Compartilhe:

Polenta mole com ragu de linguiça

As muitas faces da polenta Amarela, branca ou negra. Cozida, frita, tostada ou recheada. Com ou sem molho. O que você vai querer? “Fazer e comer essa receita emblemática da culinária italiana é, antes de tudo, um ato de paciência e longa espera. “A fórmula é simples, mistura basicamente farinha de milho seco e água. […]

Publicado por: Cida Ramos

polenta

As muitas faces da polenta Amarela, branca ou negra. Cozida, frita, tostada ou recheada. Com ou sem molho. O que você vai querer? “Fazer e comer essa receita emblemática da culinária italiana é, antes de tudo, um ato de paciência e longa espera. “A fórmula é simples, mistura basicamente farinha de milho seco e água. Mas, para atingir o ponto certo, tem de cozinhar em fogo baixo por até duas horas.

Você passa todo esse tempo trabalhando para ser feliz por alguns minutos.” Os mais sistemáticos diriam que é fundamental mexer a massa de milho sem parar por uns 45 minutos e sugerem ainda que ela seja cozida de fogão a lenha para obter um aroma levemente defumado. Mas o que todo mundo quer é que a massa fique lisa, linda e saborosa. E que seja mesmo versátil. Mais adiante, Scarabotta dá as dicas para tirar o melhor proveito de todas as roupagens da polenta (são várias) e o leitor soma essas orientações a uma dose básica de doação de tempo e vontade, coisa que quem cozinha tem de ter mesmo.

Receita Molho (ragu) de linguiça de javali com brócolis

Ingredientes:
1 maço de brócolis
6 unidades de lingüiça defumada de javali (500g)
4 tomates maduros sem pele e sem semente, mas com o líquido
1 dente de alho Azeite Sal a gosto

Modo de Preparo:
Pique o maço de brócolis. Coloque-o em uma panela com água já em ponto de fervura e deixe por uns cinco minutos. Passe em água fria para dar o choque térmico e interromper o cozimento. Escorra a água. Em seguida, aqueça uma frigideira com um fio de azeite e acrescente o alho picado. Quando o alho estiver dourado, passe o brócolis rapidamente no azeite e reserve. Em outra frigideira, coloque mais um fio de azeite, frite as lingüiças cortadas em rodelas e deixe dourar, mas sem queimar.

Se a lingüiça for fresca, afervente-a antes da fritura por uns cinco minutos. Tire a pele dos tomates e pique-o em cubos. Separe a semente, passe-as numa peneira e aproveite o líquido. Coloque o tomate na frigideira com as lingüiças. Deixe ferver por cinco minutos. Na hora de servir, faça um ninho com a polenta e coloque o molho no centro. Espalhe pedaços de brócolis sobre o molho. Salpique queijo parmesão a gosto. Caso não encontre lingüiça de javali, substitua por toscana fina defumada. 

Receita Molho Ragu Napolitano
Ingredientes:
150g de costelinha de porco
150g de carne magra de boi (patinho ou peixinho)
150g de linguiça de porco fresca (toscana)
100g de peito de frango
400g de tomate maduro sem pele e sem semente, com o líquido
400g de tomate pelado (em lata)
200ml de vinho branco seco
200ml de água
1 cebola média
1 cenoura média
1 talo de salsão sem folhas Azeite Sálvia Alecrim Sal a gosto 

Modo de Preparo:
Coloque três colheres de chá de azeite numa panela grande. Corte os legumes em pedaços grandes e a cebola ao meio. Coloque-os na panela. As carnes também devem ser cortadas em pedaços grandes: a carne de boi e o peito de frango em cubos de 10 centímetros cada; as costelas em pedaços na linha do osso; e as linguiças devem ser mantidas inteiras. Junte aos legumes na panela e deixe fritar até secar e formar um fundo escuro. Coloque o vinho branco. Deixe secar mais uma vez até formar mais um fundo escuro e fazer barulho de fritura. Acrescente a água e deixe ferver até reduzir pela metade. Esse caldo não deve secar totalmente porque ele que dará sabor ao molho. Na sequência, ponha os dois tipos de tomates picados e tampe. Deixe ferver por pelo menos uma hora, mexendo de vez em quando. A dica para saber se está no ponto é observar quando o azeite começa a subir para a superfície do molho. Acerte o sal. Pode ser servido com os pedaços de carne ou somente ao sugo.

Receita do restaurante Friccò (São Paulo) Fonte: IG

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *