Compartilhe:

Receita de Bolo de Trufa e Merengue de Chocolate da Nigella Lawson

Esse bolo… resumir, trata-se de uma trufa gigante sobre uma base de merengue de chocolate; na verdade é mais uma torta que um bolo. Além de delicioso, é fácil de fazer e perfeito para se preparar de véspera. Você poderá gostar de: Bolo de Chocolate do Jamie Oliver Receita de Bolo de chocolate da da […]

Publicado por: Cida Ramos

253

Esse bolo… resumir, trata-se de uma trufa gigante sobre uma base de merengue de chocolate; na verdade é mais uma torta que um bolo. Além de delicioso, é fácil de fazer e perfeito para se preparar de véspera.

Você poderá gostar de:

Bolo de Chocolate do Jamie Oliver

Receita de Bolo de chocolate da da Nigella Lawson

Receita de Bolo de Chocolate sem farinha

Bolo de Chocolate e Coco: Bolo Prestígio

Receita de Bolo trufado de Chocolate 

A única coisa que eu mudaria seria dobrar a massa de base, pois a camada de merengue fica muito fina e quase não se percebe, apesar de eu ter usado uma fôrma um pouco maior que a recomendada. Eu usei um chocolate meio-amargo, numa próxima eu usaria um mais amargo.

 Receita

Ingredientes:
Base de Merengue:
1 clara
50 g de açúcar
2 colheres (chá) de cacau em pó
1 gota de vinagre de vinho

Recheio de Trufa:

400 g de chocolate amargo ou meio-amargo
60 ml de rum 60 ml de glucose de milho
500 ml de creme de leite fresco Cacau em pó para decorar Preaqueça o forno em 180°. Prepare uma forma de aro removível de 20 cm, forrando com papel manteiga e untando as laterais com óleo vegetal (algum que não passe sabor: o de canola, por exemplo).
Prepare a base, batendo a clara até formar picos moles. Com a batedeira em movimento, adicione o açúcar aos poucos até que a mistura fique espessa e brilhosa. Peneire por cima o cacau e junte o vinagre, misturando tudo para que fique homogêneo. Espalhe o merengue na forma preparada, nivelando da melhor maneira possível e leve para assar por 15-20 minutos. Deixe esfriar enquanto prepara o recheio. Derreta o chocolate com o rum e a glucose numa tigela em banho-maria. Retire do calor e deixe esfriar por 5 minutos. Bata o creme de leite até ficar um pouco espesso, levemente aerado. Junte ao chocolate, até que fique tudo bem misturado. Despeje essa ganache sobre a base de merengue e cubra a forma com filme plástico.
Leve à geladeira por muitas horas, uma noite ou um dia, pode ficar até 2 dias. Antes de servir o bolo, retire-o da geladeira por alguns minutos para facilitar a retirada do aro da forma.
Caso queira, pode tentar retirar o bolo da base da forma (eu não tentei pois não tinha usado o papel manteiga) ou servi-lo com a base mesmo. Passe uma espátula nas laterais, caso queira um aspecto mais liso e polvilhe com cacau em pó.

Fonte: quichedemacaxeira.blogspot.com /Feast: Food that celebrates life – Nigella Lawson.

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *