Compartilhe:

Ovo de Páscoa recheado, passo a passo

Veja um passo-a-passo com fotos e bem explicadinho para você fazer os seu ovos inclusive com receitas de recheios para comer de colher. Fácil e delicioso!

Publicado por: Cida Ramos

ovo-de-pascoa-recheado

A Páscoa está chegando e se você não quer gastar rios de dinheiro, pode fazer os ovos em casa com todo carinho e inventar recheios de vários sabores.

Esta receita de ovo prestígio, ou ovo de chocolate é com recheio de coco, que muitos gostam e que faz muito sucesso na hora de dar um presente ou mesmo para vender. Mas você pode criar outros recheios e fazer ovos para o gosto de toda família.

 

Veja também:

Passo-a-passo ovo de páscoa

Ovo de Páscoa com recheio de coco

Especial Páscoa receitas e dicas de decoração

 

Passo-a-passo para fazer o ovo e Páscoa

Passo 1

Em uma panela, leve os ingredientes do recheio,leve ao foto, prepare e reserve. Enquanto isto coloque a barra de chocolate em uma tábua e rale com a faca.

Passo 2

Derreta as lasquinhas em uma travessa de vidro no fogo em banho maria. Se for no micro-ondas faça também em banho maria de 30 em 30 segundos, retire e mecha até dar ponto. Deixe esfriar fora da geladeira.Prepare uma bacia plástica com água e gelo

Passo 3

Coloque o refratário sobre a bacia e dê um choque térmico no chocolate. Atenção: o doce não pode entrar em contato com a água ou ficará esbranquiçado

Passo 4

Ponha um pouco de doce no pulso para checar se a temperatura está ambiente. Em seguida, rapidamente despeje-o até o risco marcado na fôrma.

Passo 5

Depois de colocar o chocolate até a marquinha da forma, comprima para espalhar. Se você não tiver este tipo de forma, você vai espalhar com a espátula, depois colocar para gelar até endurecer

Passo 6

Desenforme e tire rebarbas com a faca. Deixe descansar até o chocolate “suar”

Passo 7

Passe uma camada do recheio frio nas duas partes do ovo.

Passo 8

Para cobrir, despeje um pouco de chocolate por cima do recheio. Depois leve o ovo à geladeira até endurecer e desenforme.

Para dar de presente, você pode embalar e enfeitar com fita, lacinho. Fica fofo!

Dica: o doce de coco pode ser comprado pronto em supermercados. Você pode substituir o recheio por mousse ou doce de leite. Cada porção corresponde a um ovo de 1,2 kg.

Dicas para não deixar o Ovo de Chocolate derreter

O segredo para o chocolate não derreter é o choque térmico que você da nele. (Quando você derrete o chocolate e coloca em uma pedra de mármore e meche ele até esfriar).

Depois do ovo pronto não é recomendado deixá-lo muito tempo na geladeira, deixe somente até endurecer, depois tire da geladeira, embale e deixe num lugar arejado.

 

Oções de recheios para Ovo de Páscoa:

Veja como fazer Ovo de Páscoa com recheio prestígio seguindo o passo-a-passo:

Ingredientes

Para preparar o ovo você vai precisar de:

1kg de chocolate em barra e 1 fôrma de gelo.

Ingredientes para o recheio de coco

Para o recheio: 1 lata de leite condensado, 1 caixa de creme de leite, 1 colher (sopa) de manteiga e 50g de coco ralado (se quiser aumentar o tamanho do ovo aumente a receita).

A medida para rechear cada parte do ovo é de uma xícara de chá de doce de coco.

Receita para o recheio de Trufa

Ingredientes:

250 g de chocolate ao leite

¼ xícara (chá) de cacau em pó

50 ml / 2 ½ colheres (sopa) de creme de leite

½ colher (sopa) de manteiga

½ colher (sopa) de glucose (xarope de milho)

1 colher (chá) de essência de amêndoa

1 colher (sopa) de conhaque ou whisky (opcional)

Ovo de páscoa de colher: recheio de brigadeiro

Uma modalidade que em alta é o ovo de páscoa de colher, um ovo com recheio cremoso para comer com a colher. Essa novidade vem conquistando principalmente aquelas pessoas que amam comer doces com a colher como, por exemplo, brigadeiro.

Ovo de páscoa de colher Napolitano

Usando a mesma casca você pode variar o recheio ao seu gosto, por exemplo, colocar brigadeiros enrolados em volta da casca e brigadeiro mole com morangos no centro da casca. Outra dica é o recheio napolitano, veja a receita abaixo.

 

Espero que vocês tenham gostado :) Deixe o seu comentário, obrigada pela visita e boa Páscoa!

Comentários

6 Respostas para “Ovo de Páscoa recheado, passo a passo

  1. Gabriela disse:

    Ola Cida,
    que delicia!
    Me inspirei para fazer ovos nessa Pascoa!!!
    Estou fazendo com borda recheada de Nutella e doce de leite….qual validade eu considero?
    Muito obrigada!
    Gabriela

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Gabriela, muito boa a sua pergunta.
      Normalmente a validade para ovos de páscoa é de um mês a contar da abertura da embalagem da barra de chocolate. Isto porque o ar oxida qualquer alimento fazendo com que perca sabor, aroma e qualidade.

      Já para os ovos de páscoa trufados ou recheados tem a validade de 7 dias a contar do dia em que o recheio é feito. Essa conta é feita baseada nas pesquisas microscópicas feitas que mostram que uma truffa começa ser contaminada por microorganismos no oitavo dia. Esses microorganismos não alteram cor, aroma ou sabor mas podem levar pessoas a terem uma infecção intestinal muito séria podendo levar até a morte caso a imunidade esteja baixa.

      Existem maneiras artificiais para controlar isso, produtos anti-mofo para aumentar a validade de bombons e truffas, mas que não devem ser aplicados no caso de produtos caseiros, onde a proposta é trabalhar com ovos caseiros e artesanais, não acho conveniente o uso desses aditivos.

      A qualidade artesanal e o carinho com que é feito o chocolate caseiro é que nos garante clientes fiéis. Por isso devemos confeccionar o ovo recheado nos últimos dias antes da entrega e colocar selo de validade.

      Os ovos sem recheio podem ser confeccionado até um mês antes, embalados totalmente e acondicionados em caixas de papelão que só foram utilizada para alimentos. Essas caixas deverão estar longe do chão e longe do teto pois, no chão poderão ser contaminados por formigas, umidade e mofo, e no teto, poderão derreter pois o ar quente é mais leve e fica sempre na parte de cima de um ambiente fechado.

      Quanto a manter o chocolate na geladeira não é recomendável porque ele captura umidade, modifica a estrutura, sabor e aroma do chocolate. Chocolate não pode ser guardado na geladeira, até o tempo para resfriamento deve se observado, pois se ficar mais de 10 minutos ele transpira e se a forminha precisar de mais tempo para esbranquiçar para soltar o chocolate, é sinal de que no a temperatura derretimento ultrapassou 35 graus e foi inadequada.

      Então essas são as regras e normas para confecção e acondicionamento adequados. Espero ter ajudado, obrigada pela visita e pela pergunta.

  2. Monica Ferreira disse:

    Para o ovo Napolitano, devo dissolver a gelatina em 250 ml de água quente?

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Monica, são 45 ml de água fervente para dissolver a gelatina depois juntar a glucose. Exatamente como está escrito ai na receita acima. Obrigada pela visita

  3. MARIA LUCIA SANTOS SILVA disse:

    Oi Cida, bom dia! você falou do tempo da temperatura para o derretimento: 35 graus. Esse tempo são para todas as marcas de chocolate? Na embalagem do chocolate “garoto” diz que pode de 40 a 49 graus.

    Obrigada pelas informações e dicas.

    Abraços

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Maria Lucia, não me lembro de ter dito isso e não estou vendo no post nem nos comentários. Na verdade nunca medi temperatura. Siga então as instruções do fabricante. Eu normalmente prefiro derreter com menos calor em banho maria e vagarosamente. Se no Microondas eu retiro a cada 30 segundos, mecho e retorno até dar o ponto. Mas faço em banho maria também. Obrigada pela visita e pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *