Receita de Eggnog – Gemada de Natal

Aprenda a fazer essa receita deliciosa de Eggnog, a gemada natalina criada na América do Norte, e desde o ano de 1800 nada representa tão bem o “espírito natalino” nos EUA como uma esta bela gemada aditivada com rum ou whisky!

Publicado por: Cida Ramos

Eu fiquei curiosa em fazer essa receita de Eggnog – gemada de Natal, desde o dia que eu vi ela no seriado Two And a Half Men, e depois de experimentar a receita eu adorei e resolvi postar a receita para vocês.

E embora o nosso clima não seja tão adequado a essa iguaria uma vez que o nosso Natal é em pleno verão, eu experimentei fazer a receita e gostei. Mas particularmente acho que aqui no Brasil, ela seria muito mais bem vinda no inverno.

Se você quiser saber mais sobre a origem e a história da Eggnog…

O que é o Eggnog?

Li no Site drinksimples.com.br   Li um pouco sobre a história do Egnog, e achei interessante postar a história aqui para vocês.

A história da gemada data de 1800, criada na América do Norte, para comemorar o Natal. E desde então, nada representa tão bem o “espírito natalino” nos EUA como uma bela gemada! Ela tem o gosto do Natal é uma bebida que a família inteira pode aproveitar e é feita com apenas alguns ingredientes.

Eggnog do século 19 consistia simplesmente de açúcar, leite, ovos, conhaque e rum. A bebida foi preparada e consumida fria, não era tão doce quanto suas contrapartes modernas, e era tipicamente muito maior no teor alcoólico.

As verdadeiras origens desta bebida são desconhecidos, mas há algumas teorias. Eggnog pode ter desenvolvido a partir de dois ou outras bebidas similares de seu tempo, principalmente posset ou flip ovo. Posset é uma mistura temperada de leite e cerveja que foi aquecida até que o leite coalhado.

Ovos foram ocasionalmente adicionado ao posset e isso pode ter, eventualmente, levar ao desenvolvimento de gemada. Ovo flip é outra bebida semelhante à gemada, que consiste de ovos que foram misturadas, ou “virada”, com os espíritos, mas não continha leite ou produtos lácteos.

O nome “gemada” pode ter vindo da canecas de madeira chamado “noggins”, que muitas vezes eram usados ​​para beber cerveja e outras bebidas alcoólicas. Outra possível origem do nome vem de uma abreviação de “grog ovo n ‘” frase referindo-se a uma bebida feita com ovo e grog. Grog é um termo usado para descrever qualquer bebida alcoólica feita com rum.

Se você também ficou curiosa(o), em relação a receita de Eggnog – gemada de Natal, faça e experimente! Acredito que você também vai amar!

Receita de Eggnog – Gemada de Natal

O Eggnog é uma bebida que leva os seguintes ingredientes: egg yolk (gema de ovo), sugar (açúcar), milk (leite), cream (creme de leite fresco/nata), nutmeg (noz moscada) e opcionalmente, uma bebida alcoólica como bourbon (um tipo de uísque), rum ou brandy (conhaque). Esta mistura cria uma bebida deliciosa que é muito consumida nesta época do ano nos Estados Unidos.

Ingredientes

  • 6 ovos
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 4 xícaras de chá de leite morno
  • 1/2 colher de café de sal
  • 1 xícara de chá de creme de leite sem soro
  • 1/2 xícara de chá de rum,
  • 1/2 xícara de conhaque (bourbon ou
    whisky
  • 1 colher de café de essência de baunilha
  • noz moscada a gosto

Modo de preparo

  1. Separe as gemas das claras, reserve 3 claras
  2. Peneire as 6 gemas e coloque o açúcar
  3. Bata até virar uma gemada de cor clara
  4. bata apenas 3 claras em neve e misture com as gemas
  5. Acrescente o sal e o leite morno, misture tudo até ficar homogêneo
  6. Leve a mistura em banho-maria e mexa até que comece a ficar cremoso
  7. Tire do banho-maria e misture o rum o conhaque (bourbon ou
    whisky
  8. Leve à geladeira para esfriar completamente
  9. Depois de frio adicione o creme de leite e misture devagar até que fique tudo homogêneo
  10. Volte a mistura à geladeira para servir gelado, caso queira quente, após o creme de leite voltar ao banho-maria para aquecer
  11. Para servir pode colocar chantilly (opcional) e polvilhar noz-moscada a gosto

Espero que tenham gostado da receita, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *