Pizza de frigideira: 10 receitas rápidas para fazer em casa

Se a opção é fujir do disk pizza, selecionamos 10 receitas rápidas de pizza de frigideira para você fazer em casa.

Publicado por: Cida Ramos
Receitas de pizza feita na frigideira.

Não dá para negar que a pizza no Brasil é um prato extremamente popular. Seja pela forte influência dos imigrantes italianos, que aos poucos vão incorporando nos hábitos da culinário local suas comidas típicas, ou a hipótese que eu acho mais apropriada, pizza é popular porque é muito bom demais! E para nossa missão culinária de hoje, vamos preparar uma pizza de frigideira para um lanche rápido ou aquela janta de última hora.

Reza a lenda que a primeira pizza foi inventada já no antigo Egito, com uma massa a base de farinha e água. Já outros atribuem o feito aos gregos que usavam essa mesma base ou com grão-de-bico e arroz assadas em tijolos de barro aquecidas. Outros povos como os fenícios e mouros tinham o costume de fazer uma massa fina coberta com carne e cebola até chegar na Itália e ficar do jeito que conhecemos hoje.

Enfim, fato é que a pizza no Brasil já foi considerada uma das mais gostosas do mundo e figura entre os pratos mais pedidos pais à fora (e no mundo!). E cada um arrisca na sua pizza preferida, seja a calabresa, quatro queijos e até as pizzas doces. A variedade é gigante, assim com o tamanho da minha pizza preferida 😛

Mas para quem pensa que pizza é uma coisa muito complicada de fazer em casa, selecionamos diversas receitas de pizza de frigideira. Tem para todos os gostos, de vegetariana até massa sem glúten.

Pizza de frigideira: 10 receitas para você fazer em casa

1. Pizza de frigideira com massa tradicional

Fatia de pizza com calabresa e ovos cozidos.

Essa receita de pizza de frigideira é a mais parecida em sabor e forma com as pizzas tradicionais feitas no forno. A massa é leva fermento biológico fresco e por isso precisa passa pela etapa da sova e descanso, assim como qualquer massa fresca.

O recheio fica à gosto de cada um, aqui como exemplo usamos a calabresa. A única diferença é que a calabresa precisa ser frita antes com um pouco de cebola, pois como a massa é feita na frigideira a calabresa não teria tempo o suficiente para dourar.

Ingredientes da massa

  • ½ quilo de farinha de trigo
  • 30 gramas de fermento biológico
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 colher sobremesa de sal
  • 1 xícara de chá de leite morno
  • ¼ xícara de chá de óleo ou azeite

Ingredientes da cobertura

  • Molho de tomate
  • Orégano
  • 1 calabresa picada em rodelas finas
  • Queijo mussarela
  • Tomate cereja (opcional)
  • 1 cebola picada em rodelas
  • Azeitonas pretas picadas sem caroço

Modo de preparo

Colocando a massa de pizza na frigideira.

  1. Acrescente em um recipiente um pouco da farinha, faça um buraco no meio tipo um vulcãozinho para adicionar os líquidos na sequência.
  2. Aqueça em copo ou recipiente, desmanche o fermento e o açúcar. Adicione no recipiente com a farinha
  3. Acrescente o sal e óleo misture e vá adicionando o restante da farinha aos poucos.
  4. Agora chegou a hora de botar a mão na massa! Sove a massa até ficar macia.
  5. Divida a massa em partes iguais (dá umas 10 partes) faça bolinhas e deixe descansar por meia hora ou até dobrar de tamanho. Cubra a massa com um pano e deixe dentro de forno para esse descanso.
  6. Chegou a hora de abrir a massa! Pegue um bolinha e abra com a ajuda de um rolo até ficar do tamanho de sua frigideira. Enfarinhe a mesa primeiro para não grudar ok?
  7. coloque o disco de massa na frigideira e pré-asse em fogo baixo.
  8. Frite a calabresa em outra panela até ficar douradinha.
  9. Agora vamos montar a pizza de frigideira. Com ela já pré-assada, coloque um pouco de molho e orégano. Adicione o queijo e a calabresa já frita, a cebola o tomate cereja as azeitonas. Tampe a frigideira e asse até o queijo derreter.

Pronto, pizza de frigideira para um lanche rápido ou almoço de última hora!

2. Pizza de liquidificador

Se você gosta de uma receita super rápida e prática para uma pizza, essa é para você. A massa é feita no liquidificador, basta acrescentar os ingredientes e assar. É também uma excelente opção para quem quiser fazer para uma festa de aniversário ou comemoração, pois a massa pode ser assada em um tabuleiro ou forma e servida já em cubinhos ou fatias da sua preferência.

3. Pizza falsa de frigideira

Não se engane pelo nome, ela é fácil mais não perde em sabor. Aqui o segredinho é você usar fatias de pão de forma para fazer a massa improvisada. Você só vai ter o trabalho de montar o recheio que quiser e assar rapidamente na frigideira.

4. Bolinho pizza de micro-ondas

Essa receita você pode aproveitar as sobras que tem aí na sua geladeira e criar várias pizzas pequeninas para um lanche rápido ou até mesmo um café da manhã.

5. Pizza rápida de frigideira

Outra receita simples para uma pizza rápida de frigideira que leva fermento químico e manteiga derretida no lugar do óleo. A massa fica bem crocante e também é bem parecida com um pizza tradicional feito no forno. Se quiser, é possível assá-la no forno, mas como a proposta é ser prático, a frigideira se sai muito bem nessa tarefa e não perde em nada no sabor.

6. Pizza feita dentro frigideira (toda mesmo, até a massa!)

Essa receita é bem semelhante a primeira que colocamos, mas com uma diferença bem curiosa, a massa é misturada dentro da frigideira. Isso mesmo, dentro da frigideira!

A primeira vista parece que vai dar tudo errado, mas acredito, fica muito boa e mais simples que isso é só o disk pizza mesmo. A receita é muito legal e prático, recomendadíssimo!

7. Pizza com massa de tapioca

Para os fãs da cozinha sem glúten, a tapioca é um ingrediente excelente para fazermos a nossa massa. O segredo aqui é você deixar o recheio preparado, pois a massa da tapioca é muito rápida para ficar pronta. Depois de espalhar a tapioca na frigideira, adicione o recheio tampe e deixe em fogo baixo até derreter o queijo. Muito prático e saudável!

8. Pizza com massa de couve-flor

Outra versão de pizza sem glúten e muito nutritiva. Para os fãs da cozinha funcional e sem glúten, a couve-flor é um verdadeiro coringa na cozinha. A massa feita com a couve-flor fica realmente deliciosa para quem está duvidando que uma receita mais saudável pode ficar devendo em sabor, não é esse o caso.

9. Pizza de frigideira sem fermento

Rápida e deliciosa e o melhor, pronta em 5 minutos! O diferencial dessa massa é que ela não leva fermento nem ovo na mistura. A base é apenas farinha de trigo, manteiga e água morna, simples assim. Como ela não leva fermento, a massa também dispensa o descanso.

10. Pizza sem glúten com farinha de arroz

Essa é a massa mais elaborada e digamos, um pouco mais difícil de fazer. Para conseguir ganhar uma textura mais parecida com o trigo, a base da massa leva a farinha de arroz, fécula de batata e fécula de mandioca.

Originalmente, essa pizza é feita no forno, mas em porções menores e com a massa mais fina você pode fazer na frigideira sem problemas. Use a frigideira em fogo baixa para assar bem a massa, recheio e tampe bem para finalizar.