Compartilhe:

Receita de feijoada completa

Aprenda a fazer uma feijoada completa daquelas de dar água na boca e você vai aprender a fazer até o torresmo!

Publicado por: Cida Ramos

receita-de-feijoada

A feijoada é preferência nacional e principalmente para quem é mineira como eu, e que foi criada no Rio de Janeiro, onde também a feijoada é muito apreciada. Não existe um bom restaurante no Rio que não tenha ela como prato principal pelo menos uma vez por semana. E eu adoro! A minha vantagem é que eu sei fazer, e modéstia a parte muito bem, então onde quer que eu esteja, como agora no MS, eu posso comer uma feijoada completa, daquelas de lamber os beiços e repetir.

O bom da feijoada é que dá para fazer para um aniversário, para uma festa. Se você quiser reunir os amigos uma ótima pedida é fazer uma feijoada e não é a toa que as escolas de samba sempre fazem feijoada e que nos bons restaurantes sempre tem um dia para a nossa querida feijoada!

Se você nunca fez ou quer aperfeiçoar os seus conhecimentos a respeito, pode fazer essa minha receita. Garanto que você vai adorar e toda a sua família também. A receita abaixo dá para 6 pessoas pelo menos. E se quiser mais é só dobrar a receita. Não tem como errar!

Receita de feijoada completa

Ingredientes

Carnes defumados e/ou salgados n/defumados:

200g carne seca bovina
200g carne de porco
200g costela de porco
200g pé de porco salgado
100g rabo suína salgado
100g orelha de porco salgada
150g lombo de porco defumado ou salgado
200g linguiça calabresa fatiada(um punhado para o refogado final)
50g bacon em cubos (um punhado para o refogado final)
1 kg de feijão preto
4 folhas de louro

 

Ingredientes restantes

2 cabeças de alho
2 cebolas
1 xícara de óleo de soja
sal  (se precisar)
limão galego
laranjas descascadas cortadas em fatias redondas
Arisco ou 2 tabletes de caldo knorr

Ingredientes para o torresmo

1 kg de barriga de porco (panceta) picada em tiras de mais ou menos 2 dedos e com mais ou menos 4 cm de comprimento.
1 limão, tempero arisco.
1/2 xícara de óleo ou banha de porco

Modo de fazer os torresmos

receita-de-torresmo-passo-a-passo

Coloque o óleo para aquecer, quando estiver bem quente, coloque os torresmos que já devem estar temperados a pelo menos meia hora. A panela deve ser espaçosa, larga para os torresmos ficarem soltos. Tampe a panela, deixe fritar, vai soltar a banha aos poucos e vai dar pipocos. Abaixe um pouco o fogo, destampe a panela com cuidado, e mexa devagar só para reposicionar os torresmos, pingue meia xícara de água e tampe. Não precisa ficar mexendo. Deixe fritar até que fiquem dourados. Se as casquinhas ainda não estiverem pururucadas. Retire, escorra, deixe esfriar, coloque no freezer por mais ou menos maia hora. Depois esquente o óleo que já estava na panela,  jogue os torresmos que eles vão pururucar na hora! Depois desligue o fogo, deixe esfriar com a panela destapada. Retire os torresmos, coloque em cima de uma forma com papel para escorrer e retirar o excesso de gordura e está pronto. Se sobrar guarde em uma vasilha bem fechada. Não guarde na geladeira para não murchar.

Modo de preparo da Feijoada

1ª a retirada do sal das carnes e ranço (a gordura):

– Coloque as carnes salgadas de molho em água por 24 horas na geladeira, trocando a água se possível a cada 3 horas. Se não puder fazer isso, fervente as carnes e troque a água por algumas vezes até retirar o máximo de sal.

-Se colocou de molho e não ferveu, ferva as carnes salgadas em peças inteiras, durante mais ou menos 5 minutos em fogo forte, e jogue a água fora, pois nela vai estar todo o excesso de gordura e sal, repita 4 vezes ou mais observando o sal da água e a gordura.

– coloque numa bacia todas as carnes e adicione o suco de limão galego (o limão galego é o mais recomendado) por 40 minutos, este processo retira por completo o ranço da carne salgada, odores indesejados do animal.

-Para retirar o limão, dê um banho de água fervente sobre as carnes e escorra.

 

Para dar sabor as carnes

– coloque  em uma panela grande 1 cebola picada bem pequena com boa quantidade de óleo de soja frigir até a cebola ficar com as beiradas tostadinhas, com cor marrom.

-Depois adicione as carnes começando pelo pé (xispe), refogue todas as carnes, retire, reserve. (Assim você vai dar sabor e ao mesmo tempo vai retirar o ranço e odores indesejáveis).

Cozinhando as carnes na água

-Coloque primeiro as  carnes duras cozinhar com água na panela de pressão de 30 à 40 minutos – jogar a água fora e cortar as carnes em pedaços menores.

-Colocar as carnes macias e as linguiças para ferver em uma panela separada. Só para ferver, não deixe cozinhar.

Cozinhar as carnes com o feijão

Agora você vai cozinhar as carnes no feijão com muita água, as duras primeiro por  período de 40 minutos. Até que estejam macias.

Na segunda etapa, você coloca as carnes macias e a linguiça e cozinha por mais 40 minutos. Se não couber na sua panela, retire as carnes do primeiro cozimento se já estiverem cozidas e cozinhe as macias junto com o feijão.

Dica- Se estiver com pressa pode colocar todas juntas para cozinhar, nos primeiros 30 minutos retire as carnes macias. Deixe as mais duras e deixe terminar de cozinhar.

Refogado da feijoada 

Ingredientes

-10 dentes de alho
-2 cebolas ( bem picadas)
– óleo de soja(boa quantidade) para o refogado
– 100 gramas de bacon em fatias
– calabresa picada e fervida previamente para retirar o sal.
– 1 colher de sopa de arisco ou 2 tabletes de caldo knorr de carne

Modo de preparo 

Refogue no óleo a cebola até ficar com as bordas tostadas, depois acrescente o alho picado, deixe dourar.

Depois acrescente o  bacon picado e fatias de linguiça calabresa mexendo sempre pra não queimar se o fogo for muito alto diminua.

Depois, retire uma quantidade de feijão sem o caldo da panela de pressão com uma escumadeira. Coloque o feijão sem caldo sobre o refogado e depois amasse com um soquete de feijão mexer e depois adicionar o caldo com todas as carnes deixar pegar gosto fervendo e mexendo. Depois de ferver bem prove pra sentir o sal e se for preciso adicione arisco ou caldo knorr. ( Eu prefiro eles do que apenas o sal, dá mais gosto).

Mas lembre-se, não pode ficar salgada para não estragar todo o seu trabalho. Preste muita atenção no sal.

receita-de-feijoada-completa-passo-a-passo

 Para acompanhar

Arroz
Farofa pronta ou feita em casa
Couve refogada no óleo com alho, cebola, bacon e sal a gosto (pouco sal)
Laranjas

Bom apetite! Espero que tenham gostado da receita, deixe o seu comentário ou dúvida e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *