Compartilhe:

Presentes de Natal: Faça você mesma!

Confira oito receitas de mimos artesanais para presentear no Natal. Lista inclui sal de alcaparras e compota de damasco com jasmim Só alguém muito querido merece ganhar os presentinhos sugeridos abaixo. Eles não possuem etiqueta de grife nem vão custar o seu 13º. Mas são produtos artesanais, feitos de forma caseira e, por isso, carregam […]

Publicado por: Cida Ramos

e66kgkm73kqe77xb0owy9kw75

Confira oito receitas de mimos artesanais para presentear no Natal. Lista inclui sal de alcaparras e compota de damasco com jasmim

Só alguém muito querido merece ganhar os presentinhos sugeridos abaixo. Eles não possuem etiqueta de grife nem vão custar o seu 13º. Mas são produtos artesanais, feitos de forma caseira e, por isso, carregam uma dose extra de carinho. Sim, eles vão demandar trabalho, paciência e tempo — e é justamente aí que está o valor. Além disso, regalos gourmet são sempre boa pedida para quem gosta dos assuntos de cozinha. Diverte quem faz e dá um gostinho diferente à rotina de quem recebe. Para os que não têm muita afinidade com as panelas, pode ser um desafio recompensador. Abaixo, chefs de cozinha oferecem oito receitinhas de mimos bem gastronômicos. Mãos à obra.

Azeite de ervas e alho

Receita do chef William Ribeiro,

do restaurante O Pote do Rei, em São Paulo

Tempo de preparo: 10 minutos

Rendimento: 500ml

 

Ingredientes

1 dente de alho inteiro

1 ramo de alecrim lavado e seco

1 ramo de tomilho lavado e seco

2 folhas de louro lavadas e secas

1 pimenta dedo-de-moça lavada e seca

500ml de azeite extravirgem de boa qualidade

 

Modo de fazer

Esterilize uma garrafa com capacidade para 500ml com água quente. Deixe secar completamente. Aqueça levemente, a 40º C, o azeite com as ervas, o alho e a pimenta. Com uma pinça, arrume os ingredientes na garrafa e despeje o azeite. Mantenha em lugar fresco, arejado e protegido da luz. Sirva após uma semana para temperar saladas, peixes e massas

Compota de damasco com chá de jasmim

Receita do chef Flavio Federico,

da doceria Sódoces, em São Paulo

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 600g

 

Ingredientes

2 xícaras (chá) de água mineral

2 saquinhos de chá de jasmim

250g de damascos turcos frescos picados

½ xícara (chá) de açúcar refinado

 

Modo de fazer

Ferva a água com o chá, adicione os damascos e cozinhe tampado até ficarem macios. Adicione o açúcar e cozinhe em fogo baixo até encorpar.

 

Retire os saquinhos de chá sem espremê-los. Coloque tudo em um vidro esterilizado e tampe imediatamente.

Conserva de pimentas

Receita do chef Zé Lima,

do restaurante Tordesilhas, em São Paulo

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 200ml

 

Ingredientes

½ xícara (chá) de vinagre de álcool

1 colher rasa (café) de sal

1 colher rasa (chá) de açúcar

3 pimentas peito-de-moça (ou pimentas dedo-de-moça)

6 pimentas malaguetas (verdes)

10 pimentas bodes (amarelas)

1 vidro de aproximadamente 180ml

 

Modo de fazer

Lave o vidro com sabão, jogue água fervente e borrife álcool. Deixe secar. Em uma vasilha, misture o vinagre, o sal e o açúcar. Leve ao fogo e ferva por 1 minuto. Retire e deixe esfriar. Lave as pimentas em água corrente e tire os cabinhos. Cozinhe-as em água fervente por 1 minuto. Tire-as da água e jogue imediatamente no gelo, dando um choque térmico. Escorra e seque com um pano. Corte as pimentas peito-de-moça em quatro partes e a pimenta bode ao meio, em dois pedaços. Retire o excesso de sementes e deixe as malaguetas inteiras. Com uma pinça, vá colocando as pimentas no vidro seco alternadamente, formando uma composição colorida. Depois, acrescente a calda até cobrir as pimentas. Comece a usar a conserva depois de uma semana do seu preparo.

Geleia de morango

Receita da chef Heloisa Bacellar,

do empório gourmet Lá da Venda, em São Paulo

Tempo de preparo: 1h30

Rendimento: 250g

 

Ingredientes

1kg de morango maduro e limpo, cortado ao meio

1/4 de xícara (chá) de suco de limão

3 xícaras (chá) de açúcar

 

Modo de fazer

Aqueça o morango e o suco de limão em uma panela, em fogo baixo. Depois de 15 minutos, ou quando o morango estiver bem macio e com bastante líquido, junte o açúcar e mexa até dissolver. Cozinhe por mais 30 minutos, misturando de vez em quando com uma colher de pau, até obter uma geleia avermelhada, escura e bem brilhante, mas que dará a impressão de estar mole até esfriar. Para testar, coloque um pratinho no freezer quando começar a trabalhar, retire a panela do fogo passados uns 20 minutos da adição do açúcar, coloque uma colher de chá de geleia no pratinho, espere 1 minuto, ou até criar uma película, e empurre uma das extremidades com a ponta do dedo para ver se enruga. Se a geleia ainda estiver mole, volte ao fogo por mais alguns minutos e repita o teste. Despeje a geleia em um pote de vidro limpo e seco, deixe esfriar, tampe e guarde na geladeira por até um mês.

Limoncello

Receita de Luigi De Simone,

da Cantina Arancini, em São Paulo

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 1 litro

 

Ingredientes

1 litro de álcool de cereal

5 limões sicilianos médios bem maduros de boa qualidade

 

Modo de fazer

Descasque os limões sem ferir a parte branca. Coloque o álcool em um frasco que possa ser muito bem fechado para não haver troca de ar com o ambiente. Coloque as cascas do limão dentro e deixe por quinze dias em local escuro e fresco. Depois esse período, coe para separar os resíduos do limão e está pronto para uso. Para quem não aprecia o limoncello puro, a dica é fazer uma calda com açúcar e água e juntar ao licor quando estiver fria. Os italianos costumam servi-lo com café expresso ou usá-lo em sobremesas flambadas.

Madeleines

Receita da chef Mara Mello,

da Pâtisserie Mara Mello, em São Paulo

Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: 30 madeleines grandes

 

Ingredientes

8 ovos

4 gemas

275g de açúcar

250g de farinha de trigo

100g de fermento em pó

300g de manteiga

1 pitada de sal

 

Modo de fazer

Misture as gemas com os ovos e o açúcar e

bata até clarear e dobrar de volume. Peneire a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Derreta a manteiga e misture, alternando-a com os ingredientes secos. Deixe repousar por 12 horas. Em seguida, leve ao forno a 210º C, por 10 minutos, e depois reduza a temperatura para 190º C, por mais 15 minutos.

Pan de figo

Receita da chef Adriana Cymes,

do Buffet Arroz de Festa, em São Paulo

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 2 pans

 

Ingredientes

150g de figo seco

150g de chocolate meio amargo de boa qualidade (cacau 50%)

100g de açúcar de confeiteiro

30g de amêndoas torradas

30g de avelã torrada

30g de pistache torrado

10g de casquinha de laranja cristalizada

1 colher (sopa) de vinho do Porto

1 pitada de gengibre em pó

1 pitada de canela em pó

1 pitada de cravo em pó

 

Modo de fazer

Processe o figo seco até obter uma pasta. Derreta o chocolate em banho-maria, adicione as especiarias, o vinho do Porto e as castanhas. Vá acrescentando o figo seco até obter uma pasta densa. Por último, junte o açúcar de confeiteiro. Abra um bom pedaço de papel filme, coloque a pasta de figo e enrole. Você pode usar também uma fôrma de baguete: abra o papel filme sobre ela e coloque a massa. Feche e leve à geladeira. Espere 3 dias para servir, desenforme e corte em fatias.

 

Sal de alcaparras

Receita do chef William Ribeiro,

do restaurante O Pote do Rei, em São Paulo

Tempo de preparo: 10 minutos

Rendimento: 100g

 

Ingredientes

100g de alcaparras em conserva

 

Modo de preparo

Escorra as alcaparras e leve ao forno baixo, 100º C por 2 horas ou até desidratar. Triture num pilão ou num processador. Guarde em um pote fechado hermeticamente em lugar fresco, arejado. Use o sal para aromatizar saladas, peixes e carpaccios.

 

Fonte: http://natal.ig.com.br/

 

 

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *