Compartilhe:

Receita de Cuca Mole Recheada

Aprenda a fazer uma receita típica alemã de Cuca mole recheada, que é uma maravilha!

Publicado por: Cida Ramos

Foto via: wp.clicrbs.com.br
Foto via: wp.clicrbs.com.br

A pedido da minha querida amiga e leitora do nosso site, Denise Jussiani, vou apresentar pra vocês uma receita típica alemã que a minha sogra costuma fazer de cuca mole. Eu adaptei a receita da sogrinha com uma outra receita do restaurante Pecado da Gula que é maravilhoso. A receita original do restaurante é com abacaxi, mas a receita pode ser alterada e usar a fruta que você preferir. Pode ser com abacaxi, com frutas vermelhas, morango, ameixas ou geleia de frutas em geral, chocolate, nutella etc.

Existe também uma versão mais comum que não leva recheio, apenas o “struesel”, a farofinha por cima que deixa uma crocancia maravilhosa. Muitas vezes a minha sogra faz essa para comer apenas com manteiga, e fica uma delícia, então fique à vontade para pegar a receita e fazer a cuca a sua moda.

Você pode ver a receita de Cuca Tradicional feita com fermento biológico Aqui

Receita de Cuca Mole Recheada

receita alema de cuca mole- recheada

Ingredientes:

Para a Massa:

3 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar cristal
1 colher (café) rasa de sal
1 colher (sopa) de fermento seco para pão
1 ovo grande
Uma pitada de noz moscada ralada na hora
150ml de água morna
1/2 xícara de manteiga amolecida

Para o Creme:

1/2 lata de leite condensado
250ml de leite integral
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 gema peneirada
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 caixa de creme de leite (100g)

Para a Farofa:

1/2 xícara de farinha de trigo (50g)
1/2 xícara de açúcar cristal (70g)
2 colheres (sopa) de manteiga
Canela em pó a gosto
Raspas de limão a gosto
Açúcar baunilha a gosto
1 colher (sopa) de creme de leite

Modo de preparo:

Massa:

Coloque todos os ingredientes secos em uma vasilha. Misture o ovo com a manteiga e acrescente na vasilha onde estão os ingredientes secos, mexa um pouco com auxílio de uma colher de pau.
Vá colocando aos poucos a água e misturando com a mão. Misture bem a massa, ela é mole e grudenta mesmo, por tanto não adicione mais farinha, se quiser pode bater na batedeira com gancho. Cubra a vasilha com filme plástico e deixe descansando até que dobre de volume (cerca de 1 hora).

Despeje a massa numa assadeira, que pode ser redonda (28cm de diâmetro) ou retangular (20x30cm) de fundo falso, untada com óleo e espalhe a massa com as mãos levemente umedecidas em água.
Cubra com pano de prato e deixe descansando por 10 minutos. Em seguida, adicione o creme sobre a massa e, por cima dele, disponha frutas picadinhas, que pode ser abacaxi, maçã, pêssego em calda, eu usei 5 ameixas vermelhas. Deixe descansando novamente por mais 10 minutos.
Espalhe a farofa por cima de tudo e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 30 minutos ou até dourar levemente. Deixar a cuca na geladeira, por causa do creme. Quando for consumir é só esquentar por alguns segundos no microondas.

Creme:

Coloque numa panela o leite condensado, o amido de milho dissolvido no leite e a gema peneirada. Leve ao fogo até que engrosse. Retire do fogo, junte a baunilha e o creme de leite ao creme e misture bem.
Despeje numa travessa e cubra com filme plástico bem rente ao creme para não criar película. Quando o creme estiver morninho, leve-o à geladeira para firmar.
Antes de usar, bata o creme com um fouet para que fique liso e homogêneo. Coloque o creme sobre a massa, mas tenha cuidado para que ele não fique muito próximo das bordas.

Farofa:

Coloque todos os ingredientes numa vasilha e amasse com a ponta dos dedos até formar uma farofa com grumos. Não deixe a farofa fininha demais.

Dica- A receita pode ser feita sem recheio, apenas com o “struesel”, a farofinha por cima que deixa uma crocancia maravilhosa.

Cuca mole com recheio de ameixa

Foto via: desdeminhajanela

Foto via: desdeminhajanela

Cuca Mole sem recheio

Foto via: radioaratiba.com.br

Foto via: radioaratiba.com.br

Espero que tenham gostado da receita, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Veja também: 

Cuca de Royal

cuca-de-royal-com- ou sem-recheio

 

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *