Compartilhe:

Pashminas, Echarpes e Lenços: Aprenda o que são e como usar

Confortáveis elegantes, não são exclusividades do inverno, podem ser usadas em outras épocas e em produções mais leves dando um toque de elegância ao look. Vamos aprender as diferenças de cada um e dicas de como usar, acompanhe!

Publicado por: Cida Ramos

Pashimina-len__o-echarpe-moda-inverno-2011-capa

Elas não são exclusividades do inverno apesar de serem ideais também para esse época devido a seu conforto e charme que proporcionam. Em dias mais fresquinhos e temperatura mais amenas as Pashminas, echarpes e lenços podem compor looks incríveis e aliadas a peças mais leves criando uma composição muito elegante.

Mas verdade seja dita, muitas pessoas tem dificuldade de saber como usar este tipo peça e até mesmo identificá-las, ainda mais por terem um tamanho um pouco maior, confundem muito na composição dos looks. Primeiro de tudo vamos aprender de uma vez por todas do que se trata cada peças e suas especificações, sabendo disso podemos aprender como usar. Vamos lá?

O que é a Pashmina?

looks com Pashminas.

Ao contrário do que muitas pensam a pashmina não é a peça em si, mas o fio que a compõe, e a partir dele é que se pode confeccionar, xales e até mesmo cobertores. Sua suavidade e maciez é incomparável o que faz com que o seu preço seja bem alto no mundo da moda. O motivo da pashmina ser tão macia e confortável é graças ao tipo do fio, assim como sua espessura, menor que a do fio de cabelo humano.

Um detalhe importante quando for comprar sua peça é atentar para sua composição, pois existem qualidades diferentes de pashmina. Algumas possuem uma porcentagem menor do que 60% e o restante é seda,  portanto o valor é mais barato. Quanto maior a porcentagem de pashmina maior é a sua suavidade e consequentemente o preço.

Como é feita com um material mais quente e em formato mais largo tipo manta, o uso ideal é para o inverno, mas nada impede de se usar em temperaturas mais amenas. É chic que bem!!

Como lavar e cuidar

Basicamente é da mesma maneira com que se cuida dos tecidos super delicados, veja:

– Se for possível lave sempre a seco, mas se for lavar em casa use sempre água fria e lave a mão, sempre!

– Use xampu neutro para cabelos para lavar e escorra enrolando a peça em uma toalha macia;

– Escove com delicadeza no sentido das fibras e guarde a peça enrolada para criar vincos;

Echarpes

Parecido no tamanho com cachecol, mais estreita e larga, sendo que o material dele é mais leve e variado e pode ser composto por seda, algodão, cetim e chiffon por exemplo. As design também acompanha a versatilidade da peça e tem para todos os gosto, animal print, estampas étnicas e geométricas.

Como cuidar

Para lavar segue-se também os mesmos cuidados dos tecidos delicados. Um detalhe importante é lavar sempre com sabão neutro, a mão e com água fria. Não é preciso deixar de molho, uma lavagem rápida já é o suficiente.

Para as peças de seda uma dica é enxaguar com vinagre branco rapidamente para preservar o brilho. Enxague bem em seguida para que não fique com resíduo e seque sempre na sombra.

Como usar

Por ser mais leve é ideal para ser usado em temperaturas mais amenas e devido a sua versatilidade pode compor diversos tipos de looks podendo até ser usado em eventos mais formais.

amarração com lenço.

Lenços

Compostos também por tecidos leves, geralmente de algodão, linha ou seda, possuem formato quadrado que variam de  40 x 40cm a 90 x 90cm. É também indicado para os dias com temperaturas mais amenas e não se restringem apenas ao pescoço, é comum e super fashion quando usado na cabeça.

Abaixo podemos conferir uma maneira fácil de usar os lenços nas sua produções, veja:

Como usar echarpe de um jeito fácil.

 

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *