Compartilhe:

Ressaca – Saiba como acontece, como prevenir e como acabar com ela

Muitas vezes depois de um final de semana intenso e festivo pode acabar em ressaca. Se você abusou um pouco, veja nesta matéria tudo sobre a ressaca, porque ela acontece, como evitar, o que fazer para acabar com ela.

Publicado por: Cida Ramos

Ressaca - Saiba como acontece, como prevenir e acabar com ela

Quem nunca apreciou demais uma bebida ou comida ou os dois juntos em uma festa ou final de semana? Acho que não precisa nem ser carnaval para falarmos em ressaca ou exageros. É muito fácil que isso aconteça mesmo que seja apenas em uma saída para balada ou em um churrasco com os amigos.

O que se pode fazer é amenizar, com isotônicos, vitaminas e até aqueles remédios para o antes e depois. Mas na verdade a melhor receita é a moderação. O que nem sempre é possível.

A história da ressaca

A história conta que no períodos neolítico (por volta de 7.000 a.C), o homem mascou grãos, cuspiu em uma jarra, deixou fermentar e assim “descobriu” o álcool e na outra manhã a ressaca. Foram necessários alguns milhares de anos (e muita dor de cabeça) até que um médico criasse uma porção para curar esse desconforto, isso foi em 900 a.C e até hoje não se conseguiu uma real cura para ressaca.

Qual é a quantidade para se conseguir moderar?

Para tomar vinho, por exemplo (e mesmo que ele seja o melhor que o seu dinheiro pode comprar), o ideal é tomar 250 ml, (uma taça cheia) que é o limite que o seu fígado pode metabolizar de modo suportável por um período de 1 hora. Mais do que isso, já dá ressaca na certa! Portanto a medida da bebida é um fator determinante.

Ressaca – Saiba como acontece, como prevenir e como acabar com ela

Como a ressaca é causada?

Não é o álcool que causa o sofrimento, mas sim os processos bioquímicos que ele deflagra. E isso acontece quando:

O Acetaldeído, substância tóxica resultante da metabolização do álcool pelas enzimas. (ADH). Inflama as células dos tecidos por todo o corpo até ser neutralizado causando a ressaca.

Falta de hormônio Antidiurético – A vasopressina faz o rim reabsorver água. O álcool inibe sua produção e faz com que a água vá direto para a bexiga, causando desidratação à medida que você bebe.

Redução do Glicogênio- Gicogênio (molécula de glicose) é a reserva de energia do seu corpo. O álcool inibe sua reposição, derrubando os níveis de açúcar e deixando você com o raciocínio travado.

Glutamina – O álcool deprime a ação dos neurônios, o que reduz a produção desse neuro-trasmissor. Quando você dorme o corpo volta a produzir glutamina de forma desregulada, perturbando o sono.

Como prevenir

  • Não beba de estômago vazio. Como a bebida diminui o nível de açúcar no sangue, comer é importantíssimo para que o organismo não saia do seu nível normal. Comer antes de dormir também ajuda algumas pessoa

 Coma carboidratos (pão), diminuem a absorção de álcool no estômago, e gorduras (azeite), que desaceleram a descarga estomacal.

O que fazer durante

  • Faça um esforço e tome água entre as doses, assim você vai desacelerar a desidratação.

Como se cuidar depois

Depois de beber

  •  Tomate com sal e aspirina, vão garantir as três coisas que ficam em falta no dia seguinte: o potássio, magnésio e sódio.
  • Beba muita água antes de dormir, porque a dor de cabeça do dia seguinte é desidratação causada pelo álcool. Beba no mínimo de 2 a 3 copos.
  • Antiácidos – eles ajudam caso seu estômago apresente sinais de irritação
  • Café, chá, Coca-Cola – para reanimar. Além disso, tais líquidos te manterão hidratados também.
  • Coma bem no dia seguinte. Evite gorduras e comidas pesadas – seu estômago já está sofrendo o suficiente – mas não deixe de comer. Comer um pouco antes de dormir também ajuda algumas pessoas.

Alimentos que podem salvar você da ressaca

O Gengibre /Hortelã

cure-ressaca- gengibre-hortela

O gengibre, batido com suco ou na forma de chá, combate os efeitos típicos da ressaca, como a sensação de leseira, além de contra-atacar vômitos e náuseas. Já o hortelã age como um anestésico suave para a parede do estômago, impedindo a ocorrência de dores abdominais após uma noite de excessos etílicos.

O brócolis/ovos/pimenta/cebola/gérmen de trigo

cure-ressaca- brocoli-ovos

A cisteína encontrada em ovos, brócolis, pimenta, cebolas e gérmen de trigo. Este aminoácido é responsável pela eliminação de boa parte do acetaldeído, sendo responsável pela aceleração no processo da cura da ressaca.

Bananas

cure-ressaca- banana

O potássio é um dos que mais são eliminados no processo, por isso é de suma importância que as pessoas com ressaca comam alimentos ricos nesse. A falta de potássio pode causar alguns problemas no sistema nervoso e muscular, por isso ingerir bananas, batatas chips e suco de laranja pode ser uma ótima ideia.

Frutas

cure-ressaca- frutas

Nas frutas são fonte de glicogênio é uma reserva de energia vital para a sobrevivência, que é armazenada no fígado e nos músculos. Quando ingerimos álcool, o glicogênio é transformado em glicose e logo depois é eliminado do corpo pela urina. Por isso é muito comum a sensação de total cansaço na manhã seguinte a “bebedeira”.

E uma das maneiras mais simples e rápidas de recuperar as reservas de energia é por meio da frutose (o açúcar oriundo das frutas). Encontrado em frutas, a frutose acelera o processamento do álcool pelo corpo.

Sódio/Sal

cure-ressaca- sal-sodio

O sódio encontrado no sal, em excesso faz mal à saúde, mas ele é muito necessário para que o corpo consiga realizar algumas das principais reações químicas necessárias para a manutenção dos estados normais. Isso acontece porque o sal é rico em sódio, eletrólito essencial para os seres humanos. Junto com o potássio, o sódio é eliminado em grandes quantidades pela urina.

Ingestão de isotônicos é uma ótima alternativa, mas a melhor delas é a água de coco.

A Água

cure-ressaca- água

Tomar água mineral com ou sem gás intercalada com a bebida alcoólica pode ajudar. E depois também. Afinal o álcool o álcool faz com que as pessoas urinem mais do que o normal, existe uma grande perda de água. Por isso, o corpo tenta se reidratar roubando água do cérebro, que acaba ficando um pouco menor do que o normal. As membranas que ligam o cérebro ao crânio são esticadas e assim surge a dor.

O líquido é capaz fazer com que seu corpo seja reidratado, além de permitir que o cérebro volte a trabalhar das maneiras corretas. Logicamente, um copo de água não fará a dor passar em dois minutos, mas a reidratação é essencial para a “revitalização”.

Portanto, beba muita água!

Receita de Suco pós ressaca -Suco para evitar náuseas e reidratar

dicas-para-entrar-no-vestido-de-festa-tomar-sucos

 

Ingredientes

1 copo (250ml) de água de coco
2 fatias de abacaxi
4 folhas de hortelã
1 lasca fina de gengibre
3 pedras de gelo

Modo de fazer

Bater tudo no liquidificador e tomar de imediato.

A água de coco é uma ótima bebida e tem a finalidade de hidratar, ajudando na eliminação das toxinas do corpo.

O abacaxi é rico em vitamina C e, com isso, auxilia na melhora da imunidade

A hortelã auxilia na melhora do mal estar. Ela tem efeito anestésico.

Suco desintoxicante e energético

suco-detox-detox-suco-com-gengibre-650x350

Ingredientes

4 cenouras
1 maçã
Suco de 1 limão (sem casca)
2 laranjas
1 pedaço de gengibre

Modo de fazer

Bata em uma centrífuga ou em um liquidificador todos os ingredientes com um pouco de água filtrada ou água de coco. Para deixar o suco mais cremoso, utilize a medida de meio copo. Evite usar açúcar e adoçantes.

Suco detox com gengibre

suco-anti-ressaca-uva-gengibre-canela

Ingredientes

1 cacho de uva ou 200ml de suco de uva integral
1 limão com casca
Gengibre a gosto
Canela a gosto

Modo de preparo

Bata bem todos os ingredientes no liquidificador e coe e beba em seguida.

Veja também>>Sucos para desintoxicar e reidratar  e Sucos para dar energia e disposição

Existem várias receitas de sucos que podem ser usados para acabar com a ressaca. Abaixo vamos passar a receita de um deles, mas você pode ver muitos outros. Basta clicar nos links acima.

 

Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *