Receita caseira de shampoo antiqueda

Aprenda a fazer essa receita caseira de shampoo antiqueda que é uma maravilha!

Publicado por: Cida Ramos

Hoje vamos mostrar uma receita caseira de shampoo anti queda que você mesma(o) pode fazer para combater a queda de cabelo.

Vai ver também como fazer em casa o  óleo essencial de alecrim e o  óleo essencial de limão, que você vai precisar para misturar com o shampoo neutro e fazer a sua receita caseira de shampoo antiqueda. Você pode comprar os óleos essenciais de alecrim e de limão, mas se quiser pode fazer em casa.

O que se sabe é que normalmente os cabelos caem e essa queda é percebida quando o fio sai por completo, desde a raiz. O normal é que cerca de 100 fios caiam todos os dias, impulsionados por fios novos que estão surgindo.

Outra coisa que normalmente sabemos é que em determinadas estações do ano, o nosso cabelo pode cair mais, isso ocorre mais no Outono/Inverno. Algumas mulheres sofrem queda mais acentuada devido o desequilíbrio hormonal, depois do parto ou de uma dieta drástica.

Seja qual for o seu problema, desde que não seja por exemplo hormonal ou por conta de dieta que causou má nutrição, você pode fazer o shampoo anti queda caseiro, que irá regenerar tecidos, fortalecer as fibras e purificar o couro cabeludo de toxinas e resíduos que se acumulam no couro cabeludo.

Receita caseira de Shampoo antiqueda

  • 300 ml de shampoo neutro.
  • 10 gotas de óleo essencial de alecrim.
  • 10 gotas de óleo essencial de limão.
  • 2 cápsulas de vitamina E

Modo de preparo:

  1. Em um recipiente de vidro, misturar todos os ingredientes em conjunto até estar bem misturado.
  2. Coloque a mistura em um recipiente de vidro com tampa.
  3. Aplicar o shampoo antiqueda caseiro em cada lavagem, o que deve ser feito a cada dois dias. Umedeça seu cabelo, lavado com este shampoo antiqueda, massageado brevemente e deixe descansar por 4 a 5 minutos.
  4. Lave com água e retire tudo. O ideal é não adicionar condicionador para finalizar, e se for utilizar, aplique um livre de sulfatos e petrolatos. Geralmente os condicionadores comuns são muito pesados, fragilizando os fios e causando a quebra e até a queda.

Então recapitulando, para fazer o shampoo precisar de:

– 1 frasco de shampoo neutro servirá como base para misturar os ingredientes restantes.

(Caso não encontre, utilize um shampoo natural ou transparente ou livre de sulfatos e parabenos. Eu sugiro usar um shampoo neutro para crianças).

-O óleo essencial de alecrim é um estimulante da circulação sanguínea. Reativa o fluxo sanguíneo, fortalecer os folículos pilosos e permite que o cabelo seja carregado com uma quantidade maior de nutrientes.

-O óleo essencial de limão, é anti-séptico e ajuda a combater problemas como a caspa. Caspa também pode enfraquecer o cabelo e precipitar a queda.

(É importante que use o óleo essencial de limão, mas caso não encontre, pode ser substituído pelo óleo de rícino. Caso não encontre o óleo essencial de alecrim, faça você mesma seu óleo de alecrim caseiro).

Como fazer óleo de alecrim caseiro

Ele ajuda a ativar o crescimento dos fios, pois estimula a circulação local, aumentando a nutrição no bulbo capilar. Vale ressaltar que o ideal é tentar conseguir os ramos de alecrim frescos, geralmente encontrados em hortas, ou lojas de temperos ou produtos naturais, mas caso não encontre os ramos, a outra opção é comprar aqueles pacotinhos com alecrim.

  • 250 ml de azeite de oliva extra virgem
  • 4 ramos de alecrim fresco ou 1 xícara de alecrim

Modo de preparo:

  1. Em uma panela coloque 250 ml de azeite de oliva extra virgem e leve ao fogo por 3 minutos.
  2. Adicione os 4 ramos de alecrim ou 1 xícara com alecrim, e deixe até murchar com o fogo em temperatura baixa.
  3. Quando murcharem aumente o fogo e deixe por mais 1 minuto e então desligue o fogo. Feito isso, é só retirar os ramos de alecrim e colocar em um recipiente de vidro e jogar o óleo por cima, ou se você utilizou daquele alecrim de supermercado coloque tudo junto no recipiente, não precisa peneirar. Tampe o recipiente e guarde por uma semana ou mais em um lugar arejado, após esse tempo o seu óleo estará pronto para uso.
  4. Assim como a maioria dos óleos naturais, a melhor forma de utilizá-lo é como pré-shampoo, Com os cabelos secos, vá aplicando esse óleo na raiz dos cabelos fazendo massagem no couro cabeludo em movimento circulares. Feito assim deixe de 30 a 1 hora no cabelo, e então lave os fios com shampoo e condicionador. Para obter melhores resultados, o ideal é fazer esse tratamento caseiro 2 vezes por semana.

Como Fazer um Óleo Essencial de Limão

  1. Descascar um limão, mas manteremos somente a parte amarela da pele;
  2. Podemos colocá-lo em água quente por mais ou menos por 1 minuto para remover a amargura;
  3. Depois, incluem o azeite e jogá-lo em um saco fechado. Adicione a casca do limão e feche o saco. Outra opção é incluir o azeite e cascas de limão em um recipiente que pode suportar altas temperaturas;
  4. Coloque em banho Maria para obter infusões de 3 horas;
  5. Então deixe descansar até o dia seguinte;

Uma boa maneira de consumir o óleo essencial de limão é pingando uma ou duas gotas na água. Ele também pode ser usado no preparo de chás e sucos, deixando as bebidas mais refrescantes.

Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *