O que é bom para azia e má digestão? Dicas, receitas caseiras de chás e sucos

Recupere-se das festas de final de ano. Receitas de chás e sucos par aliviar os sintomas da azia e má digestão.

Publicado por: Redação
Chá para azia e má digestão

Azia e má digestão são sintomas que muitas pessoas acabam tendo com frequência devido a alguns excessos na alimentação. E o problema costuma ser mais frequente quando chega final de ano, onde é quase impossível não exagerar na ceia de natal e nos festejos de ano novo.

Quando nosso estômago produz pouco ácido gástrico, a nossa digestão fica lenta e prejudicada causando os tão conhecidos sintomas de queimação e má digestão.

Os sintomas relacionados com a má digestão são bem conhecidos como enjoos, dores abdominais, vômitos, arrotos e sensação de estômago cheio.

Quais as causas?

Geralmente a má digestão está relacionada a hábitos ruins de alimentação como comer demais, muito rápido e sem mastigar direito. Abusar no consumo de comidas gordurosas, frituras, alimentos altamente industrializados e processados com muito conservantes e condimentos, e beber muito líquido durantes as refeições também contribui para o aparecimento destes sintomas.

Agora, se você tem problemas recorrentes de azia e dificuldades na digestão, o melhor a fazer é consultar o seu médico. Algumas complicações como, o refluxo gastroesofágico por exemplo, necessita de um tratamento especializado. Portanto, fique atenta aos sintomas e a frequência com que eles ocorrem. Sentir um mal estar algumas vezes devido a alguns excessos é bem diferente do que tê-los frequentemente mesmo que sem motivo aparente.

Veja também

O que é bom para azia e má digestão?

É claro que a prevenção é sempre o ideal, mas quando isso já não é possível e você “mandou ver” naquela feijoada, o melhor a fazer é contornar a situação. Selecionamos alguns chás, ervas e sucos que são bons para tratar os sintomas da azia e da má digestão.

Há, é bom deixar de lado o açúcar para adoçar chás e sucos, pois ele prejudica ainda mais a azia e dificulta muito a digestão.

Chá de boldo

Famoso conhecido das pessoas que passam por algum problema estomacal, o chá de boldo é realmente muito poderoso.

O boldo possui uma substancia chamada lactona, responsável por ajudar a digerir as gorduras em excesso no fígado. O gosto não é lá dos melhores, mas resolve mesmo!

Para fazer o chá é fácil, adicione um xícara picada das folhas de boldo em uma xícara de água quente. Deixe em infusão por cinco minutos e pronto. Mas se preferir pode macetar as folhas e deixar de molho em água fria por alguns minutos e tomar o líquido. Algumas pessoas costumam até mastigar e engolir algumas folhas, ai fica a seu critério, se conseguir fazer isso o resultado vai ser ainda melhor.

Chá de camomila

A maioria das pessoas sabem que a camomila é um excelente calmante, mas o Chá desta erva é bom para a azia e má digestão também.

Mas aqui vai um detalhes, para conservar as propriedades da planta, evite usar a água fervendo ou muito quente.

Hortelã

Para quem tem hortelã plantado em casa, aproveite para mastigar algumas folhinhas para acelerar a digestão e melhorar a sensação de estômago cheio. Os ativos da hortelã ajudam a liberar mais bile, consequentemente melhorando o processo digestivo.

O chá também funciona muito bem, basta usar uma colher de sopa das folhas picadas para uma xícara de água quente. Espere fazer a infusão por 10 minutos e já está pronto para beber.

Outros chás para combater a azia e a má digestão

  • Macela
  • Camomila
  • Erva-doce
  • Gengibre
  • Boldo e espinheira santa
  • Chá verde

Sucos digestivos

Alguns sucos ajudam bastante a digestão e aliviam os sintomas da azia, esses são alguns deles:

  • Sucos de laranja com couve e cenoura. Dica: Tome em jejum antes do café da manhã.
  • Suco de abacaxi com hortelã. O abacaxi ajuda na digestão e ainda tem ativos que atuam com um anti-inflamatório.
  • Suco de limão e cenoura.
  • Suco de mamão com laranja.
  • Suco de maçã.

Os sucos devem ser tomados assim que preparados e sem a adição de açúcar para ser melhor digerido. Consumir essas frutas em jejum ou depois da refeições ajudam a melhorar a digestão.

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *