Os Principais erros na dieta low carb

A dieta low carb ficou muito popular de anos para cá devido a sua eficácia na perda de peso de forma saudável. Essa dieta é caracterizada pela redução do consumo de carboidratos e com foco nas proteínas e gorduras saudáveis.

Diminuindo os carboidratos, refinados e processados, a perda de peso acontece naturalmente, além da vantagem de controlar o vilão da diabetes tipo 2. Mas a dieta low carb precisa de atenção, e muitas pessoas cometem muitos erros no processo, prejudicando os resultados finais do emagrecimento.

Principais erros da dieta low carb

Não controlar a compulsão

Primeiro de tudo, as pessoas devem aprender a controlar o “cérebro antes da boca”. Ou seja, primeiro você precisa controlar a sua compulsão em comida, dessa forma a sua dieta será mais eficaz. Não é apenas restringir os carboidratos, mas também evitar os excessos na alimentação.

Claro, quando se consome mais gorduras e proteínas, consequentemente você irá ter mais saciedade. Existe um equilíbrio pois se você começar a consumir muita proteína, “beliscar” o tempo todo, esse excesso se converte em glicose no sangue da mesma maneira. Uma dica é anotar o que você irá comer no dia, assim você não passa dos limites. Anote tudo!

Consumir alimentos de baixa qualidade

Outro erro na dieta low carb muito comum é não prestar atenção na qualidade dos alimentos ingeridos. Muita gente exagera no consumo de proteínas de baixa qualidade e os exemplos vão longe, embutidos como: presunto, bacon, mortadela, salsichas entre outros. São alimentos ultraprocessados e comprovadamente aumentam as chances do indivíduo desenvolver cânceres e tumores.

Lembando que o recomendável é deixá-los de lado, e se a caso for consumir que seja muito raramente.  

Não ler o rótulo dos alimentos

Vale ficar de olho no rótulo dos alimentos que mesmo tendo em letras garrafais “zero carboidrato”, a qualidade de gorduras ruins presentes nele nem compensa o consumo. Fique de olho sempre e prefira os alimentos naturais para preparar a sua refeição. Evite comer coisas que saem do pacote ou lata.

Reduzir muito o consumo de sódio

Um inconveniente, são alguns efeitos colaterais da dieta low carb, como tontura, sono, e dor de cabeça. E por que isso acontece? Na maioria das vezes, é a deficiência de sódio no organismo. Isso mesmo, falta sal!

Veja também:

Mas calma, eu explico. Quando consumimos menos carboidratos, os níveis de insulina tendem a baixar bastante, consequentemente elimina-se mais água e sal também. Por isso é tão comum as pessoas desincharem tão rápido quando fazem uma dieta low carb.

Quando esses sintomas aparecerem, uma dica é colocar algumas pedrinhas de sal rosa do himalaia na água e tomar durante o dia. Isso ajuda a controlar os níveis de sódio no organismo. Evite usar o sal refinado.

Não praticar exercícios

Outro erro na dieta low carb muito importante é o indivíduos abandonar a dieta muito cedo, ou ficar alternando o estilo de alimentação. O corpo precisa de tempo para se adaptar, em média até 4 semanas. Por isso, mantenha-se firme e prossiga!

E por fim, um erro na dieta low carb que você não deve cometer e deixar de lado os exercícios físicos regulares, mesmo que leves, como uma caminhada. O corpo precisa de movimento e uma coisa não descarta a outra.

Veja também>> Guia completo da dieta paleolítica

No início da dieta, pode ser que você sinta muito desconforto nas atividades físicas, portanto, o ideal é fazer atividades leves no período de adaptação do corpo. Faça caminhadas, dança, academia de forma mais leve, enfim, não deixe de se movimentar!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.