Compartilhe:

Receita de Chapati – O pão mais antigo do mundo!

Aprenda a fazer esse pão milenar que não leva fermento e que é assado na chapa ou diretamente no fogo. Uma delícia!

Publicado por: Cida Ramos

receita-de-pao-chapati

Vendo o programa GNT, descobri a receita simples desse pão que costumava comer nos restaurantes árabes. Embora eu não soubesse, na verdade ele é um pão de origem indiana. Pesquisei e li que ele se tratava de um pão típico da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia. Dado o número elevado de descendentes de goeses radicados em Moçambique, é também um pão comum nas mesas nesse país africano. (Fonte: Wikipédia)

Os chapatis são preparados com uma farinha de trigo integral especial, tradicional da Índia, também denominada chapati. Estes pães são normalmente consumidos no desjejum, podendo, no entanto, ser consumidos em qualquer refeição ao longo do dia, de preferência quentes, acabados de fazer.

História

Na Índia é comum o uso de chapatis ou outros tipos de pães nas refeições. Os indianos geralmente comem com as mãos, isto é, sem talheres, por isso o chapati é bastante utilizado para pegar os alimentos.

O chapati originalmente é feito de água, sal e farinha de trigo (50% integral e 50% branca), sem qualquer tipo de fermento. Mistura-se a farinha com a água e um pouco de sal fazendo uma massa simples que é aberta com um rolo ou uma garrafa em formato redondo. Depois é só esquentá-lo dos dois lados em uma chapa quente e colocá-lo direto no fogo alguns poucos segundos.

 

Veja também:

Saladas Chic’s para o verão

5 receitas de salada de macarrão

Receita de Pão de Queijo de Tapioca feito na frigideira

 

A nossa receita é com farinha totalmente integral, bem fininha da marca codilar, estou dando a dica da farinha porque antes tentamos com outra farinha integral mas era muito grossa. Se não encontrar essa ai, pode coar a farinha antes de usar para dar a liga certa e não ficar com uma massa ‘esfarelenta’. Mas você pode fazer a receita meio a meio, com metade de farinha branca e metade integral, ou se preferir todo de farinha branca. Aqui em casa a gente prefere ele integral. Fica uma delícia e é mais saudável.

 

Receita de Chapati

receita-de-pao-chapati-ingredientes

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral

1 colher (de café) de sal

2 colheres (sopa) de óleo

1 xícara (chá) de água

Farinha de trigo (para polvilhar)

 

Modo de preparo

-Numa tigela grande, misture a farinha de trigo integral com o sal. Regue com metade da água e misture com a mão, até formar uma farofa grossa. Adicione o óleo e misture com as pontas dos dedos.

-Aos poucos, junte o restante da água, sovando a massa com a mão. Aperte, amasse, estique e amasse novamente, dentro da tigela, por cerca de cinco minutos, até atingir uma textura macia e elástica. Deixe descansar por 10 minutos, isso vai ajudar na sova depois.

-Passado os 10 minutos de descanso, se preferir sovar na bancada, polvilhe a superfície com uma camada bem fina de farinha de trigo. Mas evite juntar mais farinha na massa. Ela fica bem molenga inicialmente e, à medida que vamos sovando, ela fica no ponto.

-Polvilhe uma bancada de trabalho com farinha de trigo e faça um rolinho com a massa. Com uma faca (ou espátula) divida em 10 porções.

-Enrole com as mãos cada pedaço, como se fosse um brigadeiro. Abra a bolinha com o rolo de macarrão, até formar um disco fino – se a massa começar a grudar no rolo ou na bancada polvilhe mais farinha.

-Enquanto abre os discos, aqueça uma frigideira (de preferência antiaderente) em fogo médio, sem untar.

-Quando estiver quente, coloque o disco de massa e deixe o pão assar por cerca de 20 a 30 segundos, até começar a formar bolhas.

-Vire o pão e deixe por mais 15 segundos na frigideira. Enquanto isso, acenda uma outra boca do fogão.

-Tire o pão da frigideira com uma pinça e coloque diretamente na chama da outra boca do fogão para inflar e chamuscar levemente.

-Transfira o pão para um prato e repita com o os outros discos. Você também pode finalizar os chapatis na frigideira, basta deixar cozinhar por mais tempo depois de virar.

Sirva a seguir.

-Se quiser fazer para guardar, conserve em um saco plástico por até 3 dias para manter os pãezinhos macios.

 

O recheio fica por conta da sua imaginação, pode fazer pastinhas variadas, pode rechear com carne moída, frango, atum o que desejar.

Veja a foto da receita de Chapati com o passo-a-passo

receita-de-pao-chapati-passo-a-passo

 

Aproveite com saúde e bom apetite! Espero que tenham gostado, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

 

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *