Compartilhe:

Pressão alta: Alimentos saudáveis que ajudam a controlar a hipertensão arterial

Você pode diminuir a sua pressão comendo. Veja os alimentos que saudáveis que ajudam a combater a hipertensão arterial que é o principal fator de risco para enfartes, AVC, insuficiência renal e cardíaca.

Publicado por: Cida Ramos

medindo a pressão

De acordo com os últimos dados do ministério da saúde, o Brasil já alcançou a faixa dos 30 milhões de pessoas que sofrem com a hipertensão arterial. É uma marca preocupante tendo em vista que os problemas de pressão alta é o principal fator de risco para enfartes, AVC, insuficiência renal e cardíaca.

São dados preocupantes ainda mais quando ouvimos que o número de obesos vem crescendo em todo o mundo, sendo um dos fatores causadores da hipertensão. Outros fatores como hereditariedade, o estresse diário, a má alimentação com excesso de sal e gorduras, e em outros casos unidos ao tabagismo, também são causas importantes para o aparecimento da doença.

A primeira recomendação que ouvimos para combater a pressão é diminuir drasticamente o consumo do sal e do sódio nos alimentos. Entretanto, saber o que comer para ajudar a lidar com o problema e manter uma alimentação saudável é tão importante quanto saber o que evitar. Veja a seleção de alimentos amigos da nossa saúde e que ajudam a combater a hipertensão arterial.

Coma alimentos saudáveis ricos em potássio!

O potássio é um grande aliado no combate a doenças, pois ajuda a eliminar o excesso de sódio presente e mantendo o equilíbrio natural do organismo. Veja alguns desses alimentos:
Salmão grelhado ou assado. Além disso ele é rico em omega 3 que também ajuda a combater doenças cardíacas ;
Frutas, verduras e legumes frescos como o espinafre, o abacate, a berinjela, o mamão, tomate, limão, pepino;
Feijões, castanhas e sementes: O feijão preto é rico em potássio além de ter um alto valor nutritivo, assim como as sementes ou derivadas da soja como o tofu, o leite de soja ou yougurte do mesmo.
Yogurte natural desnatado ou leite desnatado;

Mandamentos da prevenção e controle da pressão alta

A sociedade brasileira de cardiologia lançou uma campanha para informar e conscientizar sobre a hipertensão arterial, o site é chamado 12por8 e fornece muitas dicas e informações sobre o assunto. Lá existe uma lista sobre os 10 mandamentos no controle e combate da hipertensão que podem ser seguidos por todos, veja:

1 – Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
2 – Pratique atividades físicas todos os dias.
3- Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
4- Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
5- Reduza o consumo de álcool. Se possível , não beba.
6- Abandone o cigarro.
7- Nunca pare o tratamento, é para a vida toda
8- Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
9- Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
10- Ame e seja amado:)

E você, já mediu a pressão esse ano?

# #

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *