Compartilhe:

Receita de Frango com quiabo Receita da chef Beth Beltrão, do restaurante Virada

Talhado em madeira, um aviso pendurado na parede do salão de entrada avisa: “A pressa é inimiga da refeição”. O recado é da cozinheira Beth Beltrão, que pilota o fogão do restaurante Virada’s do Largo, em Tiradentes (Minas Gerais). Para ela, sentar à mesa requer tempo e sentidos atentos. “Com pressa, não se sente cheiro […]

Publicado por: Cida Ramos

231ac229oczxd6sg2k1mogf8g

Talhado em madeira, um aviso pendurado na parede do salão de entrada avisa: “A pressa é inimiga da refeição”. O recado é da cozinheira Beth Beltrão, que pilota o fogão do restaurante Virada’s do Largo, em Tiradentes (Minas Gerais). Para ela, sentar à mesa requer tempo e sentidos atentos. “Com pressa, não se sente cheiro nem gosto de nada.”

As comida mineira é deliciosa e apreciada por muitos.Uma dessas receitas, e talvez a mais importante, é o suculento frango com quiabo. Bete falaé um prato de fazenda, costumeiramente servido aos tropeiros de passagem. “É bem molhadinho. A carne do frango tem que ser refogada e depois ensopada em bastante caldo”, explica. Na panela, a ave deve ser bem aproveitada, usando coxas, sobrecoxas, peito e asas, já que cada corte contribui com sua parcela especial de sabor. Os quiabos, ela limpa com um pano úmido antes de cortá-los. “É para tirar os pelinhos da superfície e cortar a baba”.

 

Frango com quiabo
Receita da chef Beth Beltrão, do restaurante Virada’s do Largo, em Tiradentes (MG)
Rendimento: 4 porções

Ingredientes
Frango
1 frango caipira inteiro
2 cebolas médias picadas
½ colher (sopa) de cúrcuma
1 colher (sopa) de alho socado com sal
Suco de 1 limão
Pimenta do reino a gosto

Quiabo
500g de quiabo
3 colheres (sopa) de alho picado
½ xícara (chá) de óleo de milho
1 xícara (chá) de salsinha picada
1 xícara (chá) de cebolinha picada
Sal a gosto

Modo de preparo
Frango
Retire a pele do frango e corte-o separando suas partes: coxas, sobrecoxas, asas e peito. Lave bem e deixe escorrer um pouco. Tempere com o alho socado, a pimenta e o suco do limão. Em uma panela, refogue a cebola com a cúrcuma até dourar. Acrescente os pedaços de frango cortados e frite-os bem. Despeje água até cobrir a carne e deixe cozinhar por cerca de 45 minutos ou até que a carne esteja macia e desprendendo dos ossos. Reserve.

Quiabo
Limpe cada um dos quiabos esfregando um pano úmido sobre eles. Segundo a chef, essa técnica ajuda a retirar os “pelinhos” da superfície e diminuir, assim, a quantidade de baba. Depois, corte-os em pedaços de cerca de 4 centímetros. Em uma panela, aqueça o óleo e frite o alho até dourar. Junte os quiabos cortados e siga mexendo até que fiquem bem verdes. Acerte o sal e finalize com a salsinha e a cebolinha.

Finalização
Coloque o quiabo frito na panela do frango, quando este já estiver quase cozido. Incorpore os pedacinhos de quiabo à carne e deixe em fogo baixo por vinte minutos. Sirva com arroz branco e angu de fubá.


Fonte:www.comida.ig.com.br

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *