de demostrar ser eficaz no combate a febre e infecções.

Contra o Estresse

Entre mais de 4000 pessoas pesquisadas pelo Dr. Neil Sólomoin que ingeriram o noni, 73% apresentaram melhora significativa em seu comportamento. Isso porque uma das muitas funções acalóide Xeronina é que seu acúmulo se verifica num logo adjacente ao da absorção da edorfina e atua como coadjuvante para ativar a proteína receptora do “bem-estar”.

Contra o tabagismo e outros vícios

Experiência com 56% dos fumantes que ingeriram a fruta sem intenção de parar de fumar acabaram o interesse pelo cigarro, eliminando-o de seus hábitos. Estudos constataram que muitas pessoas podem deixar outras dependências como, álcool, cocaína, maconha e heroína.

Para Artrite

Os poderes de cura dessa poderosa fruta, traz alívio em condições inflamatórias como a artrite. Avaliações cientificas forneceram evidência qualitativa sobre os traços de analgésicos do suco que ajuda no alívio da dor e sensibilidade, assim, reduz a destruição das articulações implicadas na artrite dolorosa. O estudo também mostraram que a eficácia da reparação com alguns dos bem conhecidos analgésicos disponíveis no mercado.

Para Sistema Respiratório

Demonstrou também ser muito eficaz no tratamento de doenças respiratórias comuns, como resfriado, tosse, dor de garganta, alergias e asma.

Para Sistema Digestivo

O consumo regular da fruta em forma de suco promove a digestão eficiente através da liberação imediata de sucos digestivos no estômago e no intestino delgado, a estimulação do fluxo de bile da vesícula biliar e a regulação da evacuação. Também trata queixas comuns, como constipação, diarreia, náuseas, vômitos, úlceras gástricas, intoxicação alimentar, disenteria e cólica. O suco feito com a polpa  também mata vermes intestinais e outros parasitas.

Para os transtornos do Sono

A Xeronina age sobre a regeneração celular da glândula pineal promove a adequada liberação de Serotonina, precursora de hormônio Melatonina, que tem ação reguladora do sono.

Para combater a Obesidade

Auxilia no controle da obesidade agindo sobre os estados emocionais, diminuindo a ansiedade e a compulsão por comida. Melhora as funções hepáticas, digestivas e intestinais. Age sobre o sistema renal, melhorando a diurese e promovendo a eliminação de líquidos retidos no organismo. Enfim, o noni ajuda a emagrecer!

Para Sistema Urinário e Reprodutor

Além de sua eficácia no tratamento de infecções do trato urinário, o consumo regular do noni ajuda no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia e sífilis. Ele também ajuda na diminuição dos alargamentos da próstata e miomas uterinos, alívio de cólicas menstruais e a normalização da menstruação irregular.

Para o Sistema Nervoso

O consumo do suco de noni ajuda a aliviar dores após cirurgias e parto. Estudos têm demonstrado que o suco ativa os receptores de serotonina no cérebro. Serotonina ajuda na regulação do sono, no tratamento da enxaqueca e da depressão, além de ajuda a aliviar os sintomas da doença de Alzheimer.  Ele também alivia os tremores da doença de Parkinson e podem inibir os processos neurodegenerativos em esclerose múltipla.

Ação antioxidante – Retarda o envelhecimento

Possui potencial antioxidante tremendo que procura os radicais livres de oxigênio e neutraliza seus efeitos negativos. Uma pesquisa realizada nos pacientes com hábitos pesados de fumar tornando-os vulneráveis a muitas doenças têm defendido o efeito protetor em melhorar o potencial de eliminação de radicais de seus corpos e proporciona alívio das doenças causadas por estresse oxidativo.

Na prevenção do Câncer

As qualidades anticâncer têm sido tradicionalmente confiável e defendida pela ciência moderna. Vários clínicos e laboratórios de pesquisa mostraram as propriedades quimio-preventiva do suco de Noni na prevenção de vários tipos de câncer, como câncer de pulmão, fígado e renal, devido à abundância de antioxidantes. Suportada por outra descoberta científica, foi notável a eficácia na redução do risco de câncer, atributos à sua capacidade para bloquear a ligação de ADN-cancerígena. Além disso, evidências têm revelado a eficácia da fruta em retardar o crescimento de tumor de glândulas mamarias, diminuindo significativamente o peso e o volume dos tumores nos indivíduos.

Benefícios no tratamento para gota

A fruta estende seus efeitos terapêuticos na cura de gota. A eficácia do noni na cura de tal doença é atribuído a sua ação inibidora sobre as enzimas da xantina oxidase que estão implicadas em gota e seus problemas associados. A pesquisa também apoiou este efeito curativo do suco feito com a fruta tem sido usado ao longo de milhares de anos.

Ajuda no relaxamento dos músculos

O consumo desta fruta pode ajudar a criar um efeito relaxante sobre os músculos. Estudos têm revelado as propriedades antiespasmódica deste suco, possivelmente, atribuído ao bloqueio dos canais de Cálcio dependentes de voltagem e secreção de conteúdo intracelular de cálcio no organismo. Ele ajuda a suprimir os espasmos dos músculos e alivia a dor e o desconforto associado.

Ajuda a combater o cansaço

O suco d é um medicamento consagrado pelo tempo e foi tradicionalmente usado por polinésios para combater a fraqueza geral do corpo e fazer avançar a qualidade de vida e níveis de energia. Várias pesquisas clínicas e estudos têm demonstrado as qualidades ergogênicos do suco, que ajuda a melhorar a tolerância, elasticidade e desempenho físico geral do corpo.

Benefícios  para a proteção do fígado

A fruta  também é conhecida por sua eficácia na proteção contra as doenças do fígado. Apoiada por estudo, ele exerce efeitos hepato-protetor sobre o fígado, que auxilia na proteção do órgão de exposição a substâncias químicas exógenas crônicas. Além de defender contra as principais doenças e danos ao fígado.

Combate os distúrbios psiquiátricos

O suco feito com a polpa dessa fruta “milagrosa”  tem sido historicamente utilizada para tratar uma variedade de doenças, incluindo as doenças relacionadas ao sistema nervoso central. Este estudos sobre os efeitos anti-psicóticos do suco têm mostrado melhora significativa nos indivíduos, especialmente no que diz respeito aos seus problemas comportamentais. Demonstraram também o seu enorme potencial para ser utilizado na cura de distúrbios psiquiátricos. Além disso, o Noni também tem sido sugerido para ter um efeito terapêutico no dano cerebral atribuindo ao poder de cura de componentes químicos naturais. Pode ajudar a prevenir o estresse isquêmico cerebral, sem afetar a eficácia de boas enzimas e antioxidantes que funcionam no corpo.

Para melhorar a memória

Pode exercer efeito protetor na cura de problemas de comprometimento de memória. As pesquisas realizadas em indivíduos com funções de memória enfraquecidos mostraram que o consumo da fruta estimula o fluxo sanguíneo cerebral e ajuda a melhorar as funções de memória.

Para o Desempenho Sexual

Como o Noni contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos e contribuíram para a melhora arterial, 83% das pessoas que tomaram o suco apresentaram melhora significativa em seu desempenho.

Deixa a pele linda e saudável

Este suco pode ser considerado como uma ajuda natural em beleza e cuidados da pele. Estudos mostraram que o Noni é rico em componentes químicos de proteção, antraquinonas que exercem efeitos de colágeno estimulante e impedem a formação de rugas na superfície da pele. As propriedades anti-inflamatórias e antibacteriana são úteis na cura de várias doenças de pele, incluindo acne, queimaduras, reações alérgicas na pele e colmeias de forma holística. A presença de ácidos graxos essenciais e alta concentração de componente bioquímico proxeronine, que é um precursor para a xeronine alcalóide que apoia o funcionamento eficiente das membranas celulares, tendendo a normalizar as células anormais e ajuda a restaurar a pele jovem e saudável.

Ajuda nos Distúrbios Gastrointestinais

O sumo  pode revelar-se útil através do seu impacto no processo de esvaziamento gástrico em que os alimentos saem do estômago e entra no duodeno. Os resultados de um estudo realizado sobre revelou que os fitonutrientes presentes no suco retarda o esvaziamento gástrico que retarda a digestão, resultando em descarga lenta de açúcares no sangue. O estudo também sugere que este suco estimula a liberação de enzimas digestivas, colecistoquinina, sem alterar o volume de urina, fezes e trânsito intestinal.

Ajuda na Cicatrização de Feridas e Machucados

Ele é eficaz para acelerar a cicatrização de feridas. Estudos acerca de suas propriedades revelou resultados positivos no que diz respeito ao aumento do peso nos tecidos de granulação, funcionando de colágeno e hidroxiprolina e o teor de proteína. Como mencionado acima, o suco ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue no corpo, que também pode ser correlacionada com o processo de cicatrização da ferida acelerada.

Como fazer o suco de noni

As melhores maneiras de processar o Noni e retirar a polpa é espremendo ou passando pela peneira.

A melhor maneira de preparo do suco é não usando o liquidificador e sim usando um espremedor de batatas ou uma peneira para conseguir separar a polpa da fruta sem quebrar as sementes, que se quebradas podem liberar substâncias prejudiciais aos rins e ao fígado, pois conforme os especialistas toda semente quebrada é toxica pelos hormônios vegetais que devem ser evitados.

O objetivo de combinar a fruta com outras frutas  se deve ao fato dela possuir um sabor e odor bastante intensos, por isso, tem sido consumido com frutas, como a uva, goiaba, limão e maracujá, com a única finalidade de torná-lo mais agradável.

Veja como processar para retirar a polpa no Noni no espremedor de batatas no vídeo abaixo

Vídeo via: Thiago Pereira Dos Santos

Outra maneira de processar o Noni  para retirar a polpa Passando pela peneira

Vídeo via: Jailson Costa

Dica: O suco pode ser consumido em apenas uma dose em  jejum, ou se preferir pode fazer o tratamento com 3 doses, a primeira em jejum e as outras duas nos intervalos entre as refeições (como lanches) 3 vezes ao dia. O ideal é não consumir o suco durante ou logo após as refeições para não causar estufamento.
A quantidade é de uma xícara de café (30 ml) por vez. Uma pequena dose que pode ser engolida de uma vez só, para não se incomodar com o gosto que mesmo não sendo muito agradável vale a pena devido aos benefícios.
O fruto deve estar completamente maduro, e se você quiser que a fruta amadureça mais rápido coloque em um recipiente e deixe abafado por mais ou menos 24 a 72 horas, vai depender de cada fruta. Quando a casca estiver transparente e o fruto macio pode usar.

Receita de Noni com Suco de Uva

Beneficios-do-suco-de-noni-768x511

As receitas mais divulgadas são as feitas no liquidificador, mas conforme falamos acima o grande problema é que através do liquidificador as sementes podem se romper, e liberar substâncias que agridem o fígado os rins. Portanto se for usar o liquidificador tome muito cuidado para não quebrar as sementes.

Ingredientes:

2 litros de suco de uva (Sem açúcar e sem conservantes ou corantes).
250 ml de Noni ( 3 frutos maduros)

Modo de preparo:

Lave bem os frutos, corte  em rodelas. Coloque no liquidificador e adicione meio litro de suco de uva (natural ou concentrado). Bata a mistura no modo pulsar, para dissolver a polpa e não quebrar as sementes. Coe.
Depois de coado acrescente mais meio litro de suco de uva. Bata tudo no liquidificador de forma moderada. Deixar por 12 horas na geladeira antes de consumir.
Conservar na geladeira no máximo 45 dias. Tomar 30 ml por dia em Jejum para que os efeitos sejam melhores.

Suco do Noni com Abacaxi

noni-seus-beneficios-e-como-consumir-noni-com-abacaxi

Ingredientes:

Meio litro de água, coloque 1 fruta madura, também lavada e cortada em rodelas. Esprema no espremedor de batatas conforme o vídeo acima, ou se preferir bata no liquidificador, no modo pulsar, para não quebrar as sementes e coe.

Junte uma rodela grande de abacaxi e bata novamente. Beba em seguida. Sucos feitos com frutas naturais não devem ser deixados para consumir depois.

Chá de Noni

noni-seus-beneficios-e-como-consumir-noni-como-cha

Deixe ferver uma xícara de chá de água, acrescente duas colheres de folhas de noni (secas ou verdes). Apague o fogo, tampe e deixe descansar por 10 a 15 minutos. Coe e tome em seguida.
Em qualquer dos casos, se quiser adoçar, prefira usar adoçante de stevia ou mel ao invés de açúcar.

Avisos Importantes

A recomendação é de, no máximo, 30ml do suco por dia. Ou seja, menos do que uma xícara de café.

As pesquisas avaliam que a segurança e eficácia do suco tem proporcionado resultados positivos quanto ao seu consumo com base dependente da dose. No entanto, casos especiais e preocupações individuais exigem que a cautela deve ser exercida. Poucas das preocupações têm sido mencionados, como as seguintes:

Alto Teor de Potássio: O contém uma boa concentração de Potássio, que pode interferir em vários medicamentos usados para curar a pressão arterial elevada, como diuréticos poupadores de Potássio e bloqueadores dos receptores da angiotensina. Estes dois coletivamente podem resultar em elevados níveis de Potássio no corpo, dando origem a sintomas como náuseas e arritmia cardíaca.

Problemas Renais: O não deve ser tomado pelos indivíduos que combatem com problemas renais, uma vez que tende a agravar a condição existente.

Embora vários estudos têm defendido a respeito da segurança, é altamente recomendável consultar um médico, especialmente durante condições especiais, como gravidez e lactação.

Lembrando que os produtos derivados do fruto tem o consumo proibido no Brasil pela ANVISA.

Fontes de pesquisa: www.thieme-connect.com
diadesaude.com /saudedica.com.br/minhavida.com.br

Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário principalmente o seu depoimento se estiver fazendo uso do Noni, dizendo como está sendo a sua experiência  e obrigada pela visita. 🙂

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *