Compartilhe:

Como fazer o óleo de coco em casa

Aprenda a fazer de forma simples, prática e rápida o óleo de coco caseiro. Muito mais saudável e gostoso!

Publicado por: Cida Ramos

oleo de coco extra virgem

Alguns especialistas em nutrição ressaltam que o óleo de coco extra virgem é um dos três alimentos mais completos e perfeitos para o ser humano, juntamente com o leite materno e o ovo. Ele ajuda no emagrecimento e na estabilização do peso, combate o colesterol ruim, ajuda a controlar o diabetes e ainda deixa os cabelos lindos!

Esses são só alguns dos benefícios que o óleo de coco proporciona, e sabendo disso é impossível não fazer dele em nosso dia a dia. Entretanto, o preço e a disponibilidade varia muito para cada região e costuma não ser tão barato ser for levando em consideração o seu diário. Mas você sabia que é possível extrair o óleo de coco em casa? Veja como é fácil:

Óleo de coco extra virgem caseiro – extração a frio

  1. Selecione 3 coco frescos e com bastante água, retire a água em uma vasilha.
  2. Corte toda a polpa em cubinhos. Adicione a polpa no liquidificador e cubra com a água de coco. Se for pouca água, pode-se completar com água filtrada.
  3. Bata bem até obter uma massa molinha.
  4. Agora você precisa coar essa massa para obter o leite de coco. Utilize uma peneira ou uma flanela fininha, esprema bem até. Separe o bagaço e utilize para fazer bolos e biscoitos, ela é muito nutritiva e rica em fibras!
  5. Agora precisamos reservar o leite de coco que obtermos e deixar descansar por 48 horas. Nesse tempo, o leite irá fermentar e o óleo irá ficar na superfície. Logo abaixo a água e no fundo o restante dos resíduos.
  6. Retire com cuidado com uma concha e guarde em uma vasilha de vidro. E está pronto!

Guardado em temperatura ambiente e e um potinho bem fechado, a validade passa dos dois anos. Bom né? Você pode usar o óleo puro em saladas, para cozinhar ou consumir 2 colheres de sopa por dia como promoção da saúde.

 

Benefícios do óleo de coco

  • Ajuda a emagrecer: Parece controverso uma gordura auxiliar no emagrecimento, mas estudo mostram que o óleo de coco possui ácido láurico, que ajuda o metabolismo a trabalhar de forma mais acelerada, evitando assim o acúmulo de gordura. Além disso, o óleo de coco  ativam hormônios como colecistoquinina, peptídeo YY e peptídeo inibitório intestinal, todos ligados a sensação de saciedade. Resultado disso é a gente comer bem menos nas refeições. 🙂
  • Controla o diabetes e aumenta HDL (o bom colesterol): Neste mesmo estudo os indivíduos que consumiram 13g diária de óleo de coco conseguiram uma redução do colesterol ruim e um aumento do HDL. Os resultados também forma satisfatórios nas pessoas com diabetes, onde os níveis de glicemia também foram diminuídos.
  • Os cabelos ficam lindos! Adicione um pouco de óleo de coco no creme de pentear ou condicionador, os cabelos irão ficam com mais brilho, macios e super hidratados.
  • Melhora a imunidade: Ele possui os ácidos láurico e o ácido cáprico, que estimulam o nosso sistema imunológico além de se mostrar muito eficaz no combate a fungos, bactérias e vírus presentes no sangue.

Não abuse!

Vale lembrar que o óleo de coco é uma gordura e que se consumida em excesso irá fazer o efeito contrário. O indicado por dia são 2 colheres de sopa do óleo (no máximo) para quem não tem colesterol alto. Já para as pessoas com taxas elevadas de colesterol, o consumo deve ser menor e passa pelo aval de um médico.

Recomendado para você