Compartilhe:

Portas Pivotantes, a porta de entrada que virou moda

Os modelos pivotantes são feitos com diferentes materiais, e são sempre bem-vindos em projetos exclusivos e personalisados.

Publicado por: Cida Ramos

porta-pivotante-capa

A cada dia as portas pivotantes ganham mais espaço nos lares mundo a fora. Elas podem ser usadas  em outros espaços, mas costumam ser mais usadas em halls de entrada por serem mais bonitas e imponentes do que as portas comuns. O modelo pivotante tem uma lista de atributos, como proporções generosas, abertura suave e silenciosa e ainda por cima por ocuparem menos espaço na hora da abertura. Elas são consideradas leves e se destacam pela beleza estética e pela funcionalidade que proporcionam a quem usa.

Os modelos conhecidos como pivotantes são sempre bem-vindos em projetos exclusivos e com personalidade. A beleza dos materiais também são um bom motivo para tanto sucesso.

porta pivotante

porta pivotante

Projeto da arquiteta Deborah Roig.

No modelo da foto o hall de entrada ficou ainda mais elegante e charmoso com a porta pivotante feita com madeira de demolição e para completar o projeto ela recebeu um puxador desenvolvido com o mesmo material (ambos foram executados pela Marcenaria MCM).

 porta pivotante

Projeto assinado pela arquiteta Fernanda Marques.

Neste outro projeto a porta que foi desenvolvida com vidro, confere leveza e permite a entrada de luz natural na área social. Para possibilitar maior mobilidade os pivôs do sistema pivotante foram instalados bem no meio da estrutura.

  porta pivotante    porta pivotante    

      Planejada pela arquiteta Myrna Porcaro,

Neste outro projeto de porta  pivotante, o hall fica isolado da área social. Ela foi desenvolvida com madeira ébano (Marcenaria Brumol) O destaque é a paginação em quadrantes iguais, e o  puxador de aço inox cromado (Punto) foi colocado na horizontal. 

 

Quem deseja ter uma instalação de portas assim que se diferencia das opções convencionais não precisa se preocupar com dificuldades, elas são simples de serem colocadas, porém requer a contratação de profissionais capacitados para este tipo de processo. A utilização de pinos conhecidos pelo nome de pivôs, no lugar da dobradiça tem seu modo diferenciado de colocação que é feita em cima e embaixo da porta e regulam a abertura da folha, enquanto um trecho menor gira no sentido contrário.

Para quem deseja optar por este tipo de porta, deve saber que no mercado existe uma infinidade de tamanhos, cores e desenhos. Porém é importante chegar a qualidade dos componentes usados para evitar problemas. A estrutura precisa ser rígida e por esta e por outras muitos preferem contratar um projeto, um modelo exclusivo feito por um arquiteto ou designer.

 

porta pivotante

Projeto Rocha Andrade Arquitetura.

No projeto que vemos na foto, foi desenvolvido com madeira laqueada de branco e recebeu puxador de aço inox (ketesi).Os detalhes retangulares tornam a superfície irregular e conferem movimento à porta.

 porta pivotanteporta pivotante

Projeto assinado pela arquiteto Gerson Dutra de Sá

O detalhe da foto mostra o projeto da  porta  executada com laminado de madeira na cor imbuia e  detalhe de vidro dá leveza ao modelo, que recebeu um puxador de aço inox. Este modelo deixou o hall de entrada do apartamento ainda mais imponente.

 porta pivotante

Desenhada pela arquiteta Eduarda Corrêa.

A suntuosa porta pivotante foi desenvolvida com madeira laqueada de branco fosco e brilhante, o puxador, foi criado a partir de uma chapa de aço inox dobrada.O hall de entrada ganhou destaque incontestável.

As portas podem ter o seu projeto executado com diversos tipos de materiais, como o MDF, madeira maciça e até mesmo em vidro. Para combinar com os tamanhos das portas os puxadores maiores são os mais recomendados, pois são mais fácies de manusear e garantem segurança.

Um detalhe a ser observado é que, antes de escolher a melhor opção de porta, é importante verificar se a peça combina com o desenho da esquadria.E se você possui o espaço necessário para que a porta possa se abrir totalmente, pois uma porta assim, com tamanho maior exige um espaço maior de hall.  As portas pivotantes facilitam a passagem e ainda garantem ambientes mais arejados.

porta pivotante

Projeto criado pela arquiteta Crisa Santos

Outro fator que favorece a escolha de uma porta pivotante é que ela confere um charme todo especial ao  hall de entrada da casa. Esta que vemos na foto por exemplo, foi desenvolvida em cedro-rosa e ganhou um puxador de aço inox.

 

porta pivotante

 Idealizada pela arquiteta Crisa Santos

Neste outro projeto que  foi elaborada com madeira maciça laqueada de branco e vidro serigrafado. O detalhe tem 10 mm e foi colado na madeira com adesivo de alta performance, e tem um  puxador de aço inox (Altero) deu um toque especial à porta.

Fotos:http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br

 

 Veja mais fotos no álbum abaixo e inspíre-se:

Recomendado para você

Comentários

2 Respostas para “Portas Pivotantes, a porta de entrada que virou moda

  1. Euclides Biacuane disse:

    Portas verdadeiramente lindas. Haverá algumas forma de contato para ter esses modelos?

    1. Cida Ramos disse:

      Oi Euclides, tudo bem?
      Realmente são lindas! Infelizmente não temos os contatos, somente os créditos dos modelos que estão nas fotos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *