Compartilhe:

Os benefícios do inhame para a saúde

Parece até milagre mas é apenas mais um alimentos saudável e que pode fazer maravilhas pelo nosso organismo até mesmo ajudar a se proteger da dengue.

Publicado por: Cida Ramos

inhames

Depois de ser divulgado que o suco ou elixir do inhame combate e previne a dengue, este alimento que não é tubérculo mas sim da família dos cormos (semelhante aos bulbos das plantas), começou a ganhar mais a atenção das pessoas. Graças aos ricos valores nutricionais que o inhame possui, ele se torna uma poderosa fonte de energia para o dia a dia podendo subtituir tranquilamente e com louvor a batata inglesa.

O inhame possui boas doses de betacaroteno (deixa a pele lisinha e bonita:)), vitaminas B, C, altas doses de cálcio ferro e magnésio. Seu consumo cozido ou mesmo em sucos e receitas tem o poder de melhorar e aumentar a imunidade do organismo, eliminar toxinas e impurezas do sangue, combater os radicais livres que são um dos responsáveis pelo envelhecimento precoce. Bom né?

Quando pensamos em alimentação natural e receitas que além de gostosas funcionam como verdadeiro remédio para o corpo, sempre buscamos nos livros da jornalista e escritora Sônia Hisch. Ela já elaborou diversos livros e matérias sobre alimentação saudável e promoção da saúde e uma das matérias do seu blog, fala justamente do inhame e dos seus vários benefícios além dos já descritos aqui, vamos ver?

 

Veja também:

Receita de caldo de inhame e de sopa de inhame com carne

 

Receita de Suco de inhame

Ingredientes

– Um inhame pequeno (aquele cabeludinho), descascado e picado;

– 2 folhas de couve (opcional);

– Suco de ½ limão;

– 1 maçã;

Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador com água e coe. Pode-se adoçar com açúcar mascavo ou adoçante mas não é necessário já que a maçã e o limão já dá um sabor bem agradável.

8 benefícios do inhame para a nossa saúde

1- Evita e combate a dengue, malária e a febre amarela

O inhame reage a invasão do vírus no organismo e neutraliza o agente no sangue. Os índios já conhecem a muito tempo no combate à malária e tanto é que no dia em que substituíram suas plantações de inhame por outras culturas, isso causou um surto de malária nesses locais causando várias mortes.

E claro, não podia faltar o suco milagroso de combate a dengue e que ajuda a reforçar o sistema imunológico.

 

2- Amigo do “peito” para o coração

O inhame possui boa concentração de vitamina B6 que comprovadamente é necessária ao organismo para ajudar a quebrar um aminoácido chamado homocisteína, que tem relação direta com problemas cardíacos e o enfraquecimento das paredes dos vasos sanguíneos.

3- Combate os sintomas da tpm

Ideal para as mulheres que sofrem com os sintomas da TPM como cólicas, mau humor e nervosismo. O inhame possui hormônios naturais que ajudam as mulheres a enfrentar esses contratempos.

4- O inhame ajuda a combater o câncer

Ele possui antioxidantes e vitamina C que ajuda a proteger nosso organismo dos radicais livres que ocasionam o aparecimento de células alteradas conhecidas como cancerígenas.

5- Benefícios do inhame na menopausa

Um problema frequente nas mulheres que já entraram na menopausa é o enfraquecimento dos ossos, perda do líbido, ressecamento da pele entre outros sintomas que tem relação com as alterações hormonais. O inhame é excelente nesses casos pois tem a capacidade de equilibrar os níveis hormonais, a progesterona amenizando os sintomas causados pelo climatério.

6- O inhame fortalece o sistema imunológico

Talvez essa seja um dos mais incríveis benefícios do inhame tendo em vista que a imunidade está diretamente relacionado com as defesas do organismo e se o nosso sistema imunológico não anda bem, ficamos vulneráveis a todos os tipos de doenças.

7- Bom para o cérebro e também para os músculos!

O inhame possui altas doses de potássio que como sabermos é fundamental para o bom funcionamento dos músculos e nervos do nosso corpo.

8- O inhame é bom para emagrecer!

E diante de tantos benefícios era de se esperar que este alimento também seja ideal para quem está de dieta. Ele é rico em fibra que ajudam no trato intestinal e são absorvidos mais lentamente aumentando a saciedade. Além disso, o inhame possui carboidratos complexos que liberam mais lentamente o açúcar no sangue ajudando a evitar os picos de insulina no organismo.

Veja também + Suco seca barriga: Berinjela couve e limão

Está bom pra você? Para mim já é mais do que suficiente para continuar comendo inhame, sempre achei uma delícia e conhecendo mais a fundo sobre os seus benefícios contribui ainda mais para que ele permaneça no meu gosto e ganhe mais adeptos, afinal ele é um maravilhoso alimento.

 

Veja também

+ Os benefícios da cenoura

+ Sucos para dar energia e disposição

+ Quinua e linhaça – Combinação perfeita para o emagrecimento

# #

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *