Compartilhe:

Receita de Bacalhau da Bebel

Uma receita de dar água na boca, é essa receita de bacalhau da Bebel. Eu fiz e adorei, faça ai na sua casa e experimente essa delícia! Você poderá gostar de: Receita de Bacalhau à Gomes SáBacalhau à Zé do PipoEspecial de Páscoa – Bacalhau ao CremeReceita de Brandade de bacalhau do Chef Duh CabralReceita […]

Publicado por: Cida Ramos

bacalhau__bebel_528x262

Uma receita de dar água na boca, é essa receita de bacalhau da Bebel. Eu fiz e adorei, faça ai na sua casa e experimente essa delícia!

Você poderá gostar de:

Receita de Bacalhau à Gomes Sá
Bacalhau à Zé do Pipo
Especial de Páscoa – Bacalhau ao Creme
Receita de Brandade de bacalhau do Chef Duh Cabral
Receita de Arroz de Bacalhau do Bernardinho

Ingredientes:

* 1200 kilo(s) de bacalhau
* 1 litro(s) de leite
* 9 batata(s) média(s)
* 9 cebola(s) média(s)
* 12 tomate(s) médio(s)
* 2 pimentão(ões) vermelho(s)
* 2 pimentão(ões) amarelo(s)
* 1 ½ xícara(s) de chá de azeite de oliva
* 9 colher(es) de sopa de salsinha
* rolo(s) de papel alúminio

Para Montar o Prato
* 3 colher(es) de chá de azeite de dendê
* 6 colher(es) de sopa de azeite de oliva
* 1 ½ colher(es) de sopa de salsinha
* 6 ovo(s)
* 16 azeitona(s) preta(s) grande(s)

Para Preparar o Arroz
* 1 ½ cebola(s) pequena(s)
* 2 ½ colher(es) de sopa de óleo
* 6 xícara(s) de chá de água
* 1 ½ colher(es) de chá de sal
* 3 xícara(s) de chá de arroz

Iniciar o Preparo  
Modo de Preparo Colocar Bacalhau de Molho na Água: * deixar de molho 1200 kilo(s) de bacalhau na água, 2 dias antes de servir na parte da manhã, trocando a água várias vezes.

Colocar o Bacalhau de Molho no Leite:
* quando terminar o jantar deste mesmo dia, retirar o bacalhau da água e colocar de molho em 1 litro(s) de leite para ele ficar úmido até o dia seguinte.

Iniciar o Preparo *
1. no dia seguinte: pré-aquecer o forno em temperatura forte 10 minutos antes de levar para assar.
2. cortar o bacalhau em quadrados médios. cortar em rodelas de 1 dedo de espessura 9 batata(s) média(s), 12 tomate(s) médio(s) sem pele (ver dica), 2 pimentão(ões) vermelho(s), 2 pimentão(ões) amarelo(s), 9 cebola(s) média(s) e 9 colher(es) de sopa de salsinha picadinha, reservar em vasilhas separadas.
3. em uma travessa grande e bem funda, que possa ir ao forno, fazer camadas colocando os ingredientes bem pertinho e apertadinho (lembre-se que o que diminui é só o tomate) da seguinte forma:
4. camadas: 1ª camada: forrar a travessa com 1/3 das rodelas de tomate. 2ª camada: metade do bacalhau e das batatas, alternados. 3ª camada: salsinha salpicada e um pouco da 1 ½ xícara(s) de chá de azeite de oliva. 4ª camada: metade das cebolas cortadas em rodelas e metade das tiras de pimentão vermelho e amarelo.
5. repetir as 4 camadas, terminar com uma camada de tomate, o restante do azeite de oliva e salsinha picada. 6. passar papel alumínio por cima e levar ao forno pré-aquecido por 1hora aproximadamente.
7. desligar o forno, limpar a beirada do pirex e deixar coberto até o dia seguinte para absorver bem os temperos.

Montar o Prato *
1. no dia de servir:pré-aquecer o forno em temperatura forte 10 minutos antes de levar para esquentar.
2. cozinhar 6 ovo(s) por 15 minutos aproximadamente, descascar e cortar em barquinhos.
3. antes de servir, esquentar o bacalhau do jeito que você deixou no forno na véspera, por 30 minutos, depois retirar do forno e tirar o papel alumínio.
4. espalhar 3 colher(es) de chá de azeite de dendê só para dar uma cor ao bacalhau e decorar com 16 azeitona(s) preta(s) grande(s) sem caroço e barquinhos de ovo, regar com 6 colher(es) de sopa de azeite de oliva e 1 ½ colher(es) de sopa de salsinha picadinha. voltar ao forno desligado e ainda quente por uns 10 minutos, só para uma esquentadinha final, até você preparar a mesa.

Preparar o Arroz *
1. lavar 3 xícara(s) de chá de arroz, escorrer e reservar.
2. colocar em uma panela 2 ½ colher(es) de sopa de óleo, 1 ½ cebola(s) pequena(s) ralada(s) e 1 ½ colher(es) de chá de sal, refogar, sem deixar a cebola escurecer, colocar o arroz e refogar mais um pouco.
3. despejar sobre o arroz 6 xícara(s) de chá de água, deixar abrir fervura em fogo forte. abaixar o fogo para médio e deixar cozinhar com a panela tampada, por 20 minutos aproximadamente, ou até secar a água.
4. quando secar a água e ficar cheio de buraquinhos, experimentar, se estiver duro adicionar um pouco mais de água quente e deixar acabar de cozinhar com a panela semi tampada.
5.colocar o arroz em uma travessa pré-aquecida no bafo de uma panela (ver dica), retirar o bacalhau do forno e levar à mesa.
6. servir em seguida. dicas esquentar travessas no bafo: qualquer panela que esteja no fogo, quando destapada, solta um bafo quente. coloque as travessas nas quais servirá a comida pronta em cima destas panelas, para esquentá-las. pelar: tirar a pele: espetar em um garfo e rodar na chama do fogo. assim você tira a pele com facilidade.

Fonte: Uol

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *