Compartilhe:

Paisagismo para valorizar a entrada da casa

Nesta matéria você poderá conferir modelos de paisagismo para valorizar a entrada da casa, ver dicas para ter ideia de como montar um jardim para deixar a sua casa com um visual destacado e bonito!

Publicado por: Cida Ramos

paisagismo-para-valorizar-a-entrada-da-casa

Para quem está pensando em reformar ou construir pode incluir no projeto um paisagismo para valorizar a entrada da casa. Essa é uma maneira moderna e funcional para deixar a sua casa ainda mais destacada com uma fachada bonita e charmosa. E não importa o tamanho da sua casa ou o quanto você pode gastar, sempre vai existir um jeito de fazer bonito sem gastar muito. Basta usar a criatividade e o bom gosto!

A decoração de uma casa não envolve apenas as áreas internas, as partes externas da casa como a entrada, fora e dentro do muro também são importantes. E se você já tem a casa impecável por dentro, nada melhor que a sua entrada também seja tão bonita e bem arrumada quanto.

Os jardins podem decorar a sua casa pelo lado de fora desde o caminho no entorno da calçada de entrada, quanto  por fora ao redor do muro. E fazendo essa parte externa do muro você vai deixar a fachada da casa mais bonita, mas se puder faça também a parte interna logo após o muro. Assim o paisagismo da fachada vai ficar completo e você vai deixar a sua casa com uma entrada bonita e um  jardim igualmente bonito pelo lado de dentro do muro, deixando assim o paisagismo completo e bem pensado.

Pensando em quem está precisando de uma ajudinha para definir melhor e como elaborar esse paisagismo, separamos modelos de jardins e dicas para criar um espaço bonito, convidativo e cheio de charme.

Dicas para antes de fazer o paisagismo

Definindo o Tamanho

O primeiro passo a se decidir é sobre a área que será dedicada a jardinagem. Por isso, lembre-se que quanto maior o espaço onde vai ser criado o paisagismo, mais plantas e itens de decoração serão necessárias, assim como mais tempo na hora da manutenção. Isso gera mais gastos e até dependendo do caso é preciso a ajuda de um jardineiro para contribuir com as tarefas e se for o caso vai gerar um custo adicional mensal.

Tipos de plantas

A decisão das plantas deve ser de acordo com o seu gosto pessoal, mas vale lembrar que você também deve considerar pontos como exposição ou não ao sol, umidade do local, tamanho e manutenção das mesmas. Então antes de optar em ter um jardim bem florido, você precisa lembrar que ele vai exigir muito tempo e dedicação. Se você quer árvores,  leve em conta que árvores grandes não ficam bem em fachadas ou  pequenos espaços, por isso os arbustos  e plantas menores são ideais.

 Trate o solo Antes de plantar, verifique as condições do solo.

Caso a terra não seja fértil, é necessário nutrir a área, e para isso um profissional da área de jardinagem é essencial, caso contrário você pode matar as plantinhas com falta ou excesso de adubação.

Mesmo que não possa contratar um paisagista, peça ajuda a quem vai te vender as mudas para te orientar sobre o tipo de solo adequado a cada uma delas e se o solo, o clima e o sol na sua casa tem que as suas plantas escolhidas necessitam. Se não for possível plantar aquela planta desejada, escolha por causa do clima, por exemplo, procure aquelas que são adequadas ao clima da sua cidade e ao solo que você possui.

Veja também

Dicas para fazer um paisagismo que valorize a entrada da casa

Paisagismo  decorado e formando um caminho

destacando-o-caminho-da-entrada

  • Se você quer causar impacto e um grande efeito estético visual na fachada da sua casa, apostar em um efeito estético e de um impacto altamente visual, a melhor coisa é projetar um paisagismo com “caminho ad hoc” pelo qual chegamos à porta da frente; as duas opções mais populares são o efeito ondulado, mais criativo, ou uma composição mais regular, ordenada e linear.
  • Quanto aos materiais, você pode escolher de acordo com a sua preferência e o efeito que você deseja alcançar. Existem opções de pedras clássicas, coloridas e as placas de pedra, que podem ser de diferentes tamanhos, na versão lisa ou porosa.
  • Uma excelente opção seria a escolha de um piso feito de placas de pórfiro com uma espessura de 4 cm e perímetro incerto, outra opção é usar madeira ou piso que imita madeira.

Com a iluminação correta

destacando-o-caminho-da-entrada-com-luz

  • A iluminação, que também desempenha um papel importante na entrada da casa, deve ser bem pensada de forma estratégica para que além de embelezar possa funcionar bem durante a noite. E para atender a essa demanda, existem muitas soluções que você pode usar para para iluminar o espaço exterior, decorando ao redor da garagem e também fazendo a iluminação pontuada nas laterais do caminho.
  • Você pode por exemplo, escolher iluminarias para o chão, muito práticas, perfeitas para decorar a entrada principal e da garagem, e ótimas também para cumprir a função primária de iluminação, ou então estruturas de iluminação desenvolvidas para o alto, que seguem em formato de poste.
  • Pode fazer pontos de luz também para destacar as plantas e flores e dar o seu toque pessoal na sua decoração.

Jardim de fachada com flores

paisagismo-com-flores-para-entrada-da-casa

  • Mais uma ideia de como criar uma área verde na fachada, um projeto com um mix de gramado, arbustos e flores. O caminho cimentado é uma passagem para evitar que as pessoas pisem no jardim.
  • Obviamente, a primeira sugestão, no tema floral, é delinear a calçada da entrada com suas flores favoritas, ou com algumas plantas, baixas e pequenas, de modo que não se torne muito volumoso.
  • Isto irá dar um toque de cor, especialmente na primavera,  e transformar a garagem e a entrada do portão principal em um caminho incomum e colorido, razão pela qual, recomenda-se usar flores e plantas que sejam compatíveis com a sua região.

Paisagismo com plantas e arbustos e objetos de decoração interna da casa

paisagismo-com-plantas-arbustos

Na parte interna da casa, depois do muro, para criar uma interação entre natureza e convivência, invista não só em plantas e flores, mas também em itens para compor o jardim, como cadeiras, bancos e até redes. Assim você vai ter um espaço relaxante para aproveitar em meio a natureza.

  •  Na frente da casa, a ideia é usar modelos que decoram a frente, aposte em plantas com pouco crescimento para não deixar a entrada muito fechada. Pedras decorativas também são ótimas para criar cor e textura em meio ao gramado.
  • O mesmo conceito será aplicado para delimitar arbustos, os pequenos caminhos (também feitos por pedras), a definição de canteiros de flores; o conselho é escolher as pedras com cores semelhantes, ou então diferentes, com pedras e várias formas e muitas cores.
  • Outros aspectos para a decoração do jardim com pedras encontradas em fontes e lagos, onde você pode colocar pedras estudadas para realçar a beleza.
  • Com pouco espaço interno e tendo mesmo que seja um corredor, uma boa ideia é fazer a jardinagem beirando o muro com bambu decorativo, e ainda criar um pergolado com banco para ter uma área de descanso, essa ideia vai é perfeita para deixar o espaço externo da sua casa ainda mais aconchegante e bonito.

Paisagismo com vasos e estátuas

paisagismo-com-vasos

Com vasos e estátuas

  • Finalmente, outra ideia para se colocar em prática, é a de substituir vasos por estátuas ou alternar entre os dois. Existem vários tipos de estátuas, representando várias figuras, tais como anjos, personagens mitológicos, gnomos, estátuas de divindades orientais etc.  O preço varia de acordo com o material que são feitos, a escolha depende do seu gosto e do valor que deseja investir.
  • Além das estátuas, se o espaço permite você pode adicionar ânforas marinhas, restos de vasos antigos e falsos artefatos históricos. Ou se você realmente quer impressionar, você pode colocar uma bela fonte se sua casa for uma mansão é claro.
  • Caso você não tenha um espaço de terra para o plantio, uma solução é criar um jardim de vasos. Pode ser criado um paisagismo com uma única planta em vários vasos, ou um  mix de plantas como  bromélias, bambu decorativo e buchinhos.
  •  

Em resumo, com imaginação, paciência e habilidade poderá decorar o jardim de maneira perfeita.

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *