Compartilhe:

Receitas Fit de Barrinha de Cereal Caseira

Aprenda a fazer duas receitas Fit maravilhosas de barrinha de cereal caseira, uma que vai ao forno e outra que não precisa assar. Ambas deliciosas e super nutritivas!

Publicado por: Cida Ramos

barra de cereal - caseira

Faz um tempo que aqui em casa a gente está tentando mudar alguns hábitos alimentares errados e procurando melhorar a alimentação diária. Procurando “comer menos e melhor”, colocar mais qualidade e menos quantidade no prato a cada refeição.

Porque eu gosto de cozinhar, de comer e o meu marido também! O risco de engordar é grande! Aliás como ele mesmo diz, ele tem “ espírito de gordo“, nós temos! E não é falando mal dos gordos é claro, porque tem muita gente magra que come pra caramba e não engorda. Muita raiva que dá de gente assim! Muita inveja também ^^ quem nunca?!

A gente até que não é gordo de tudo, rsrs mas fazemos uma força danada pra evitar os famosos e desagradáveis pneuzinhos extras. E “cá pra nós” por que que as coisas boas engordam? Por que?! (pera ai que tem mais um Por que?) Aff ! Hoje eu tô assim, “revolts” tá um frio do caramba e tudo o que a gente pensa em fazer no frio e comer e comer! “Ses me entende né”? Então, voltando a vaca fria…

Pois é, assim como vocês, estamos eu e meu marido procurando uma alimentação diversificada, tentando comer fracionadamente, seguindo aquelas famosas 6 refeições diárias famosas para obter bons resultados em termos de queima e de controle do impulso de comer demais.

E dentro dessa mudança onde estamos fazendo uma alimentação correta durante a semana e fazendo um “dia de lixo” na semana ou dependendo da meta um dia de lixo no mês. As vezes a gente não aguenta e cai na tentação de fazer “dia de lixo” toda semana. Pra quem não sabe o que é isso, é comer bobagem, goluseimas, mas não é pra se matar comendo, comer “um cadim” de coisa gostosa, engordativa, conjugar o verbo “jacar”, enfiar o pé na jaca! Não recomendo, se você consegue não faça isso, mas se fizer faça com moderação!

Ai, para durante o tempo de imenso esforço para não cair na tentação diária, tive a ideia de fazer em casa as barrinhas de cereal que normalmente costumam custar o olho da cara! Principalmente aquelas mais naturais, suculentas e feitas com ingredientes maravilhosos e sem adição de açúcar, conservantes, corantes e todos os ” antes ” que detonam com a nossa saúde, principalmente dos alérgicos de carteirinha como nós dois aqui.

Não tirei fotos porque não ficou muito bonita a minha barrinha, tava com pressa e cortei tudo errado, tava #comfome#compressa! Da próxima vez vou esperar esfriar “direitim” pra cortar. 😛

As receitas são do programa da Bela Gil, e eu até já me atrevi a fazer algumas modificações na receita, mas vou portar minha versão outro dia. Por hora vou dar as receitas que peguei no site dela e do Gnt e vocês podem seguir a receita certinha ou fazer as modificações ou substituições que desejarem.

Uma dica para mudar o sabor é colocar ingredientes como a ameixa, o damasco, cranberry seca, o blueberry ou mirtillo. Você pode fazer também uma “chimia” a fruta da sua preferência em calda, como a minha receita de geleia de morango, que você pode ver Aqui, pegar a receita base e mudar colocando a fruta que desejar. Basta escorrer ou secar um pouco a calda na hora de usar na barrinha. 🙂

receita-de-geleita-de-morango-caseira-pta

Então vamos a receitas de barrinha de cereal, uma que vai ao forno e outra que não precisa assar, fica mais úmida e molhadinha. Adoro!

 

Barrinha de Cereal Caseira que não vai ao forno

barra de cereal - caseira- sem forno-pta

Ingredientes

– 1/4 copo de amêndoas torradas
– 1/4 copo de castanhas do Pará
– 1/4 copo de castanha do caju torradas
– 1/3 copo de pasta de amendoim
– 2 colheres (sopa) de água
– 12 tâmaras sem caroço
– 1 colher (sopa) de semente de abóbora sem casca torrada
– 2 colheres (sopa) de goji berry (pode ser substituída por passas).

Modo de preparo

Colocar as tâmaras na água de molho por no mínimo dez minutos.Bater no processador a pasta de amendoim, as tâmaras e a água.Reservar.

Bater as castanhas do caju, as amêndoas e as castanha do Pará.

Juntar todos os ingredientes triturados em um tigela.Acrescentar a goji berry (ou as passas) e a semente de abóbora.

Colocar em uma assadeira moldando com as mãos. (pode untar com óleo de coco ou colocar papel manteiga na assadeira).

Levar para a geladeira por no mínimo uma hora antes de cortar.

Barrinha de Cereal Caseira que não vai ao forno

barra de cereal - caseira- sem forno

Ingredientes

20g de amêndoas
20g de avelãs
20g de castanha-de-caju
20g de macadâmia
20g de tâmaras
1 colher de sopa de óleo de coco
½ colher de café de flor de sal

Para a finalização:

Chia
Goji Berry
Sementes de abóbora
Pistache picado

Modo de preparo

Coloque a tâmara para hidratar por 8 horas. Depois disso bata as tâmaras hidratadas num processador até virar uma pasta.Adicione as sementes e volte a triturar.

Coloque em um recipiente e adicione o restante dos ingredientes.Mexa com as mãos até obter uma massa.

Forre uma forma com papel filme.Espalhe a massa com uma espátula.

Leve para a geladeira e deixe por 30 minutos. Corte com uma faca.

Decore com semente de chia, goji e pistache.

Coloque um pouco mais de óleo de coco para fixar sementes e voltar pra geladeira antes de servir.

 

Estas receitas não vão ao forno, é isso mesmo! Apenas a geladeira para ficar firme e poder cortar.

 

Barrinha de cereal Caseira assada

barra de cereal - caseira- assada

Essa receita vai ao forno, é para assar. Contém aveia, que auxilia na redução do colesterol, açúcar mascavo que contém ferro e cálcio, castanha do Pará rica em selênio que é um poderoso antioxidante, óleo de coco, uma gordura “boa” que contém ácido láurico, substância que aumenta o HDL (“bom” colesterol), o melado, que também contém cálcio e ferro e a banana que contém muito potássio e vitamina B6.

Ingredientes

2 xícaras (chá) de aveia em flocos
¼ xícara (chá) de gergelim
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
¼ de melado de cana
¼ xícara (chá) de amêndoa
¼ xícara (chá) de castanha de caju
¼ xícara (chá) de castanha-do-pará
2 bananas nanica amassadas
1 colher (café) de canela em pó
1 colher (sopa) de óleo de coco
Um pouco mais de óleo de coco para untar a forma

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes numa tigela até formar uma massa homogênea. Despejar a massa na forma untada com óleo de coco, alisando com uma espátula molhada para não grudar. Pré aquecer o forno por cinco minutos a 180ºC , untar a forma com manteiga ou óleo de coco ou colocar papel manteiga, e assar a massa por cerca de 30 minutos. Ainda quente, marcar o tamanho das barrinhas e esperar esfriar para cortar.

Dá para trocar o açúcar mascavo por adoçante culinário. (eu uso o de stevia – o Stevita).

Fonte e fotos : Bela Cozinha/ Gnt

Espero que tenham gostado das receitas, se quiser ver mais receitas Fit basta clicar Aqui. deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

 

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *