Compartilhe:

Pés rachados nunca mais! Saiba como cuidar melhor dos seus pés

Veja as causas dos pés rachados e aprenda o que fazer para deixá-los mais saudáveis e livre das temidas rachaduras.

Publicado por: Cida Ramos

cuidados-com-os-pes-rachados2735

Nossos queridos pézinhos sempre tão solicitados nem sempre recebem a atenção que lhe é devida, causa disso são as rachaduras e fissuras que ora ou outra insistem em aparecer. Nosso pés recebem pressão o tempo todo, e claro, estão mais expostos a fatores externos como poeira, umidade, podendo ser muito mais do que só uma complicação estética. Dor, desconforto costumam aparecer em casos mais graves, e para pessoas que tem diabetes o cuidado deve ser redobrado.

Mas no verão, é quase que impossível não usar uma rasteirinha ou sandália para dar o ar da graça aos pés. Mas o tipo de calçado pode influenciar o aparecimento das rachaduras, pois além de deixar os pés muito expostos, a madeira que geralmente é feita a maioria dos solados das sandálias, são péssimas para a sola dos pés.

Quais as causas dos pés rachados?

– O excesso de peso é um dos fatores que provocam as rachaduras nos pés. Quando estamos acima do peso, a pele dos pés fica mais grossa para conseguir suportar o peso, consequentemente racham com mais facilidade.

– Sapato incorreto. Sandálias com solado muito duro ou meias com material sintético também judiam dos nossos pés. Não use sapatos muito apertados, pois eles atrapalham a circulação dos pés.

– Alimentação errada. Pessoas com problemas de ácido úrico tendem a ter os pés rachados, ale é claro de requer cuidados com a saúde. Portanto, uma alimentação saudável é o fator principal para o bom funcionamento do nosso organismo como um todo.

– Ressecamento. Em épocas onde o tempo fica muito seco e umidade do ar muito baixa, os pés costumam sofrer com a falta de umidade e ressecar.

Como prevenir os pés rachados

– Alimentação correta e hidratação. Beber bastante água para manter o corpo hidratado e alimentação balanceada;

– Use sempre um hidratante para os pés;

– Controle o excesso de peso;

– Use sapatos adequados com solado que suporte bem a planta dos pés e que deixe os eles “respirarem”;

– Quando os pés estirem muito ressecados, faça uma boa esfoliação pelo menos 1 vez por semana. Isso ajuda a retirar as células mortas e ajudam a renovação celular da pele.

Esfoliante caseiro para os pés

Esfoliante caseiro para os pés

– 2 colheres de açúcar cristal;

– 3 colheres de mel;

– 1 colher de azeite de oliva;

Mergulhe os pés numa bacia com água morna por alguns minutos. Em seguida aplique a mistura do esfoliante nas áreas mais grossas dos pés massageando suavemente. Lave com água morna e aplique um hidratante.

Se fizer este procedimento a noite, enrole os pés com filme PVC para o hidratante fixar melhor nos pés.

Gostaram das dicas? Muito cuidados com as rachaduras dos pés, essas fissuras são uma porta aberta infecções e bactérias, portanto pés saudáveis não é só uma questão estética, mas de saúde como um todo.

Fotos: Thinkstock

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *