Compartilhe:

Receita Fit de Bolo de banana

Não precisa deixar de comer bolos deliciosos enquanto faz dieta. Essa receita de bolo de banana é deliciosa, integral e sem glúten!

Publicado por: Cida Ramos

Fotos e receita: adietanoblog.blogspot.com.br
Fotos e receita: adietanoblog.blogspot.com.br

Uma receita de bolo de banana sempre vai bem. E quando a receita é para se comer em fases em que se tem que conter um pouco as calorias, o ideal é que o “bolinho” seja menos doce, com farinhas alternativas a branca e funcional.

Quanto mais fit melhor nos tempos de hoje e acho que é o ideal para a vida toda. Depois que eu desenvolvi a minha receita de Bolo Dukan, por exemplo adorei pra vida. É um bolo que leva fibra de trigo, farelo de aveia que ajudam no bom funcionamento do intestino, ajudam a metabolizar a gordura e limpam o organismo. Assim como a minha receita de Pão Dukan desenvolvida e testada até chagar ao ponto de um pão consistente, funcional e muito gostoso.

Lendo o Livro Dukan eu aprendi muitas coisas além de como fazer a Dieta Dukan, e mesmo sem estar fazendo a dieta todos deveriam comer algumas coisas que são faladas lá. E a fibra de trigo e o farelo de aveia são duas delas.

Bem, fora o bolo que eu fui modificando aqui e ali e fazendo a minha receita, outros bolos que a gente encontra por ai como o Bolo de Banana Sem Farinha, sem Leite e Sem Açúcar desmitificam o rótulo de que o saudável tem que ser ruim e sem gosto.

Particularmente não tenho dificuldade alguma para comer farinha integral, arroz integral, arroz cateto preto e legumes como outras pessoas. Mas é claro que eu também gosto de uma farinha branca no bolo confeitado e recheado para um aniversário, como o que eu costumo fazer aqui em casa para os aniversários. Mas tem que ser uma coisa que a gente come de vez em quando.

Uma certa vez li o livro Sugar Blues, e depois dele eu nunca mais vi o açúcar como via antes “colorido” como antes. Ele em excesso faz muito mal, o sal e a gordura também. São eles os 3 vilões da saúde que se comidos de forma desregulada podem fazer qualquer um ir “dessa pra melhor”. E ninguém quer isso, mas penso que o pior seria ter um AVC.

Bom não estou falando tudo isso para passar uma impressão de que todos tem que fazer dieta o tempo todo, não é isso. Sou a favor de comer de tudo um pouco. Nesse pouco coisas com qualidade, bem feitas, bem equilibradas e é claro incluindo também os exercícios físicos. E é claro também que de vez em quando a gente pode sair do sério, principalmente nas festas ou quando a gente viaja.

Então, para colaborar com o dia a dia de quem como eu gosta de controlar sem passar vontade, aqui vão duas receitas Fit de bolo de banana.

Receita Fit de bolo de banana

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 5 bananas nanicas ou prata * bem maduras
  • 1 xícara de farelo de aveia* (é farelo não é aveia apenas, o farelo é sem glúten)
  • 1\2 xícara de uvas passas
  • 1\4 xícara de óleo de girassol ou de coco ou azeite
  • 1 colher de açúcar diet para forno e fogão (eu uso o Tal&Qual)
  • 1 colher de chá de fermento em pó.
  • 1 colher de chá de canela em pó

Modo de preparo:

Bata no liquidificador 2 bananas com o óleo, a açúcar e os ovos, depois misture com os secos, a aveia e as uvas passas, pique outras duas bananas, misture e por último acrescente o fermento em pó.

Coloque na forma e fatie 1 banana bem fina e coloque por cima. E leve ao forno pré aquecido a 180°C, por aproximadamente 30 min, até dourar por com.

Dica: Você pode picar as 4  bananas  e não bater no liquidificador, apenas misturar  na massa para ficar aqueles pedaços da banana aparentes e dar uma textura diferente. Se optar por fazer como na receita, vai adoçar mais a massa.

*É  farelo não é aveia apenas, o farelo costuma ser sem glúten. No máximo pode ter traços de glúten que não pode ser consumido por celíacos, mas para quem deseja uma dieta com menos glúten é o ideal.

*Quanto mais madura for a banana mais doce fica o seu bolo.

Vídeo com o passo a passo…

 

Espero que tenham gostado da receita. Deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você

Comentários

Uma resposta para “Receita Fit de Bolo de banana

  1. Maria paulina Neutzling Conte disse:

    Muito bom já tenho freguesas que adoraram o bolo de banana,usei a banana caturra ela é mais doce!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *