Compartilhe:

Receita de crepioca (crepe de tapioca)

Aprenda como fazer uma deliciosa receita de crepioca, uma opção saudável e leve para o seu café da manhã ou lanche.

Publicado por: Cida Ramos

receita-de-crepioca

Justiça seja feita, a tapioca nos últimos tempos tem ganho um merecido destaque na alimentação saudável. Para quem busca um substituto das massas (principalmente a do pão), esta receita de crepioca é uma solução muito saudável.

A base para esta receita é a tapioca, que nada mais é do que um amido extraído da mandioca que quando hidratado forma uma base que substitui a farinha de trigo em inúmeras receitas. A vantagem é que a tapioca não possui glúten, tem baixo índice glicêmico, excelentes fontes de vitaminas e minerais, reduz o colesterol, previne a diabetes e é um excelente aliado para quem está querendo perder peso.

Já publicamos aqui também o pão de queijo de tapioca feito na frigideira , que também fica uma delícia. E essa receita de crepioca é muito semelhante, tão fácil quanto a diferença é que não leva queijo na massa. Pra ver esta outra receita de pão de queijo de frigideira feito com tapioca basta clicar no link ou na foto abaixo.

pao-de-queijo-de-tapioca-feito-na-frigideira-portaltudoaqui

Receita de Crepioca

receita-de-crepioca

 

Ingredientes

  • 1 ovo inteiro;
  • 1 colher de tapioca (você também pode substituir por polvilho doce ou azedo. A base da massa vai fica muito parecida);
  • 1 colher de sopa de requeijão;
  • 1 colher de sopa de Leite (opcional);
  • 1 pitada sal.

Modo de preparo

  1. Misture todos os ingredientes em uma vasilha ou bata em um mixer se quiser um mistura na velocidade da luz. 😛

Se você for mistura manualmente, saiba que no início a tapioca forma uma goma e fica um pouco dura demais. Vá mexendo que ela vai incorporando normalmente, com um garfo facilita nessa hora. Se você perceber que a mistura está dura demais, acrescente mais um ovo e não exagere na quantidade de água.

  1. Despeje a mistura em uma frigideira antiaderente já aquecida. Não precisa azeite, é pura mesmo, basta estar quente antes de jogar a massa.
  2. Deixe dar uma douradinha de leve, recheie a seu gosto e dobre ao meio como se fosse um crepe normal ou uma tapioca.

como-fazer-uma-crepioca

A crepioca ajuda a emagrecer?

Sim! A massa para a crepioca é saudável, nutritiva e possui baixas calorias, o que a torna uma receita fit. A tapioca também não possui glúten e é mais lentamente absorvida pelo organismo dos que os pãos e os alimentos feitos com trigo. Entretanto, as opções dos recheios podem fazer toda a diferença a até mesmo tornar a crepioca mais calórica e não tão saudável assim, então tome cuidado com os recheios se estiver de dieta.

Para se ter uma ideia, a receita de crepioca sem o recheio tem no máximo 210 calorias, incluindo a colher de requeijão. Algumas pessoas preferem não utilizar o requeijão e adicionar um pouco de leite e mais um ovo, deixando de lado qualquer produto industrializado (levando em consideração que o requeijão seja industrializado) o que deixa o crepioca ainda mais saudável.

Opções de recheios saudáveis para a crepioca

Nesta receita, foi utilizado queijo fresco , presunto, tomate cereja e alface americana. Uma opção leve e que combina em qualquer hora. Abaixo selecionamos alguns dos ingredientes que você pode adicionar na sua crepioca e deixá-la do seu gosto.

  • Peito de frango desfiado (pode ser adicionado milho verde e ervas finas);
  • Presunto e queijo;
  • Tomate, presunto, queijo e manjericão.
  • Ricota com temperos verdes;
  • Orégano;
  • Manteiga;
  • tomate seco com ricota;
  • Frutas e geleias;

Nem preciso falar que fica uma delícia né? Compartilha com a gente qual a seu recheio preferido para crepioca nos comentários! Espero que tenham gostado da receita, deixe o seu comentário e obrigada pela visita. 🙂

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *