Compartilhe:

Receita de Creme de Confeiteiro

Aprenda a fazer uma receita clássica e deliciosa de creme de confeiteiro ou crème pâtissier, é a base da confeitaria européia, e também se tornou muito popular aqui no Brasil. Serve de recheio para inúmeras receitas doces que todos adoram.

Publicado por: Cida Ramos

receita-de-creme-de-confeiteiro-para-doces

O creme confeiteiro, ou crème pâtissier, é a base da confeitaria européia, e também se tornou muito popular aqui no Brasil.

É um ingrediente curinga na hora de fazer doces em geral e que dão um toque especial a inúmeras receitas.Ele é o recheio da maioria dos nossos doces, tortas, bolos, sonhos, pão doce, bombas e torteletes.

Creme de confeiteiro é um creme tão versátil que serve como recheio em vários tipos de doces como esses todos que eu citei e que além da receita tradicional ainda pode ser feito de modos variados, como com sabores diferentes.

O melhor é que fazer creme de confeiteiro em casa não é complicado, mas pode dar errado facilmente sem a técnica correta. Siga estes passos para fazer uma receita perfeita de creme de confeiteiro.

 

Veja também:

Receita de sonho com creme

Torta creme de morango

 

Receita de Creme de Confeiteiro

Ingredientes 

3  xícaras de leite
6 gemas de ovos
5 colheres de açúcar
4 colheres de amido de milho
1 colher de sopa de baunilha ou uma fava
2 colheres (sopa) (30 g) de manteiga
1 lata de creme de leite sem soro
1 colher de café de sal

Modo de preparo 1  – ( Mais fácil mas tem cuidado para não empelotar)

-Em uma vasilha, misture meia xícara de leite, as gemas, a metade  do açúcar e o amido de milho.

-Coloque o restante do leite, do açúcar e a baunilha em uma panela. Esquente esta mistura até ferver. Junte aos poucos, sempre mexendo até que a mistura de ovo cozinhe até formar um mingau. Desligue o fogo.

-Deixe o creme esfriar e bata em velocidade baixa em uma batedeira por 3 minutos junto com o creme de leite e a manteiga.

-Em seguida, despeje o creme em um recipiente hermético. Cubra-o com filme plástico para evitar a formação de uma pele por cima. Leve-o à geladeira antes de usá-lo.

Se o creme empelotar

receita-de-creme-de-confeiteiro-para-doces-modo-de-preparo-coado

Coe o creme. Quando o creme for retirado do fogo e acrescentada a baunilha, passe-o por um coador. Use as costas de uma colher ou uma espátula para empurrar o creme pelo coador para outra vasilha.

Modo de preparo 2 – Tradicional (mais trabalhoso mas não empelota) 

receita-de-creme-de-confeiteiro-para-doces-modo-de-preparo

-Aqueça o leite ou creme de leite. Coloque o leite em uma panela pequena e esquente em fogo médio. Não deixe ferver; apenas aqueça até ver vapor subindo da panela.

receita-de-creme-de-confeiteiro-para-doces-modo-de-preparo-2

-Misture os ovos, açúcar, farina e sal. Em uma vasilha pequena, bata as gemas de ovo até estarem bem batidas. Bata o açúcar, a farinha e o sal até estarem bem combinadas com as gemas.

receita-de-creme-de-confeiteiro-para-doces-modo-de-preparo-3

-Adicione o leite quente à mistura de ovos. Despeje o leite devagar na mistura com uma mão enquanto mistura constantemente com a outra.

receita-de-creme-de-confeiteiro-para-doces-modo-de-preparo-4

-Quando terminar de colocar o leite, transfira a mistura de volta para a panela e coloque no fogo. Esse processo mistura os ovos aos poucos e evita que seja cozido pelo leite quente.

Se você não puder usar uma mão para despejar e outra para misturar, pode ir trocando de mão até colocar todo o leite.

receita-de-creme-de-confeiteiro-para-doces-modo-de-preparo-coberto

-Resfrie o creme. Cubra a vasilha com o creme e coloque na geladeira para esfriar. Estará pronto para usar quando estiver totalmente frio.

-Para evitar que forme uma “pelinha” sobre o creme, coloque um plástico filme diretamente em cima do mesmo.

 

Use para rechear os mais diversos doces, tortas, pães , crepes, profiteroles…

receita-de-creme-de-confeiteiro-para-doces-modo-de-preparo-recheando

 

Dica

 receita-de-creme-de-confeiteiro-para-doces-modo-de-preparo--com-essencia

Fotos: pt.wikihow.com

Para mudar o sabor do creme você pode  adicionar sabores essências ao seu creme de confeiteiro, pode também colocar licores ou sucos de frutas. Você pode também adicionar chocolate e transformá-lo em um creme de chocolate. Essas misturas podem ser colocadas na última etapa, antes de esfriar.

Espero que tenham gostado da receita, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *