Compartilhe:

Ração humana, que ajuda a emagrecer! Aprenda a fazer em casa!

Pois é ração humana eu tô comendo e recomendo…rsrs.  Comer ração, quem diria, deixou de ser exclusividade de animais de estimação para virar coisa de quem está preocupado com a forma física. Trata-se da ração humana, mistura de ingredientes como cereais integrais e oleaginosas, que está sendo apontada como grande aliada no emagrecimento. Segundo a […]

Publicado por: Cida Ramos

ra____o humana

Pois é ração humana eu tô comendo e recomendo…rsrs.  Comer ração, quem diria, deixou de ser exclusividade de animais de estimação para virar coisa de quem está preocupado com a forma física. Trata-se da ração humana, mistura de ingredientes como cereais integrais e oleaginosas, que está sendo apontada como grande aliada no emagrecimento. Segundo a nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde, o produto tem a finalidade de complementar a alimentação convencional. “Os componentes são ricos em fibras solúveis e insolúveis, que moderam o apetite, regularizam o intestino e auxiliam no controle do colesterol”, explica ela. “Devido ao alto teor de fibras, a ração humana aumenta a sensação de saciedade, ajudando a perder peso”, complementa.

A FÓRMULA

A fórmula original da ração humana leva: Farelo de trigo, extrato de soja, linhaça, açúcar mascavo, aveia, gergelim, gérmen de trigo, gelatina, guaraná, levedo de cerveja cacau. Mas a nutricionista ressalta que essa receita pode ser adaptada em função de alguma res trição alimentar do paciente. “Se a pessoa for diabética, por exemplo, deve retirar o açúcar mascavo. Já os celíacos podem substituir o farelo de trigo, o gérmen de trigo, o levedo de cerveja e a aveia por farelo de arroz e flocos de quinua”, ensina Flávia.

DICA: Você pode encontrar a ração humana em quase todos os grande supermercados do Brasil, mas se preferir pode comprar todos os ingredientes, fazer a mistura em casa.

Aprenda a fazer a ração humana em casa!

Para quem estiver fazendo regime, a profissional recomenda substituir o café da manhã ou o jantar pela ração humana. Ela pode ser misturada em sucos e vitaminas, no extrato de soja, em bebida de arroz ou no leite. A ingestão diária recomendada é de 20 gramas, o equivalente a duas colheres de sopa. “O efeito do produto é potencializado quando ele faz parte de um cardápio rico em frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos, cereais integrais e óleos vegetais prensados a frio”, garante Flávia. Mas a ração não serve apenas para auxiliar no emagrecimento. Rico em nutrientes, o produto ajuda a fazer com que o intestino trabalhe melhor, além de contribuir para reduzir as taxas do LDL, o mau colesterol. ”Nesse caso, ela pode ser consumida em um iogurte ou em saladas de frutas, no lanche da manhã ou da tarde”, diz Flávia. “Por ser feita de cereais integrais, a ração é boa fonte de vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio e fibras. A linhaça é fonte de ômega-3 e o cacau tem efeito antioxidante”, acrescenta ela. Para que a mistura ofereça a sensação de saciedade, entretanto, é fundamental consumir água e outros líquidos. “Se a pessoa não beber água pode não ter a fome diminuída e ainda reclamar de constipação intestinal e flatulência”, alerta Flávia.

Então anote os ingredientes:

200g de farelo de trigo

100g extrato de soja

100g linhaça

100g de açúcar mascavo

100g de aveia

100g gergelim

100g gérmen de trigo

100g gelatina

25g de levedo de cerveja

25g de guaraná em pó

50g de cacau

Modo de Preparo:

Misturar todos os ingredientes. Depois de pronta, guardar a mistura em pote bem fechado e armazenar na geladeira.

Validade: um mês.

OUTRA RECEITA:

Ingredientes: 

250 g de fibra de trigo

125 g de leite de soja em pó

125 g de linhaça marrom

100 g de açúcar mascavo

100 g de aveia em flocos

100 g de gergelim com casca

75 g de gérmen de trigo

50 g de gelatina sem sabor comprada em casa de produtos naturais

25 g de guaraná em pó – 25 g de levedo de cerveja

25 g de cacau em pó.

Modo de fazer: Misture bem todos os ingredientes da receita, deposite em um pote, feche direitinho e guarde na geladeira. A receita rende 1 kg. Desenvolvida pela terapeuta natural Liça Takagui Dias, com aval do nutricionista Daniel Boarim, ambos de Curitiba (PR).

PREPARE E BEBA:

Se quiser variar…

Ingredientes:

– 250 ml de leite desnatado ou água ou suco de soja comprado pronto do sabor de sua preferência

– 2 colheres (sopa) do composto caseiro

– 1 fruta (banana média, uma fatia de mamão, seis morangos grandes ou 1/2 maçã com casca). Se preferir, utilize uma xícara (chá) de sua fruta preferida.

Modo de fazer:

Bata os ingredientes no liquidificador, adoce com mel ou melado de cana a gosto e beba.

OPÇÃO PARA O FRIO:

Ingredientes:

– 250 ml de leite desnatado

– 1 colher (chá) de cacau em pó

– 2 colheres (sopa) do composto

– 1 colher (sobremesa) de mel ou açúcar mascavo.

Modo de fazer:

Coloque o cacau e o composto no leite fervido. Adoce com mel ou açúcar mascavo e mexa.

Observações: Hipertensos, diabéticos e gestantes não devem utilizar pó de guaraná (estimulante) na receita. Quem pretende substituir o jantar pela bebida também é aconselhada a dispensar esse item.  Meia hora antes de ingerir o composto, beba 1/2 copo de água. O líquido facilita a digestão da fibra contida no suplemento. Para não comprometer as funções dos nutrientes, ingira a fórmula caseira logo após o preparo. Bem guardada na geladeira, a ração dura até três meses.

Fontes: Luciconsultoradebeleza.com

Recomendado para você